Connect with us

Atualidade

Câmara e MAR Shopping Matosinhos sensibilizam mais de mil crianças para a prevenção em segurança e para a sustentabilidade local

Iniciativa arrancou no Dia Internacional da Proteção Civil e prolonga-se até domingo

Publicado

on

A Proteção Civil da Câmara e o MAR Shopping Matosinhos uniram-se para sensibilizarem as crianças do concelho para o facto de a segurança começar nos comportamentos de cada elemento da sociedade. Até domingo, está patente, no Atrium do MAR Shopping Matosinhos (piso 0), uma exposição de vários trabalhos de alunos do primeiro ciclo relacionados com os Objetivos de Sustentabilidade Local (ODS) propostas pelas Nações Unidas na Agenda 2030 e integrados pelo município, em que se inserem vários ODS ligados à segurança, à igualdade e à sustentabilidade ambiental, social e económica. Também no Atrium, estão a decorrer atividades didáticas com a participação de crianças. Estima-se que a iniciativa envolva cerca de mil crianças.

Em exposição está, por exemplo, uma ambulância inutilizada, decorada por alunos da ESAD, e “transformada” em nave espacial, habitada por “aliens”. Os “aliens” são os riscos que o nosso planeta enfrenta e que o estão a invadir. O objetivo da exposição desta viatura é mostrar que só temos este Planeta, o qual está a ser “invadido” e temos de o salvar. Estão ainda expostos trabalhos das escolas do concelho, os quais foram alvo de um concurso. A vencedora foi a Escola Augusto Gomes, que recebeu um prémio de 500 euros. As peças que ficaram em segundo e terceiro lugares, das escolas de Perafita e Leça do Balio, receberão, respetivamente, 250 e 150 euros.

Na inauguração, que decorreu ontem, Dia Internacional da Proteção Civil, marcaram presença a vereadora do pelouro da Câmara de Matosinhos, Marta Pontes, e a diretora do MAR Shopping Matosinhos, Sandra Monteiro, além de vários elementos da divisão da proteção civil municipal.

“O MAR Shopping Matosinhos acolhe esta iniciativa, porque, como a Câmara de Matosinhos, acreditamos que a proteção civil começa em cada um de nós. A pandemia veio demonstrar isso mesmo. Depois, porque o MAR Shopping Matosinhos tem vindo a alinhar as suas iniciativas de impacto social, económico e ambiental com as metas da Agenda 2030, tendo já projetos presentes na plataforma ODS Local, integradas no município de Matosinhos”, explica Sandra Monteiro. A diretora do meeting place acrescenta, ainda,: “O MAR Shopping Matosinhos é, por exemplo, um dos finalistas da Semana Europeia da Sustentabilidade da EWWR (European Week for Waste Reduction), na categoria empresa, com a ação de recolha de vestuário e acessórios que desenvolvemos, no ano passado, na semana da Black Friday e que doámos, posteriormente, a instituições locais e, ainda ontem, entregámos à Cruz Vermelha Portuguesa um donativo de 5.000 € para melhorar as instalações da casa de abrigo ‘Recomeçar’, destinada a vítimas de violência doméstica e seus filhos, transformando-a mais familiar e confortável”.

“Ao integrar a rede mundial das Nações Unidas enquanto Resilience Hub, Matosinhos assumiu uma responsabilidade acrescida no alavancar dos objetivos da agenda 2030 das Nações Unidas para a redução de riscos e catástrofes. Escolhemos o dia Internacional da Proteção Civil para dinamizar a primeira grande ação sob o tema ‘Conhecer os ODS da perspetiva local à global’, desenvolvendo dinâmicas dirigidas a crianças e jovens, bem como uma exposição de trabalhos de escolas sob o tema ‘Juntos Vamos Salvar o Planeta’, que refletem as preocupações dos jovens com os riscos climáticos e catástrofes. A construção de uma comunidade resiliente é um objetivo central para Matosinhos, só possível com o envolvimento e compromisso de todos”, afirma Marta Pontes, vereadora da Proteção Civil Câmara de Matosinhos.

Foto: MSM.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas