Connect with us

Atualidade

Câmara de Sintra aprova novos apoios para reabilitação urbana

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de novas comparticipações a obras de conservação em edifícios que se candidataram ao Programa ReaVIVA Sintra, num investimento superior a 57 mil euros.

Os imóveis a intervencionar, ao abrigo do ReaVIVA Sintra, têm mais de 30 anos e as comparticipações atribuídas são aplicadas em obras de conservação de partes comuns dos edifícios.

Dois dos edifícios alvo de intervenção estão situados na Área de Reabilitação Urbana do Bairro da Tabaqueira, sendo um dos edifícios comparticipado em 8 mil e 445 euros e o segundo edifício, no mesmo bairro, comparticipado no valor 7 mil e 858 euros, ambos os edifícios são compostos por oito frações habitacionais.

Na Área de Reabilitação Urbana de Massamá /Monte Abraão é alvo de intervenção um edifício na Rua Prof. Dr. Virgílio Machado, constituído por 67 frações autónomas, 12 afetas a comércio, duas destinadas a ginásio e 53 de habitação, numa comparticipação de 30 mil euros. Foi também atribuída a comparticipação de 5 mil e 280 euros a prédio na Urbanização Pimenta e Rendeiro 2ª Fase, composto por 28 frações, das quais 26 habitacionais.

Já na Área de Reabilitação Urbana de Algueirão-Mem Martins/Rio de Mouro, na Avenida João de Deus, o imóvel, constituído por oito frações habitacionais, vê aprovada a comparticipação no valor de 6 mil e 84 euros. 

Basílio Horta, presidente da autarquia, destaca que “este programa valoriza as ações levadas a cabo pelos cidadãos para a regeneração e revitalização das áreas urbanas onde vivem”. 

O programa ReaVIVA Sintra concede um apoio financeiro a fundo perdido, até 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU. Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo deste programa, deverão reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

Recorde-se que em 2023 foram já aprovadas pela Câmara Municipal de Sintra comparticipações ao abrigo do ReaVIVA num valor superior a 77 mil euros.

Foto: DR.

Atualidade

Carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros apresentado em Castro Marim

Publicado

on

O carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros de Castro Marim e Vila Real de Santo António foi apresentado na quarta-feira, dia 15 de janeiro, no Mercado Local, onde está patente a Mostra Filatélica.

Este carimbo foi elaborado pelos CTT e teve como base a revista “Prevenir”, que foi durante alguns anos o órgão oficial da Associação e do Comando de Bombeiros.

Para o Município de Castro Marim, este carimbo e o selo comemorativo dos bombeiros são um marco histórico, honrosamente imortalizado na filatelia, além de assumir como estratégico para o território o aproveitamento de sinergias, a valorização de um projeto conjunto e uma corporação única com um reforço significativo dos apoios públicos.

No mesmo dia funcionou no Mercado Local um Posto de Correio, enquanto no final da tarde decorreu um desfile motorizado com as viaturas utilizadas pelos bombeiros, que atravessou os dois concelhos do sotavento algarvio.

A Mostra Filatélica está patente até ao dia 20 de janeiro e pode ser visitada diariamente durante o horário de funcionamento do Mercado Local, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Esta iniciativa é organizada pela secção de colecionismo da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim, em parceria com o Município de Castro Marim, a Federação Portuguesa de Filatelia e CTT Correios de Portugal.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Homem de 50 anos detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 14 de janeiro, pelas 20h15, na união de freguesias Moscavide e Portela, procedeu à detenção de um homem de 50 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.

Na sequência de um patrulhamento de visibilidade e decorrente da abordagem de um grupo de indivíduos, suspeitos de estarem a consumir estupefacientes, foi detetado na posse do suspeito uma arma branca (faca borboleta), a qual foi apreendida.

O detido, presente a Autoridade Judiciária, ficou com Termo de Identidade e Residência, tendo o processo baixado para inquérito.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Duas detenções por tráfico de droga

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 02 suspeitos de autoria da referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 175 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.

No dia 14 de janeiro, pelas 11h25, no Bairro de Ramalde, elementos da 3ª Esquadra de Investigação Criminal detiveram 01 homem, de 38 anos de idade, empregado fabril e residente no Porto, por tráfico de produto estupefaciente suficiente para 23 doses individuais de Heroína e Cocaína (13 e 10, respetivamente), que lhe foi apreendido, bem como cerca de 25 euros.

O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias

No mesmo dia, mas pelas 13h00, Rua de Camões, Equipas de Intervenção e Fiscalização da 1ª Divisão Policial detiveram 01 homem, de 18 anos de idade, estudante e residente em Valongo, por tráfico de produto estupefaciente denominado Haxixe suficiente para cerca de 152 doses individuais, que lhe foi apreendido [ndr: foto de destaque].

O detido foi presente no mesmo dia perante as Autoridades Judiciárias, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, na Esquadra da área da sua residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas