Connect with us

Atualidade

“Os Verdes” lançam, em Lisboa, Roteiro Ecologista

Publicado

on

O Partido Ecologista “Os Verdes” iniciou, ontem, dia 1 de março, em Lisboa, o seu Roteiro Ecologista. Este roteiro Ecologista consiste num programa de ação política, que terá lugar durante o ano 2023, “orientado para o contacto próximo com as populações através de um conjunto de visitas e encontros, que terá por farol, a abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais, reforçando um percurso de soluções e propostas consequentes”, sublinha o Partido.

Na primeira ação do Roteiro, e alertando para a necessidade de uma agenda para o Clima, tendo em vista as prioridades ao nível do Ordenamento do Território e Segurança das populações, dirigentes nacionais e as eleitas locais, Cláudia Madeira (Assembleia Municipal de Lisboa) e Ana Sofia Calado (Assembleia de Freguesia de Penha de França) visitaram as áreas afetadas pelas inundações no passado mês de dezembro – Lisboa (Alcântara) e Oeiras (Algés).

Nesta visita, “Os Verdes” estiveram em contacto com moradores e comerciantes, com o objetivo de conhecer, mais em pormenor, o ponto de situação, nomeadamente, a nível da atribuição dos apoios por parte das autarquias.

O PEV reforça “que as populações afetadas devem ser apoiadas e que meras situações de propaganda em nada resolvem os seus problemas. Os Verdes comprometem-se a levantar estas questões com vista à sua célere clarificação e resolução”.

“Os Verdes” reforçaram, ainda, a “necessidade de adoção de medidas para prevenir e mitigar os impactos das inundações e cheias, particularmente no sentido de travar a impermeabilização dos solos e de adaptação e mitigação das alterações climáticas, e também de proteção de vidas e bens, precisamente no dia em que se assinalou o Dia Internacional da Proteção Civil”.

“’Por Uma Vida Mais Digna e Um País Mais Verde’, soluções e políticas duradouras nortearão o Roteiro Ecologista em estreita ligação com os autarcas, dirigentes e ativistas verdes para transformar a sociedade e garantir caminhos e alternativas que conduzam a uma melhoria da qualidade de vida das populações, a uma democracia reforçada, à paz e à solidariedade dentro e para lá de fronteiras e a uma agenda comprometida com o clima e com a sustentabilidade”, aponta o PEV.

Foto: PEV.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas