Connect with us

Atualidade

Campeonato Nacional de Voleibol de Praia de Clubes: Suspense até (à) final

Publicado

on

A fase de grupos do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia de Clubes 2022 aproxima-se do seu epílogo.

A sexta e última jornada, agendada para o dia 18 de junho, servirá para definir totalmente quais as equipas que irão disputar as meias-finais dos campeonatos de femininos e de masculinos.

Em femininos, GC Vilacondense venceu o Leixões SC por 3-1 (23-21, 12-21, 21-17 e 21-13) e manteve a invencibilidade, disputando as meias-finais na qualidade de 1º classificado da Série A, enquanto as ‘sereias’ de Matosinhos visitam, no dia 18 de junho, o SC Espinho, no jogo que decidirá quem será o outro semifinalista a sair da Série A.

Na Série B, o CD Aves/Termolan e VC Viana/Casa Peixoto são as equipas apuradas. As avenses venceram, no fim de semana, as vianenses (3-1: 14-21, 24-22, 21-11 e 21-17) e as vimaranenses (3-0: 21-15, 21-3 e 21-9) e confirmaram o 1º lugar na fase de grupos.

Nas meias-finais, a disputar no dia 25 de junho, no CARVP da FPV, em Cortegaça, com transmissão na Volei TV, defrontar-se-ão:

GC Vilacondense (1º Série A) vs. VC Viana/Casa Peixoto (2º Série B).

SC Espinho ou Leixões SC (2º Série A) vs. CD Aves/Termolan (1º Série B).

Em masculinos, e na Série A, o líder Esmoriz GC venceu (3-1: 21-17, 21-16, 17-21 e 21-19) a AA S. Mamede e mantém-se invicto.

Imagem: DR

No dia 18 de junho, a AA S. Mamede e o VC Viana/Casa Peixoto vão-se enfrentar (em direto na Volei TV/16h00) para decidir quem será o 2º classificado desta série na fase de grupos.

Na Série B, o Vitória SC venceu (3-0: 21-19, 21-16 e 21-18) o SC Espinho e assegurou um lugar nas meias-finais. No dia 18 de junho, disputa-se o Vitória SC vs. Leixões SC, com os vimaranenses a terem a última oportunidade de quebrar a invencibilidade dos matosinhenses e assumirem a liderança do grupo.

Nas meias-finais, a disputar no dia 25 de junho, no CARVP da FPV, em Cortegaça, com transmissão na Volei TV, defrontar-se-ão:

Esmoriz GC (1º Série A) vs. Vitória SC ou Leixões SC (2º Série B).

AA S. Mamede ou VC Viana/Casa Peixoto (2º Série A) vs. Vitória SC ou Leixões SC (1º Série B).

Disputado pela primeira vez num esquema de casa/fora, este pioneiro Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia apresenta, como aliciante extra, um montante global de prémios (prize money) de 12.000 euros por género, a distribuir pelos clubes: 1º classificado (4.000 euros); 2º classificado (2.500); 3º classificado (2.000); 4º classificado (1.500); 5º classificado (1.000); 6º classificado (1.000).

O Calendário de Voleibol de Praia da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) regista, assim, uma competição que vai ao encontro das pretensões e ambições de atletas e clubes e fará certamente as delícias dos adeptos desta variante do Voleibol no verão.

Sumariamente: o Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia 4×4 é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela FPV e destinada a clubes devidamente filiados na federação, sendo cada equipa constituída por seis jogadores (4 efetivos e dois suplentes) em cada jogo, distribuídos por um campo ou «quadra».

A competição é disputada num esquema de jogos em casa e fora e segundo um sistema de ponto por jogada (rally-point), à melhor de cinco sets até aos 21 pontos, sem limite de pontos e com a diferença de dois pontos.

No Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia será atribuído um montante global de prémios (prize money) de 12.000 euros por género, a distribuir pelos clubes da forma acima explicada.

O Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia envolve as seguintes equipas de masculinos: AA S. Mamede, Esmoriz GC, Leixões SC, SC Espinho, Vitória SC e VC Viana/Casa Peixoto.

Foto: Carlos Baptista

Já o Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia envolve as seguintes equipas de femininos: CD Aves/Termolan, GC Vilacondense, Leixões SC, SC Espinho, Vitória SC e VC Viana/Casa Peixoto.

Fotos: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: “Fé e Folia em Barro” em exposição no Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria volta a ser a casa do Figurado de Barcelos, essa ancestral arte representativa de uma das atividades artesanais mais importantes do concelho. “Fé e Folia em Barro” é o nome da exposição que abriu ao público no sábado (18/03) e que estará patente até 21 de janeiro de 2024.

A exposição mostra-nos as criações de barristas de Barcelos que sempre representaram temas do quotidiano: o trabalho, os animais, a religião e as festas, mostrando como a Religião e a Festa foram e são representados e como evoluíram os olhares e as formas do Figurado de Barcelos.

Inicialmente, faziam-se figurinhas, de pequenas dimensões, produzidas particularmente para os mais pequenos, às quais lhes adicionavam assobios e orifícios. As primeiras enquadram-se na função lúdica, sendo oferecidas/vendidas como brinquedo; às segundas, o povo inventivo e engenhoso conferiu-lhe uma função prática, a de paliteiro.

Os modeladores e pintores eram mulheres e crianças e só a crescente procura em feiras e festas fez com que o homem, artífice de louça utilitária, começasse também a contribuir para o processo de fabrico de figurado. Assim, utilizando a roda de oleiro, mas também moldes, entre outras tecnologias à disposição, o figurado começou uma nova etapa. Mantendo orifícios e/ou assobios, começaram a surgir peças de maiores dimensões feitas no torno, como galos, gigantones, cabeçudos, bonecas. Ao mesmo tempo, surge uma policromia mais rica, um brilho característico conferido pelo vidrado e pela utilização de novas tintas .

As transformações apareciam em catadupa e o reconhecimento de mestres das Belas-Artes do Porto, de onde se destacou o pintor António Quadros, viria a colocar na história da Arte Popular nomes como Ana Baraça, Rosa “Ramalho”, Rosa Côta, Teresa Carumas, entre outros. 

As dimensões das peças aumentaram e os acessórios foram-se perdendo.

A exposição “Fé e Folia em Barro” pode ser visitada até 21 de janeiro de 2024, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Castro Marim: Nova Plataforma de Emissão de Plantas de Localização e Enquadramento dos Planos Especiais de Ordenamento do Território

Publicado

on

A Câmara Municipal de Castro Marim disponibiliza, desde anteontem, o GeoPortal, acessível na ligação https://mapas.cm-castromarim.pt/ e também nos menus “município” ou “serviços”.

A plataforma permite a emissão online de plantas de localização e a consulta a instrumentos de gestão do território, tendo sido desenvolvida com recursos a software licenciado para o efeito.

A emissão de plantas de localização é necessária para a instrução de pedidos de licenciamento de obras e importante no apoio a tomadas de decisão sobre imóveis a transacionar.

Na nova plataforma, as plantas podem ser emitidas de forma gratuita e com enquadramento nos planos de ordenamento em vigor, cujo zonamento também pode ser consultado no portal.

No entanto, sempre que acompanharem instrução de processos a submeter à Câmara Municipal, aplica-se a taxa correspondente em vigor, em função do número de plantas, e nesse ato liquidada.

Em alternativa à utilização do portal, as plantas de localização continuam a poder ser solicitadas à Câmara Municipal.

A entrada em funcionamento do portal de informação geográfica integra-se no processo de modernização dos serviços de planeamento e urbanismo, cujo objetivo é tornar o atendimento aos cidadãos e empresas mais eficaz, eficiente e transparente.

Com o mesmo desígnio, em breve, disponibilizará formulários e requerimentos online de vários serviços do Município.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Conselho Geral da ANAM reúne em Anadia

Publicado

on

O Conselho Geral da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), do qual faz parte o presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Manuel Pinho, vai reunir os seus membros, no próximo dia 25 de março, pelas 9h30, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.

A reunião abordará vários assuntos, a saber: o Relatório de Atividades e Contas de 2022; o IV Congresso da ANAM; a proposta da perda da qualidade de associado da ANAM; e a apresentação do curso “Literacia Política e Cidadania”.

Aproveitando a presença dos elementos da ANAM em Anadia, no dia anterior, 24 de março, pelas 18h30, o auditório do Museu do Vinho Bairrada, acolhe uma palestra subordinada ao tema “O Governo de Portugal na perspetiva Local”, com a presença do Jurista e Politólogo, Pedro Silveira.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas