Connect with us

Atualidade

Cascais: Apreensão de Armas e Munições

Mais ocorrências

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 30 de novembro, pelas 07h00, no Bairro da Torre, em Cascais, deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão para uma arrecadação situada no exterior de um prédio.

Em resultado da diligência, os Polícias procederam à apreensão do seguinte: 1 pistola STARTER, de marca EM-GE, modelo 60, calibre 6mm; 1 coldre, próprio para acondicionar arma de fogo; 1 arma de ar comprimido, bem como 2 caixas metálicas contendo um número indeterminado de projéteis de calibre 4.5mm; 1 caixa em plástico, contendo no seu interior 74 munições de calibre .22mm; 1 caixa em plástico, contendo no seu interior 50 munições de calibre .22mm; e 1 caixa em plástico, contendo no seu interior 21 munições de calibre .22mm.

De referir, ainda, que a referida arrecadação estaria a ser utilizada por desconhecidos para a guarda de armas, munições e produtos estupefacientes, sendo que está em investigação no âmbito de inquérito, no DIAP do Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais.

Mais ocorrências

A Divisão de Segurança Aeroportuária, nos dias 29 e 30 de novembro, procedeu à detenção de dois, homens com 54 e 29 anos, respetivamente, por serem suspeitos da prática do crime de posse de arma proibida.

Os suspeitos, passageiros de voos, foram abordados pelos Polícias depois de, no rastreio de bagagem de cabine, se aperceberem de poder existir objetos proibidos.

Aquando das abordagens foi possível apreender o seguinte item: Duas armas brancas dissimuladas – Cardsharp.

Questionados sobre a posse das referidas armas, ambos declararam serem suas.

Aos suspeitos foi dada voz de detenção, constituídos arguidos, tendo sido prestado termo de identidade e residência. Confrontados com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de 1 unidade de conta no valor de 102 euros, os suspeitos concordaram efetuar o pagamento do respetivo montante, a qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “ASSOCIAÇÃO CASA NOVA”.

No dia 29 de novembro, procedeu à detenção de um homem, de 46 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de ato ilícito a bordo de aeronave.

À chegada dos Polícias, o suspeito estava ainda dentro da aeronave e já se encontrava imobilizado com as mãos atrás das costas. De cordo com o apurado, o passageiro durante o voo não respeitou as instruções da tripulação e praticou violência verbal, ameaça e coação para com a tripulação da aeronave, colocando com a sua conduta em perigo a segurança do voo, dos seus tripulantes e alarmando os restantes passageiros, perturbando o seu normal decorrer, sendo, no destino, entregue nessa condição sob detenção.

O passageiro exalava um forte odor a álcool, e o seu comportamento aparentava estar num estado de embriaguez, havendo ainda registo, segundo report do comandante, de consumo de álcool durante o voo.

O detido foi notificado para comparecer no Campus de Justiça.

No dia 30 de novembro, pelas 18h38, procedeu à detenção de um homem de 35 anos, por ser suspeito da prática do crime de Furto em Estabelecimento Comercial (Lojas Portugal Duty Free).

O suspeito, passageiro de um voo, foi abordado pelos Polícias que perceberam que o mesmo tinha na sua posse uma garrafa de bebida espirituosa e dois perfumes, em caixa, selados.

Indagado, referiu ter-se eximido ao seu pagamento.

Seguiram-se outras diligências porque havia conhecimento de ser suspeito da prática destes factos em momento anterior, vindo a perceber-se que já havia estado no Aeroporto, na qualidade de passageiro, durante a manhã. Na bagagem de porão que havia, entretanto, despachado, estavam também outros artigos produto de furto naquelas mesmas lojas.

Foram apreendidos os seguintes artigos no valor total superior a 6 200,00 Euros: 1 garrafa de bebida espirituosa; 3 polos; 2 iPods; 2 óculos de sol; e 40 frascos de perfume de reconhecidas marcas.

Os artigos foram entregues ao responsável de loja e o passageiro recebeu voz de detenção. Por não ter residência em Portugal e por ser passageiro de voo, recolheu às salas de detenção do COMETLIS para ser presente na Instância Local Criminal de Lisboa – Seção de Pequena Criminalidade | Campus de Justiça.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 30 de novembro, pelas 10h20, na freguesia do Rio de Mouro, procedeu à detenção de um homem, com 19 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de arma branca.

Na Estação Ferroviária de Rio de Mouro, os Polícias avistaram o suspeito a sair da zona paga em passo bastante acelerado e, ao se deparar com o dispositivo policial junto das portas de saída, abrandou a sua marcha, tentando desviar a sua direção inicial, demonstrando, de imediato, algum nervosismo e inquietação, motivo esse que levou à sua interceção e abordagem preventiva.

Após a abordagem e questionado o suspeito se teria algo de ilícito na sua posse, o mesmo respondeu que tinha “uma faca” para autodefesa, a qual transportava numa mala.

Efetuada uma revista sumária, veio-se a apurar que tinha na sua posse um punhal.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Comarca de Sintra.

Foto: PSP.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas