Connect with us

Atualidade

Barcelos: Theatro Gil Vicente contemplado com 600 mil euros

Aprovada candidatura à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Publicado

on

O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, foi contemplado com 600 mil euros para apoio à programação nos próximos quatro anos. Este financiamento resulta da aprovação de uma candidatura no âmbito do Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), exclusivamente elaborada pelos serviços municipais afetos à gestão deste equipamento cultural.

O Presidente do Município sublinha a importância deste apoio, no sentido de que vai ao encontro das intenções da autarquia. Mário Constantino pretende “democratizar o acesso aos equipamentos e bens culturais e colocar Barcelos como centro produtor e emissor de arte e cultura”.

Por seu lado, a vereadora do pelouro da Cultura da Câmara de Barcelos mostrou-se “extremamente feliz” com este apoio. Segundo Elisa Braga, este extraordinário financiamento “vai permitir apresentar ainda melhor programação e libertar meios para melhorar o Theatro em termos técnicos”. A vereadora sublinhou, ainda, a importância deste financiamento no contexto da concretização de diversos projetos culturais que envolvem diversas instituições do concelho.

Relativamente à candidatura do Theatro Gil Vicente, ela baseou-se no projeto – Circuito Criativo TGV, uma candidatura totalmente “dentro de portas”, demonstrando uma articulação programática dedicadas às artes performativas (teatro, música, cinema, dança, circo e ópera) e aos cruzamentos disciplinares, o que levou o júri a atribuir-lhe uma excelente pontuação. A aposta do projeto assentou numa programação para todos, planificada e dividida por 10 círculos temáticos, aplicando na íntegra a classificação + que 0 sem mais limites de idades ou pressupostos culturais.

A relevância artística e o fator comunidade/local são fatores de discriminação positiva que explorando o “fazer o que ainda não foi feito” dimensionaram a programação plural e abrangente pensada para estes 4 anos. A título de exemplo, no ano de 2022, o Theatro Gil Vicente vai realizar 192 atividades, acolher 66 espetáculos, 21 apoiados pela DGArtes e a coproduzir 48 espetáculos. Nas projeções cinematográficas, dos 43 filmes a exibir, 37 são obras nacionais, sendo estes números repercutidos nos anos seguintes.

Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

O Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), o primeiro a ser promovido no país, recebeu 61 candidaturas; destas foram excluídas 4 em fase de verificação, pelo que a comissão apreciou um total de 57 candidaturas, sendo que os apoios apenas vão chegar a 38 equipamentos culturais, com valores entre os 50 mil e os 200 mil euros anuais, a serem pagos ao longo dos próximos quatro anos.

Nesta linha de apoio, o financiamento do Estado é atribuído de acordo com diferentes patamares e corresponde, no máximo, a metade do orçamento global do plano proposto, sendo os restantes 50% assegurados pela entidade gestora do equipamento. As entidades que concorreram foram avaliadas tendo em conta a apresentação de um plano de programação dedicado às artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), podendo ainda incluir outras áreas, como o cruzamento disciplinar, artes visuais, cinema, residências e ações de mediação e de formação. A apresentação de, pelo menos, 15% de obras que tenham recebido apoio da DGARTES, no domínio da criação, e a realização de, no mínimo, 10% de coproduções originais, foram outros dos critérios considerados na análise das candidaturas. Segue-se, agora, um período de 10 dias úteis para audiência de interessados.

No caso das regiões de Aveiro, Médio Tejo, Alto Minho, Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões mais de metade dos equipamentos culturais serão apoiados. Destacam-se as regiões de Coimbra, Braga e Cávado, onde todos os equipamentos que concorreram estão propostos para apoio.

Imagem: DR

Recorde-se que a Direção-Geral das Artes é um organismo do Ministério da Cultura da República Portuguesa que tem por missão a coordenação e execução das políticas de apoio às artes em Portugal, com a prioridade de promover e qualificar a criação artística, bem como garantir a universalidade da sua fruição. Entre as suas atribuições, estão propor e coordenar medidas estruturantes nas áreas das artes visuais, artes performativas e cruzamento disciplinar; implementar programas de apoio financeiro dirigidos ao setor das artes, consolidando e renovando o tecido artístico português; promover a igualdade de acesso às artes; fortalecer a projeção internacional dos artistas e outros agentes culturais portugueses; estimular o diálogo interdisciplinar, articulando políticas intersetoriais que cruzem as artes com a ciência, a educação, a economia, o turismo, entre outros; assegurar e fomentar a produção de conhecimento específico sobre o setor; promover e divulgar a criação artística nacional, assegurando o registo, a edição e a divulgação de documentos e obras referentes às artes; realizar projetos e ações que contribuam para a valorização do setor das artes e dos seus profissionais.

Foto: CMB.

Imagem: DR.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas