Atualidade
CIM Alto Minho realiza seminário para debater desafios para a Cultura e Turismo para 2030

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza, esta quarta-feira, dia 22 de junho, em Vila Nova de Cerveira, um seminário subordinado ao tema “Alto Minho 2030: Desafios para a Cultura e Turismo”, onde serão debatidos os desafios para os sectores da cultura e do turismo no Alto Minho no ciclo de programação 2021-2027. Será, também, uma oportunidade para refletir sobre o papel e contributo da cultura e do turismo para o desenvolvimento sustentável do Alto Minho e conhecer experiências e boas práticas sobre a temática em causa.
O seminário vai ter lugar no Fórum Cultural de Cerveira, entre as 9h00 e as 13h00, tendo como destinatários decisores e técnicos de instituições públicas e privadas com responsabilidades nas áreas do turismo, cultura e património, profissionais do turismo e de animação turística, associações culturais e recreativas e público em geral.
O programa é composto por um painel sobre os “Desafios, oportunidades e perspetivas para a cultura e o turismo em 2030”, que terá como oradores Humberto Cerqueira, vogal executivo da CCDR-N; João Ribeiro da Silva, chefe de divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte; e Susana Ribeiro, diretora geral operacional da ATP (Associação de Turismo do Porto). A moderação deste painel estará a cargo de Fausto Coutinho, antigo diretor de informação das rádios da RTP.
Seguir-se-á uma mesa redonda sobre “Cultura, turismo e território: experiências e boas práticas”, para uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diferentes atores com experiências igualmente distintas, ao nível da cultura e turismo. Estão já confirmadas as presenças de Filipe Morato Gomes, blogger de viagens, autor de “Alma de Viajante” e presidente da direção da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses; Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da Zet Gallery e diretora artística da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira; Pierre Marie, investigador de História e fundador do projeto REBOBINAR – Cooperativa de História Pública; Eduardo Albuquerque, colaborador do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e fundador do projeto REBOBINAR; e Isabel Sousa, da Explore Iberia. A diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, fará a sessão de encerramento.
O programa completo do seminário está disponível no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt e as inscrições devem ser efetuadas através do seguinte link: http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=1690 .
Refira-se que este evento está inserido no projeto “Rede Intermunicipal de Música & Arte – RIMA”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, o qual visa a estruturação de uma programação em rede ao nível intermunicipal para a valorização do património natural e cultural e dos recursos identitários associados à música e à arte, envolvendo, para o efeito, os municípios de Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Durante o seminário serão ainda conhecidos os jovens talentos premiados no âmbito do Concurso Música & Arte, que decorreu de fevereiro a maio deste ano, nas categorias de Media Art, Vídeo, Arquitetura e Arte Pública. Haverá também dois momentos musicais, com música de câmara, interpretados pela Orquestra do Alto Minho.
Imagem: CIM-AM.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca