Connect with us

Atualidade

CIM Alto Minho promove inclusão com lançamento de livros em multiformato

Publicado

on

“A Flora e a Carta mais Importante do Mundo” e “Lendas do Alto Minho” são as mais recentes publicações da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), apresentadas, anteontem, dia 25 de setembro, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, com um conceito inovador, pela particularidade de reunir, num único exemplar, diferentes formatos que oferecem múltiplas opções de leitura. As duas publicações incluem texto aumentado, braille, imagens em relevo (para crianças cegas ou com baixa visão) e pictogramas (para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza). Além disso, incorporam um QR Code que direciona para o site da CIM Alto Minho (www.cim-altominho.pt), onde o conteúdo está disponível em audiolivro, vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e audiodescrição das imagens/ ilustrações, tornando-os verdadeiramente inclusivos e acessíveis a um vasto público leitor.

A escolha desta data para o lançamento das obras em multiformato não foi por acaso, pois a CIM Alto Minho aproveitou para assinalar o Dia Internacional das Línguas Gestuais, comemorado a 23 de setembro pela ONU. Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, destacou a relevância deste dia, enfatizando que “a ONU tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância das línguas gestuais na plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas, reconhecendo a importância de proteger e defender as línguas gestuais como parte da diversidade.” Sublinhou que estas publicações em multiformato “são um recurso acessível a todos e serão oferecidas a várias entidades e instituições do Alto Minho, demonstrando o compromisso da comunidade intermunicipal com a inclusão de todos os cidadãos do território.”

Por outro lado, o dia 25 de setembro foi dedicado à celebração do Dia Nacional da Sustentabilidade, coincidindo com a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU. O livro “Flora e a Carta Mais Importante do Mundo” representa um contributo significativo para esta causa, ao demonstrar como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa na educação e sensibilização para a consciência ambiental e na promoção de um estilo de vida mais sustentável.

É relevante notar que a sustentabilidade é uma das preocupações centrais da CIM Alto Minho, refletida tanto na sua estratégia para os próximos anos – a Estratégia “Alto Minho 2030”, como nos projetos que desenvolve. Neste contexto, merece destaque o recentemente aprovado projeto transfronteiriço “Agenda 2030 Local”, candidatado ao POCTEP, que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, promovendo sinergias entre pequenos municípios rurais e a identificação de desafios comuns para a criação de projetos transfronteiriços.

Além da apresentação pública dos livros em multiformato, desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, o evento ficou marcado pela intervenção de Célia Sousa, docente e coordenadora do CRID, sobre “A Importância da Comunicação Inclusiva”, terminando com um breve momento musical pela Companhia de Artes Performativas em Movimento, da APPACDM de Viana do Castelo. A sessão de abertura do evento contou também com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. Todo o evento teve interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), e reuniu diversos participantes entre autoridades e representantes de diversas organizações sociais do Alto Minho.

Este evento insere-se no projeto “Plano de Ação ITI Alto Minho 2030”, da CIM Alto Minho, apoiado pelo POAT – Programa Operacional Assistência Técnica.

Foto: CIM-AM.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas