Connect with us

Atualidade

Castro Marim vê concretizado o projeto de água reciclada que garante manutenção dos campos de golfe

Publicado

on

Foi, anteontem, assinado o primeiro contrato de manutenção dos campos de golfe através de água reciclada, um fornecimento pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água em alta da Águas do Algarve. 

Castro Marim vê, assim, concretizado o compromisso assumido aquando da aprovação dos empreendimentos turísticos de golfe, cerca de 2005, cuja execução presumia, desde logo, que a nova ETAR, à data, uma obra deste município e de Vila Real de Santo António (VRSA), pudesse utilizar as águas residuais para rega, particularmente, da componente golfe.

Hoje, o sistema de tratamento da ETAR de VRSA recebe efluentes das localidades de VRSA, mas também de Altura, Praia Verde, Cabeço, São Bartolomeu, Junqueira, Monte Francisco e Castro Marim, conduzidos através de um sistema intercetor elevatório composto por 14 elevatórias com 33 Km de extensão, tendo ficado, desde logo, construída a conduta elevatória de encaminhamento da água tratada para os campos de golfe de Castro Marim, atualmente, Castro Marim Golfe & Country Club e Quinta do Vale.

Os dois empreendimentos em exploração, com consumos de água dependentes das barragens e com um volume que pode chegar até 1 milhão m3, e o agudizar da situação de seca, determinaram a constituição de um grupo de trabalho, por impulso da Câmara Municipal, com as Águas do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os promotores dos empreendimentos. Este é o primeiro empreendimento garantido, mas com compromissos futuros para o Empreendimento de Almada D’Ouro, Corte Velho, e no sistema litoral, para o empreendimento Verdelago.

Paralelamente a esta conjugação de esforços, durante a discussão do emergente Plano de Eficiência Hídrica do Algarve, esteve-se na eminência de cortar no abastecimento aos campos de golfe, por parecer a medida pública com maior aceitação. No entanto, em consciência de que os campos de golfe representam apenas 7% do consumo da massa de água global da região, a agricultura 56% e o consumo público a rondar os 33%, no sotavento, esta medida tornar-se-ia, a falência destes projetos turísticos, outrora o que a região considerara projetos de interesse nacional, hoje já grandes empregadores e com atividades económicas consolidadas.

Para além da rega aos dois empreendimentos, na senda da eficiência hídrica, Castro Marim está também a trabalhar no sentido de que a água reciclada seja aproveitada para outros fins, como a rega de jardins e a agricultura.

No âmbito da assinatura do contrato de fornecimento de ApR – água para Reutilização entre a Águas do Algarve e o Castro Marim Golfe, que aconteceu anteontem, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, a vice-presidente do município de Castro Marim, reiterou a necessidade de avançar com a retenção de água da Ribeira da Foupana, uma aposta na rede de charcas. “Hoje, a ribeira está quase seca e nem as espécies que supostamente acolhe têm condições de sobrevivência. É uma inevitabilidade olhar para o nordeste algarvio com as suas especificidades, bem distantes da realidade do país”, salientou, ainda, acrescentando que a forma de combate à desertificação passaria por deixarmos de ter o estigma de uma nova barragem ou transvase da ribeira.

Foto: CMCM.

Atualidade

Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

Publicado

on

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos. 

Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.

A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.

O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.

Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

O mural (Foto: CMB)

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Publicado

on

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.

A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

Publicado

on

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.

A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.

De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.

A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.

O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas