Connect with us

Atualidade

Caminho da Geira “chega” ao Intergrupo Europeu dos Caminhos de Santiago

Publicado

on

O Caminho da Geira e dos Arrieiros, que conta 500 compostelas emitidas este ano, a maioria atribuída a peregrinos que partiram de Braga, foi apresentado em Bruxelas a um eurodeputado português que integra o Intergrupo Património Cultural Europeu dos Caminhos de Santiago, cujas atividades abrangem o programa Rotas Culturais do Conselho da Europa.

O eurodeputado José Manuel Fernandes (PSD/Partido Popular Europeu) convidou e recebeu uma comitiva de autarcas de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro na quarta-feira, dia 6 de dezembro, altura que o presidente da União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos aproveitou para dar a conhecer a rota jacobeia que liga Braga a Santiago de Compostela.

“Encarei o gesto como algo muito positivo”, afirmou o eurodeputado, mais até porque compõe o Intergrupo Património Cultural Europeu, Caminhos de Santiago e Outras Rotas Culturais Europeias, presidido pelo galego Francisco José Millán Monque e que divulga os diferentes itinerários culturais e históricos da Europa.

“Eu tenho interesse em divulgar o Caminho de Santiago, mas também outros itinerários, como os de São Bento da Porta Aberta ou de Fátima, para os quais também devemos olhar. Eu próprio já fui a pé desde Vila Verde [de onde é natural] a São Bento e a Fátima, e também quero ir a Santiago de Compostela”, adiantou José Manuel Fernandes, que o ranking Overwatch 2020 apontou como o eurodeputado português mais influente.

Quanto ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, esclareceu que a iniciativa partiu do “presidente de Caldelas, freguesia onde está o primeiro albergue deste caminho que promovem”. “É um traçado que desconhecia e que tem a particularidade de sair de Portugal, entrar em Espanha e voltar a entrar em Portugal. O objetivo deles é divulgar um caminho com 500 compostelas emitidas este ano e que dizem ter sido percorrido por um total de mil pessoas [835 documentadas em fotografias]”, adiantou.

“Há uma outra particularidade, este é um percurso onde também se encontra a história, como na antiga via romana XVIII, natureza e para quem acredita e é peregrino, toda a beleza do caminho”, destacou depois da apresentação que lhe foi feita.

O eurodeputado confessou que um dia gostaria de fazer o Caminho de Santiago, “mas sem tempo marcado”, acampando onde estivesse quando lhe apetecesse parar ou encontrasse pessoas com as quais quisesse ficar a falar, “sem estar pressionado pelo tempo”. “O meu sonho é fazer o caminho assim, dizem-me que é impossível, mas é uma coisa que eu gostava de concretizar”, refere José Manuel Fernandes, também presidente da Delegação Parlamentar UE-Brasil e que na quinta-feira, dia 7, foi condecorado pelo governo brasileiro com a Ordem do Rio Branco, que distingue serviços meritórios e virtudes cívicas.

O presidente da União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, José Manuel Almeida, explicou que, “no início da sessão da manhã de quinta-feira com o eurodeputado”, aproveitou a oportunidade para “publicamente lhe oferecer uma placa e um guia do Caminho da Geira e dos Arrieiros e desafiá-lo a fazer o percurso”.

“Falámos um bocado sobre este caminho. Convidei-o a fazê-lo e garanti que lhe dava assistência, fazendo uma equipa com mais duas ou três pessoas para irmos com ele. Ficou de pensar e de ver a sua agenda. Quanto mais não seja faz uma ou duas etapas para ficar a conhecer alguma coisa”, adiantou o autarca.

Sobre a afluência de peregrinos ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, José Manuel Almeida considera que “nunca será um itinerário de massas, mas paulatinamente irá aumentando o seu número”. “Acredito, pelo retorno que tenho tido das pessoas, que o próximo ano, se não houver nada de extraordinário, será excecional no aspeto do crescimento de peregrinos, porque há muita procura de informação”.

“É bom que cresça, mas não que seja massificado. Assim vai manter a essência de um caminho autêntico, difícil, mas que qualquer pessoa preparada consegue percorrer, com recurso a GPS às vezes. Merece respeito, mas não é preciso ter medo”, conclui o autarca.

Este itinerário de 239 quilómetros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem.

Nos últimos seis anos foi percorrido por quase 4.000 peregrinos, sobretudo de Portugal e Espanha, mas também do resto da Europa, da Austrália, Brasil, Japão, México, Azerbeijão, China, Belize ou Aruba.

Foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).

O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, via do género mais bem conservada do antigo império ocidental romano, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas