Connect with us

Atualidade

Barcelos: Theatro Gil Vicente contemplado com 600 mil euros

Aprovada candidatura à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Publicado

on

O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, foi contemplado com 600 mil euros para apoio à programação nos próximos quatro anos. Este financiamento resulta da aprovação de uma candidatura no âmbito do Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), exclusivamente elaborada pelos serviços municipais afetos à gestão deste equipamento cultural.

O Presidente do Município sublinha a importância deste apoio, no sentido de que vai ao encontro das intenções da autarquia. Mário Constantino pretende “democratizar o acesso aos equipamentos e bens culturais e colocar Barcelos como centro produtor e emissor de arte e cultura”.

Por seu lado, a vereadora do pelouro da Cultura da Câmara de Barcelos mostrou-se “extremamente feliz” com este apoio. Segundo Elisa Braga, este extraordinário financiamento “vai permitir apresentar ainda melhor programação e libertar meios para melhorar o Theatro em termos técnicos”. A vereadora sublinhou, ainda, a importância deste financiamento no contexto da concretização de diversos projetos culturais que envolvem diversas instituições do concelho.

Relativamente à candidatura do Theatro Gil Vicente, ela baseou-se no projeto – Circuito Criativo TGV, uma candidatura totalmente “dentro de portas”, demonstrando uma articulação programática dedicadas às artes performativas (teatro, música, cinema, dança, circo e ópera) e aos cruzamentos disciplinares, o que levou o júri a atribuir-lhe uma excelente pontuação. A aposta do projeto assentou numa programação para todos, planificada e dividida por 10 círculos temáticos, aplicando na íntegra a classificação + que 0 sem mais limites de idades ou pressupostos culturais.

A relevância artística e o fator comunidade/local são fatores de discriminação positiva que explorando o “fazer o que ainda não foi feito” dimensionaram a programação plural e abrangente pensada para estes 4 anos. A título de exemplo, no ano de 2022, o Theatro Gil Vicente vai realizar 192 atividades, acolher 66 espetáculos, 21 apoiados pela DGArtes e a coproduzir 48 espetáculos. Nas projeções cinematográficas, dos 43 filmes a exibir, 37 são obras nacionais, sendo estes números repercutidos nos anos seguintes.

Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

O Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), o primeiro a ser promovido no país, recebeu 61 candidaturas; destas foram excluídas 4 em fase de verificação, pelo que a comissão apreciou um total de 57 candidaturas, sendo que os apoios apenas vão chegar a 38 equipamentos culturais, com valores entre os 50 mil e os 200 mil euros anuais, a serem pagos ao longo dos próximos quatro anos.

Nesta linha de apoio, o financiamento do Estado é atribuído de acordo com diferentes patamares e corresponde, no máximo, a metade do orçamento global do plano proposto, sendo os restantes 50% assegurados pela entidade gestora do equipamento. As entidades que concorreram foram avaliadas tendo em conta a apresentação de um plano de programação dedicado às artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), podendo ainda incluir outras áreas, como o cruzamento disciplinar, artes visuais, cinema, residências e ações de mediação e de formação. A apresentação de, pelo menos, 15% de obras que tenham recebido apoio da DGARTES, no domínio da criação, e a realização de, no mínimo, 10% de coproduções originais, foram outros dos critérios considerados na análise das candidaturas. Segue-se, agora, um período de 10 dias úteis para audiência de interessados.

No caso das regiões de Aveiro, Médio Tejo, Alto Minho, Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões mais de metade dos equipamentos culturais serão apoiados. Destacam-se as regiões de Coimbra, Braga e Cávado, onde todos os equipamentos que concorreram estão propostos para apoio.

Imagem: DR

Recorde-se que a Direção-Geral das Artes é um organismo do Ministério da Cultura da República Portuguesa que tem por missão a coordenação e execução das políticas de apoio às artes em Portugal, com a prioridade de promover e qualificar a criação artística, bem como garantir a universalidade da sua fruição. Entre as suas atribuições, estão propor e coordenar medidas estruturantes nas áreas das artes visuais, artes performativas e cruzamento disciplinar; implementar programas de apoio financeiro dirigidos ao setor das artes, consolidando e renovando o tecido artístico português; promover a igualdade de acesso às artes; fortalecer a projeção internacional dos artistas e outros agentes culturais portugueses; estimular o diálogo interdisciplinar, articulando políticas intersetoriais que cruzem as artes com a ciência, a educação, a economia, o turismo, entre outros; assegurar e fomentar a produção de conhecimento específico sobre o setor; promover e divulgar a criação artística nacional, assegurando o registo, a edição e a divulgação de documentos e obras referentes às artes; realizar projetos e ações que contribuam para a valorização do setor das artes e dos seus profissionais.

Foto: CMB.

Imagem: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas