Connect with us

Atualidade

Barcelos: Quatro dezenas de pessoas visitam as gravuras rupestres do Monte de São Gonçalo

Programa “Arqueologia à Noite”

Publicado

on

Nem a chuva, que se abateu sobre a região, fez esmorecer o entusiasmo com que cerca de quatro dezenas de pessoas participaram, no último sábado à noite, na visita guiada às gravuras rupestres do Monte de São Gonçalo, na freguesia de Fragoso.

Esta iniciativa faz parte do programa “Arqueologia à Noite”, que tem agendados mais dois momentos semelhantes: o dia 23 de setembro está reservado a uma visita noturna ao cemitério medieval e ao templo paroquial de Tamel São Fins; e no dia a 7 de outubro – Dia Nacional dos Castelos – vai realizar-se uma ida às ruínas do Castelo de Faria, no monte da Franqueira, numa proposta que tem como aliciante extra ver o pôr do sol do ponto mais alto do concelho.

O por do Sol na zona (Foto: CMB)

A pré-história suscita curiosidade no imaginário das pessoas

Para a equipa dos Serviços de Arqueologia do Município, promotores dessa iniciativa arqueologia, “há um crescente interesse e adesão de público a este tipo de atividades de interpretação do património, por ser ao ar livre, por se realizar à noite, e pela curiosidade natural que o tema da pré-história suscita no imaginário das pessoas. Apesar de se pretender divulgar e dar a conhecer estes sítios arqueológicos, a preservação dos vestígios não permite um número massificado de visitantes, daí que as inscrições são sempre limitadas a 40 participantes”, refere Cláudio Brochado, arqueólogo municipal.

Gravuras do Monte de São Gonçalo

As gravuras visitadas fazem parte de uma rede complexa de cerca de sete dezenas de rochas gravadas, datadas entre 5.000 e 2.000 anos antes do presente, e que estão relacionadas com a sacralização do Monte de São Gonçalo pelos habitantes da região, durante a Idade do Bronze e a Idade do Ferro.

Os arqueólogos do Município de Barcelos identificaram cerca de três dezenas de rochas com gravuras que datam de há cinco mil anos, desde a época do Calcolítico até à Idade do Bronze. Os achados estão distribuídos pela encosta noroeste do Monte de São Gonçalo, entre as freguesias de Palme e de Aldreu.

Algumas gravuras à noite (Foto: CMB)

O conjunto constitui um grande santuário rupestre

Cláudio Brochado garante que “o conjunto constitui um grande santuário rupestre, um dos maiores do Norte de Portugal”. As primeiras rochas gravadas foram identificadas nas Chãs de Palme, em 2012, mas só com o alargamento da prospeção às zonas envolventes se percebeu a quantidade e a distribuição das gravuras pelas diferentes plataformas do Monte, assim como a qualidade e a diversidade dos temas gravados.

As gravuras já tinham sido referenciadas, em 2012, pelo arqueólogo Tarcísio Maciel, do Grupo de Estudos de Neiva, e foram, posteriormente, objeto de investigação no âmbito dos trabalhos de prospeção arqueológica realizados para a Carta Arqueológica Municipal.

Fotos: CMB.

Atualidade

Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Publicado

on

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.

As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador. 

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas