Connect with us

Atualidade

Castro Marim: Terra de Maio volta ao Azinhal com grandes concertos e mais experiências gastronómicas

Publicado

on

De 26 a 28 de maio, a aldeia do Azinhal, concelho de Castro Marim, volta a receber o evento Terra de Maio – Feira da Cabra. Com a divisa da promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, este ano o evento investe em experiências gastronómicas diferenciadas e traz grandes nomes da música portuguesa a palco. O balão de ar quente, uma das experiências de maior sucesso da edição anterior, volta a ser um dos grandes atrativos desta Terra de Maio.

A decorrer no Pavilhão Multiusos do Azinhal, os showcookings pautam diariamente o programa, encabeçados por reputados chefs e pelas inauditas demonstrações da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, que brindam os presentes, novamente, com a sua presença. “Do campo para a mesa”, demonstrações da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA [26 de maio, 18h30], do referenciado chef Alípio Branco [27 de maio, 17h00], que vai trazer com novos pratos de borrego e ovelha churra de produção biológica de um jovem agricultor do território, do chef do Octant Praia Verde, David Domingues [28 de maio, 18h00], e do estrela Michelin Luís Brito [28 de maio, 16h30]. Destaque, também, para o Ronquear do Atum, no dia 26, pelas 19h30, pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António. Espaço, ainda, para apresentação e prova de cerveja artesanal SENESCAL Brewery [27 de maio, 19h00] e do vinho “Lábios Nus” [28 maio|17h30], duas prestigiadas marcas castromarinenses em ascensão.

Com a máxima de reunir sempre os sabores do território e do mundo rural, o queijo é sempre o protagonista desta feira, sendo um dos grandes destaques a 5ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, que acontece no dia 27 de maio, pelas 18h30. Este foi um desafio proposto pelo município de Castro Marim à ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) e que resultará num queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 cm de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite.

A animação é outro dos grandes atrativos do evento. Além dos principais concertos que animam as noites da Terra de Maio, o dia tem sempre muitas experiências e atividades para oferecer a miúdos e graúdos. Desde fabricar queijo artesanal, experimentar a arte da ordenha ou ainda praticar equitação, a Terra de Maio é composta por um diversificado leque de atividades articuladas com os valores do interior e da região.

Em palco, grandes nomes da música nacional. No dia 26, pelas 21h30, o grupo de música popular “De Moda em Moda”, com enfoque no cante alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014. Manifestação popular característica dos vários concelhos do distrito de Beja, no Baixo Alentejo, ganha especial ligação com esta zona da serra algarvia, pela partilha de tradições, usos e costumes dos territórios. No dia 27 de maio, sábado, pelas 22h00, o concerto dos “Irmãos Verdades”, reconhecidos pelos ritmos de zouk e kizomba e com grandes êxitos, como “Yolanda” ou “Isabella”. A última noite traz a palco o grande e conhecido cantor “TOY”, pelas 19h00.

No sábado, a manhã é dedicada a um seminário que vai trazer importantes contributos sobre a Lei da Saúde Animal, Apicultura e culturas de sequeiro, entre outras abordagens, com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e do Instituto Conservação da Natureza e Florestas. É, também, este o momento de saber quais os vencedores do Concurso da Cabra de Raça Algarvia, que regressa nesta edição com cerca de 10 criadores em competição.

Para os amantes de motorizadas, no dia 28 de maio, pelas 9h, o 4º Encontro de Motorizadas, com saída do largo do Mercado, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada, para todos os que se quiserem juntar, com partida da Casa do Povo do Azinhal.

À exposição de “Raças Autóctones: Cabra de Raça Algarvia; Ovelha Churra e Vaca de Raça Algarvia”, junta-se este ano a exposição de Cães Pastores. A ver, também, a exposição de “Voz do Guadiana” e a Queijaria do Centro Multiusos, em permanente funcionamento.

Conhecida como a Feira da Cabra, a Terra de Maio, no conjunto das suas atratividades e multifacetadas abordagens, prima por promover os produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as próprias atividades em si, além de procurar aumentar o volume de vendas dos produtores participantes através da comercialização direta.

A Terra de Maio é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Geral da Alimentação e Veterinária, Comissão Vitivinícola do Algarve, marca Natural.pt, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Casa do povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal e CCD da Câmara Municipal de Castro Marim.

Imagem: CMCM.

Atualidade

Durão Barroso em Barcelos para falar de Portugal na Europa e no Mundo

Publicado

on

O ex-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai estar em Barcelos, no próximo domingo, para proferir a conferência “Portugal na Europa e no Mundo”.

O evento, que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h30, terá como moderador Sebastião Bugalho.

José Manuel Durão Barroso é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, fez pós-graduação em ciências económicas e sociais em Genebra.

Participou nos movimentos e lutas estudantis no período do Estado Novo; foi dirigente do MRPP no rescaldo do 25 de Abril de 1974 e tornou-se militante do PSD em 1980.

Profissionalmente, exerceu funções docentes, primeiro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, seguidamente, na Universidade Lusíada.

Pertenceu aos governos do professor Aníbal Cavaco Silva, onde foi Subsecretário de Estado no Ministério dos Assuntos Internos, Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi eleito Presidente do PSD em 1999, sendo reeleito em mais três Congressos Nacionais do Partido Social Democrata.

Em 2002, tomou posse como Primeiro-Ministro, tendo-se demitido do cargo para assumir a Presidência da Comissão Europeia, entre 2004 e 2014.

Durão Barroso é, atualmente, Presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International.

Imagens: CMB e DR.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo promove V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora de 4 a 12 de maio

Publicado

on

Entre os dias 4 e 12 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá realizar a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora. A iniciativa contará com a dinamização de atividades diversas, desde workshops a caminhadas interpretativas da paisagem, mapeamento de espécies exóticas invasoras e ações de voluntariado ambiental de combate às espécies invasoras.

Este programa está integrado na Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha 2024 (SEI 2024) da Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, da Plataforma INVASORAS.PT, dos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e do Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.

Assim, a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora arranca a 4 de maio com a realização de uma caminhada interpretativa da paisagem, seguindo-se uma ação de controlo de vegetação invasora no Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor – Carreço e, em simultâneo, decorrerá o Workshop – Flora invasora, sendo as duas iniciativas abertas ao público geral.

Durante esta semana serão ainda promovidas atividades de controlo de vegetação invasora em diferentes áreas classificadas como Monumentos Naturais, onde serão aplicadas técnicas de controlo para espécies como a acácia-de-espigas (Acacia longifolia), a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon) no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Manutenção Ecológica de Áreas Classificadas de Viana do Castelo com empresas locais e será ainda promovido o mapeamento de flora invasora, numa ação que tem a comunidade escolar como público alvo.

As ações desenvolvidas nesta semana de combate às espécies invasoras, dinamizadas pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo, pelo Gabinete Florestal e pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, nomeadamente ODS 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, ODS 13|Ação Climática, ODS 14|Proteger a Vida Terrestre e ODS 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.

A preocupação com esta temática é cada vez maior uma vez que as espécies exóticas invasoras são uma ameaça constante para os ecossistemas em todo o mundo. Introduzidas em novos ambientes, muitas vezes por ação humana, as espécies invasoras podem desequilibrar os ecossistemas locais, competindo com as espécies nativas por recursos como alimento e espaço. A sua rápida reprodução e adaptação podem resultar na extinção de espécies nativas, causando danos irreversíveis à biodiversidade. Por isso mesmo, controlar estas espécies tornou-se uma prioridade para a conservação ambiental, exigindo esforços para mitigar seu impacto negativo.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Castro Marim: Abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro durante as comemorações do 25 de Abril

Publicado

on

Celebrar o 25 de Abril de 1974 também é comemorar a crescente presença das autarquias na melhoria das condições de vida das pessoas e na prestação de serviços básicos, desde o abastecimento de água à população até à programação cultural.

O concelho de Castro Marim deu agora mais um passo para o desenvolvimento do interior, nomeadamente em Pisa Barro, com a tão esperada abertura da Rede de Abastecimento de Água.

Este que era um dos grandes objetivos do município e deste executivo, ficou esta semana totalmente concretizado, permitindo assim o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, colocando um ponto final ao fornecimento instável que existia graças a captações subterrâneas que alimentavam redes próprias, particulares ou fontenários.

Com um investimento superior a um milhão de euros, a alimentação de água efetua-se agora a partir da extensão da rede municipal de distribuição atualmente existente, com base em duas origens alternativas, o Reservatório de Monte Francisco e o Reservatório do Cabeço, integrados no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

Este projeto foi aprovado pelo programa PO SEUR, sendo apoiado por Portugal e pela União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

Para assinalar a abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro e o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Banda Musical Castromarinense rumou àquela localidade e proporcionou uma atuação para os habitantes.

Em 2020, o Município de Castro Marim executou uma obra que estendeu a rede de abastecimento de água a mais de 30 povoações das freguesias de Azinhal e Odeleite, pretendendo continuar com esta política nos aglomerados populacionais ainda não servidos.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Mais lidas