Connect with us

Atualidade

CIM Alto Minho debate gestão de recursos ambientais com ministro do Ambiente e da Ação Climática

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) reuniu-se anteontem, dia 10 de maio, em Castro Laboreiro (Melgaço), com o ministro do Ambiente e da Ação Climática, para discutir, entre outros assuntos, a gestão do corredor de alta tensão no Alto Minho e o ciclo urbano da água.

Além da presença do ministro, Duarte Cordeiro, o encontro contou com a participação do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires; do administrador do Grupo Águas de Portugal, Pedro Vaz; do presidente das Águas do Alto Minho, Fernando Coutinho Vasconcelos; do presidente das Águas do Norte, José Luís Vale, do administrador-delegado da RESULIMA e ValorMinho, Miguel Ferreira; da vice-presidente da CCDRN, Célia Ramos; e do vice-presidente do Conselho Diretivo da APA, Pimenta Machado. Participaram via remota as entidades com responsabilidade nas temáticas abordadas, tais como a REN e a da equipa da APA.

Um dos objetivos da reunião foi encontrar soluções que contribuam para o equilíbrio entre a exploração sustentável dos recursos ambientais do território e o seu desenvolvimento económico e social, tendo em consideração os interesses das populações locais.

Em relação ao ciclo urbano da água, os autarcas do Alto Minho enfatizaram a importância de maximizar os recursos financeiros disponíveis no PO Regional, dando nota de uma redução muito significativa dos recursos FEDER em discussão na contratualização com as CIM Alto Minho, surgindo assim a necessidade de, em conjunto com o Governo, explorar outras fontes de financiamento para melhorar a qualidade dos serviços prestados no território em relação ao abastecimento de água, drenagem de águas residuais e gestão de resíduos urbanos. O objetivo é atingir níveis de atendimento que comparem positivamente com as taxas de atendimento da drenagem e tratamento das águas residuais e de reciclagem dos resíduos sólidos da Região Norte e do país.

A estratégia “Alto Minho 2030” também foi apresentada, com destaque para a componente “Natureza e Transições Climática e Energética”, cujos desafios passarão pela regeneração dos ecossistemas e paisagens, valorizando a biodiversidade e os recursos; pela transição energética para fontes de energia limpas e renováveis; pela adaptação às alterações climáticas e a prevenção de riscos naturais; e valorizar; e pela preservação dos sistemas agroflorestais e os seus produtos.

Foi, ainda, dada nota da aposta da CIM Alto Minho, em conjunto com o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo e outras entidades do território, na criação de centros de transferência de conhecimento e inovação (centros de interface tecnológica), de que é exemplo o CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, mas também da necessidade do Alto Minho se afirmar noutras vertentes fundamentais, como é o caso da economia azul e energias oceânicas; do sector agroalimentar e de serviços de ecossistema (retenção de carbono).

A equipa do Governo e as outras entidades presentes disponibilizaram-se para colaborar com a CIM Alto Minho no trabalho conjunto.

Dados estatísticos de base // Fonte: Dashboard sub-regional Alto Minho 2030 disponível em https://www.cim-altominho.pt/fotos/editor2/cimaltominho/gca/altominho_dashboard_21junho2022.pdf

Abastecimento e drenagem de água

A média de alojamentos servidos no Alto Minho é de 93% quando a média nacional e regional é ligeiramente superior (94% vs. 96%); as perdas nos sistemas são ainda substâncias e os consumos acima da média da região Norte (m3 por habitante 48,2 vs. 45,1 m3/hab).

Drenagem de água residual

A drenagem de água residual apresenta valores consideravelmente mais baixos que variam entre os 37% e os 82% (Alojamentos servidos: Continente: 86% | Norte: 82% | Alto Minho: 62%).

Resíduos Urbanos e reciclagem

Ao nível dos resíduos urbanos, o Alto Minho praticamente mantém, nos anos mais recentes, o peso dos resíduos enviados para aterro, e tem ainda um longo caminho a percorrer por forma a reforçar a gestão sustentável dos resíduos (Aterro: Continente: 55% | Norte: 50,9% | Alto Minho: 87,8%), sendo que as percentagens de Reciclagem também são ainda baixas: Continente: 13,1% | Norte: 13,2% | Alto Minho: 11,4%.

Foto: CIM-AM.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas