Connect with us

Atualidade

CIM Alto Minho debate gestão de recursos ambientais com ministro do Ambiente e da Ação Climática

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) reuniu-se anteontem, dia 10 de maio, em Castro Laboreiro (Melgaço), com o ministro do Ambiente e da Ação Climática, para discutir, entre outros assuntos, a gestão do corredor de alta tensão no Alto Minho e o ciclo urbano da água.

Além da presença do ministro, Duarte Cordeiro, o encontro contou com a participação do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires; do administrador do Grupo Águas de Portugal, Pedro Vaz; do presidente das Águas do Alto Minho, Fernando Coutinho Vasconcelos; do presidente das Águas do Norte, José Luís Vale, do administrador-delegado da RESULIMA e ValorMinho, Miguel Ferreira; da vice-presidente da CCDRN, Célia Ramos; e do vice-presidente do Conselho Diretivo da APA, Pimenta Machado. Participaram via remota as entidades com responsabilidade nas temáticas abordadas, tais como a REN e a da equipa da APA.

Um dos objetivos da reunião foi encontrar soluções que contribuam para o equilíbrio entre a exploração sustentável dos recursos ambientais do território e o seu desenvolvimento económico e social, tendo em consideração os interesses das populações locais.

Em relação ao ciclo urbano da água, os autarcas do Alto Minho enfatizaram a importância de maximizar os recursos financeiros disponíveis no PO Regional, dando nota de uma redução muito significativa dos recursos FEDER em discussão na contratualização com as CIM Alto Minho, surgindo assim a necessidade de, em conjunto com o Governo, explorar outras fontes de financiamento para melhorar a qualidade dos serviços prestados no território em relação ao abastecimento de água, drenagem de águas residuais e gestão de resíduos urbanos. O objetivo é atingir níveis de atendimento que comparem positivamente com as taxas de atendimento da drenagem e tratamento das águas residuais e de reciclagem dos resíduos sólidos da Região Norte e do país.

A estratégia “Alto Minho 2030” também foi apresentada, com destaque para a componente “Natureza e Transições Climática e Energética”, cujos desafios passarão pela regeneração dos ecossistemas e paisagens, valorizando a biodiversidade e os recursos; pela transição energética para fontes de energia limpas e renováveis; pela adaptação às alterações climáticas e a prevenção de riscos naturais; e valorizar; e pela preservação dos sistemas agroflorestais e os seus produtos.

Foi, ainda, dada nota da aposta da CIM Alto Minho, em conjunto com o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo e outras entidades do território, na criação de centros de transferência de conhecimento e inovação (centros de interface tecnológica), de que é exemplo o CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, mas também da necessidade do Alto Minho se afirmar noutras vertentes fundamentais, como é o caso da economia azul e energias oceânicas; do sector agroalimentar e de serviços de ecossistema (retenção de carbono).

A equipa do Governo e as outras entidades presentes disponibilizaram-se para colaborar com a CIM Alto Minho no trabalho conjunto.

Dados estatísticos de base // Fonte: Dashboard sub-regional Alto Minho 2030 disponível em https://www.cim-altominho.pt/fotos/editor2/cimaltominho/gca/altominho_dashboard_21junho2022.pdf

Abastecimento e drenagem de água

A média de alojamentos servidos no Alto Minho é de 93% quando a média nacional e regional é ligeiramente superior (94% vs. 96%); as perdas nos sistemas são ainda substâncias e os consumos acima da média da região Norte (m3 por habitante 48,2 vs. 45,1 m3/hab).

Drenagem de água residual

A drenagem de água residual apresenta valores consideravelmente mais baixos que variam entre os 37% e os 82% (Alojamentos servidos: Continente: 86% | Norte: 82% | Alto Minho: 62%).

Resíduos Urbanos e reciclagem

Ao nível dos resíduos urbanos, o Alto Minho praticamente mantém, nos anos mais recentes, o peso dos resíduos enviados para aterro, e tem ainda um longo caminho a percorrer por forma a reforçar a gestão sustentável dos resíduos (Aterro: Continente: 55% | Norte: 50,9% | Alto Minho: 87,8%), sendo que as percentagens de Reciclagem também são ainda baixas: Continente: 13,1% | Norte: 13,2% | Alto Minho: 11,4%.

Foto: CIM-AM.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas