Connect with us

Atualidade

Castro Marim: Consulta Pública sobre a Requalificação da Rua da Alagoa, em Altura

Publicado

on

Na passada sexta-feira, dia 14 de abril, o Município de Castro Marim promoveu uma consulta pública para apresentar e discutir as soluções de projeto para a requalificação da Rua da Alagoa, desde o entroncamento com a E.N. 125 à rotunda sul. A primeira fase da intervenção da Rua da Alagoa já havia sido debatida e está em fecho de projeto para lançamento da empreitada.

Foram apresentadas as linhas mestras desta segunda fase, que preveem uma intervenção no espaço público assente numa plataforma uniformizada entre passeios e eixo central, com iluminação pública autossuficiente, a energia solar, com instalação de floreiras num dos lados do percurso, requalificação das zonas das paragens dos autocarros, limitação de pequenas bolsas de estacionamento e limitadores rebatíveis junto aos locais onde haja garagens. Os granitos serão o material predominante.

A requalificação da Rua da Alagoa prevê, também, uma intervenção de fundo de fundo ao nível das infraestruturas de água, águas residuais e rede de encaminhamento de águas pluviais.

Pretende-se reduzir o fluxo de trânsito da Rua da Alagoa, mas, acima de tudo, ter um novo espaço de fruição, com elementos centrais dominantes, tal como o cruzamento da Rua 11 de Junho com a Rua da Alagoa ou o cruzamento junto à Igreja de Altura.

A obra será objeto de uma candidatura para financiamento da substituição das infraestruturas das redes de água ao abrigo do PRR, mas tem financiamento assegurado através do protocolo das contrapartidas financeiras protocoladas com o “Empreendimento Turístico da Verdelago”.

As maiores dificuldades, neste momento, são as condições de mercado e a disponibilidade de empreiteiros para a execução, mas a autarquia de Castro Marim “está a trabalhar afincadamente para garantir que a intervenção arranque em 2024”, sublinha.

Foto: CMCM.

Atualidade

Gondomar: PSP faz duas detenções por burla

Publicado

on

A Divisão de Investigação Criminal da PSP (Porto), no âmbito da sua estratégia de combate à criminalidade, deteve, no dia 17 de março, dois cidadãos, de 31 e 47 anos por suspeita de burlas.

A prova reunida indicia fortemente os detidos, que desde outubro de 2024, praticaram de cerca de uma dezena de situações de burla, abordando vítimas particularmente indefesas devido à sua idade avançada, todos com idade superior a 65 anos e maioritariamente próximos dos 80 anos, no contexto de falsos acidentes de viação.

Os suspeitos, de forma astuciosa escolhiam locais de grande afluência de pessoas, nomeadamente parques de estacionamento de hipermercados e grandes superfícies comerciais, estudando os locais e escolhendo criteriosamente as suas vítimas em função de características de vulnerabilidade. Esperavam que as vítimas se dirigissem às suas viaturas, perseguindo-as assim que iniciavam a marcha, buzinando e dando indicações para que parassem, levando-as a imobilizar as suas viaturas onde vinham a ser confrontadas com um suposto acidente ocorrido anteriormente.

Utilizavam carros de gama alta na prática dos ilícitos, alguns dos quais alugados, fazendo às vítimas crer que estas teriam embatido na sua viatura e que os danos causados seriam avultados. De seguida, ludibriavam as vítimas, levando-as a prescindir da presença das autoridades policiais no local ou do preenchimento da declaração amigável de acidente automóvel, uma vez que simulavam contactos imediatos com oficinas de reparação, informando um determinado valor de reparação, acabando por reduzir o mesmo em função da entrega imediata desse valor pecuniário.

As vítimas, convictas de que seria melhor forma de resolução, faziam a entrega desse valor, sendo que em alguns casos chegaram a ser acompanhadas dos suspeitos até caixas multibanco próximas para fazerem levantamentos monetários.

Os dois detidos, desempregados e residentes em S. Pedro da Cova (Gondomar), estão já referenciados pela prática de outros ilícitos criminais contra o património, sendo que neste processo se encontram fortemente indiciados pela prática de crimes de burla qualificada, na forma consumada e tentada, tendo sido reunida prova suficiente que permitiu a emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito por autoridade judiciária competente e após terem sido presentes a primeiro interrogatório judicial, foi-lhes determinada a medida de coação de apresentações diárias.

As viaturas de gama alta, propriedade dos suspeitos, foram apreendidas por terem sido amplamente utilizadas para a prática destes ilícitos.

De referir que os arguidos intimidavam as vítimas, causando-lhe medo e receio, coagindo-as à entrega dos valores monetários, sendo que é possível que existam mais situações do género que acabaram por não ser reportadas às autoridades.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido por tráfico de estupefaciente em Marvila

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2.ª Divisão Policial, no dia 17 de março, pelas 02h30, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

Os polícias visualizaram o suspeito a proceder ao tráfico/venda de produto estupefaciente a outros indivíduos junto de um café.

O suspeito, ao aperceber-se da intervenção policial, tentou a fuga apeada, tendo sido rapidamente intercetado.

Desta intervenção preventiva, resultou na apreensão de 193,25 doses individuais de cocaína; 1,22 doses individuais de haxixe; 1 arma branca (vulgo borboleta); e 444,86 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, para ser presentes perante Autoridade Judiciária competente, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2.ª Divisão Policial, no dia 16 de março, pelas 18h30, na freguesia do Parque das Nações, procedeu à detenção de um homem de 26 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

Os polícias encontravam-se em patrulhamento preventivo, quando visualizaram o suspeito a proceder ao tráfico/venda de produto estupefaciente a outros cidadãos.

O suspeito, ao aperceber-se da intervenção policial, tentou de imediato a fuga apeada, tendo sido rapidamente intercetado.

Desta intervenção preventiva, resultou na apreensão de 58,8 doses individuais de cocaína; 74,2 doses individuais de haxixe; 3,5 doses individuais de ecstasy; e 610,41 euros em numerário.

Com consentimento do visado, foi realizada, pela PSP, busca domiciliária na sua residência, tendo ainda sido localizado na sua posse 1 arma de fogo, pistola 6,35mm; 11 munições 6,35mm; e 1 soqueira.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, para ser presente perante Autoridade Judiciária competente, tendo-lhe posteriormente sido atribuída a medida de coação de termo de identidade e residência, bem como a proibição de frequentar o Parque das Nações, e obrigação de se sujeitar a tratamento.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas