Atualidade
Católica do Porto debate literacia fílmica nas Escolas em Encontro de Cinema e Educação
A decorrer dia 13 de julho, a partir das 9h00, na Universidade Católica no Porto

Paulo Pires do Vale (comissário do Plano Nacional das Artes) e Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional de Cinema) vão estar no Encontro de Cinema e Educação 2023, que se realiza a 13 de julho, pelas 9h00, no Auditório Ilídio Pinho, na Universidade Católica no Porto. Organizado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto, este evento é direcionado para docentes dos ensinos básico e secundário e pretende apresentar os resultados do projeto de investigação INSERT, que promove a literacia fílmica em escolas do norte de Portugal.
“Neste Encontro de Cinema e Educação 2023 vamos apresentar e discutir vários projetos de literacia fílmica em curso, distribuídos por diferentes programas, instituições e festivais,” refere Pedro Alves, coordenador do projeto INSERT e docente da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. “O objetivo do projeto Insert foi o de diminuir as desigualdades sociais através da promoção da literacia fílmica e de dar a oportunidade a mais escolas, docentes e estudantes de contactarem com o cinema”, conclui.
“Políticas públicas na educação para as artes e o cinema” é o tema do primeiro painel, que vai contar com a presença de Paulo Pires do Vale (comissário do Plano Nacional das Artes) e de Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional de Cinema). Seguir-se-á a apresentação do projeto INSERT, onde Pedro Alves (coordenador do projeto) vai falar sobre a estratégia digital de literacia fílmica. Nas duas mesas redondas que se seguem vão ser apresentadas “Experiências Insert” (de docentes envolvidos na implementação-piloto do projeto) e vão também ser debatidas “Metodologias de Educação para o Cinema”. Na segunda mesa-redonda vão estar presentes Carlos Viana (Associação Ao Norte), Irina Raimundo (Indie Júnior), Joana Canas Marques (Batalha Centro de Cinema), Paulo Fernandes (Cinanima), e Teresa Garcia (Associação Os Filhos de Lumière). O evento termina com uma sessão de cinema onde vai ser exibido o filme “Il sogno mio d’amore” de Nathalie Mansoux e Miguel Moraes Cabral, com a presença da realizadora.
“Ao longo dos 18 meses do projeto INSERT desenhámos, implementámos, testámos e disseminámos uma metodologia teórico-prática de literacia fílmica e de produção cinematográfica em contextos educativos,” explica Pedro Alves, acrescentando: “os recursos criados já foram testados em cinco escolas do Norte de Portugal e estamos agora preparados para os disseminarmos numa escala mais global, quer nacional quer internacional.” Queremos que seja “uma ferramenta para todos, inclusiva e flexível, de modo a que a literacia fílmica ultrapasse as barreiras geográficas, culturais ou económicas que tantas regiões ainda hoje enfrentam.”
O projeto INSERT tem uma equipa multidisciplinar composta por investigadores do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O Encontro de Cinema e Educação 2023 terá lugar dia 13 de julho, no Auditório Ilídio Pinho, na Universidade Católica no Porto e tem entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia obrigatória.
Programa Completo:
09h00-09h20 – Sessão de abertura
09h20-10h40 – Políticas públicas na educação para as artes e o cinema
• Paulo Pires do Vale (Comissário do Plano Nacional das Artes)
• Elsa Mendes (Coordenadora do Plano Nacional de Cinema)
10h40-11h10 – Coffee break
11h10-11h30 – Insert: apresentação
• Pedro Alves (coordenador do projeto)
11h30-13h00 – Mesa-redonda: experiências Insert
• Cristina Freitas (AE Canelas, Vila Nova de Gaia)
• Manuel Monteiro (AE À Beira Douro, Gondomar)
• Maria Antónia Brandão (AE D. Afonso Henriques, Vila das Aves)
• Maria do Carmo Fontes (AE Padrão da Légua, Matosinhos)
• Maria José Teixeira (AE Afonso Sanches, Vila do Conde)
13h00-14h30 – Almoço (livre)
14h30-16h30 – Mesa-redonda: metodologias de educação para o cinema
• Carlos Viana (Associação Ao Norte)
• Irina Raimundo (Indie Júnior)
• Joana Canas Marques (Batalha Centro de Cinema)
• Paulo Fernandes (Cinanima)
• Teresa Garcia (Associação Os Filhos de Lumière)
16h30-17h00 – Coffee break
17h00-19h30 – Sessão de cinema
•“Il sogno mio d’amore” (2018, doc., 100 min.), de Nathalie Mansoux e Miguel Moraes Cabral (com presença da realizadora)
Mais informações sobre o Encontro de Cinema e Educação 2023:
https://artes.porto.ucp.pt/pt-pt/eventos/encontro-de-cinema-e-educacao-2023-23321
Foto: UCP.
Atualidade
Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos.
Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.
A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.
O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.
Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

Foto: CMB.
Atualidade
Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.
A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).
Foto: DR.
Atualidade
Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.
A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.
De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.
A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.
O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.
Foto: PSP.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade7 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
A Seca