Connect with us

Atualidade

CIM Alto Minho promove seminário sobre o rio Lima e os desafios do desenvolvimento e atração turística

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza, no próximo dia 30 de novembro, em Ponte da Barca, o seminário “O rio Lima e os desafios do desenvolvimento e atração turística”, integrado no projeto de cooperação transfronteiriça “Fronteira Esquecida Limia-Lima”.

Com início a partir das 09h00, no Auditório Municipal de Ponte da Barca, a iniciativa contempla, no seu programa, um painel sobre “Desenvolvimento turístico, redes turísticas e coesão territorial”, que terá como intervenientes Cristina Mendes, representante da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal; Susana Ribeiro, diretora geral operacional da Associação de Turismo do Porto – Convention & Visitors Bureau; Cesáreo Pardal, presidente do Cluster de Turismo da Galiza; e António José Correia, coordenador da Rede de Estações Náuticas de Portugal.

Haverá, também, uma mesa redonda com operadores turísticos que desenvolvem atividades no Alto Minho, em particular no rio Lima, para partilha de experiências relacionadas com a construção de produtos turísticos integrados para a bacia hidrográfica do rio Lima, são eles: Isabel Sousa, da Explore Iberia; Joel Pereira, da Tobogã; Ricardo Viana, da Portugal Active; e Paulo Lopes, da Portugal Green Walks.

A sessão de abertura estará a cargo de Manoel Batista, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho; e de Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca.

O programa completo do seminário e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt. A inscrição é gratuita.

O projeto “Fronteira Esquecida Limia-Lima”, cofinanciado pelo programa: INTERREG V-A España-Portugal (POCTEP), está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho, em conjunto com a Deputación de Ourense (beneficiário principal), a Xunta de Galicia – Património Natural, a Confederação Hidrográfica Miño-Sil e os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Tem como principal objetivo proteger e valorizar o património cultural e natural, como suporte de base económica da região transfronteiriça, através da dinamização de atividades que promovam o espaço do rio Limia-Lima como um geo-destino turístico de qualidade e sustentável.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em https://fronteiraesquecida.eu/ .

Imagem: CIM-AM.

Atualidade

Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Publicado

on

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.

As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador. 

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas