Connect with us

Atualidade

Barcelos: Primeiro grupo de refugiados ucranianos já está acolhido

Ficam acolhidos no Seminário da Silva

Publicado

on

Chegou, na noite passada, 17 de março, o primeiro grupo organizado de cerca de 67 refugiados ucranianos que ficam acolhidos no Seminário da Silva, cujas instalações foram alugadas para o efeito pelo Município de Barcelos.

O grupo viajou, desde a Polónia até Barcelos, num autocarro patrocinado pela empresa VALÉRIUS. À sua chegada, tinha à sua espera, entre outros, o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino, e o vereador da Ação Social, António Ribeiro, para lhes dar as boas-vindas e assegurarem que tudo decorrerá “normalmente”, enquanto permanecerem naquele espaço, até que possam ser alojados em habitações de famílias de acolhimento ou de familiares que já residam no nosso país. Nesta fase de transição, o Município barcelense assegura o alojamento, a alimentação e ajuda nas diligências burocráticas junto do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Segurança Social e Serviços de Saúde.

Presidente da Câmara, Mário Constantino, esteve presente na receção ao grupo (Foto: CMB)

Este grupo, chegado agora a Barcelos, segue-se a 15 outras pessoas refugiadas que já estão instaladas no concelho. Entretanto, até ao próximo domingo, deverão ainda chegar a Barcelos cerca de mais 35 pessoas. “Este é mais um passo que Barcelos dá após a eclosão da guerra na Ucrânia e consequente onda de refugiados, que se estende um pouco por todos os países europeus”, refere o Município em nota. Para poder corresponder a esta causa humanitária, a Câmara de Barcelos criou um Plano Municipal de Apoio que contempla diversas vertentes, entre as quais a receção, o acolhimento e a integração de refugiados.

Colaboram neste Plano diversas instituições que integram a Rede Social Concelhia, bem como existe uma articulação permanente com o ACES Cávado III, Serviços da Segurança Social, IEFP, ACM -Alto Comissariado para as Migrações e a Associação S.O.S Ucrânia. Neste Plano, também participam inúmeras Juntas de Freguesia, bem como voluntários da sociedade civil, sejam pessoas singulares ou empresas.

Município exalta onda de acolhimento, mas alerta para a qualidade e sustentabilidade da ajuda

O Município agradece o empenho de todos, tanto Instituições, associações, empresas e particulares, mas alerta de que as pessoas que chegam têm de ser acolhidas com um mínimo de condições, pelo que toda a ajuda é bem-vinda, mas tem de ter em conta a garantia de acolhimento e habitação. Com efeito, as pessoas que chegam vêm em situação de grande fragilidade psicológica, provêm de um cenário de guerra e devem ser acolhidas como de garantia de sustentabilidade de alojamento. O objetivo é que, após os procedimentos burocráticos e eventuais cuidados de saúde, sejam integradas na vida social da melhor forma possível.

Quarto para albergar os refugiados no Seminário da Silva (Foto: CMB)

Os bens mais necessários são medicamentos e alimentos e produtos de higiene

O Município apela, por isso, a todos os particulares que tenham alojamento com condições de habitabilidade digna, possam aderir a esta onda solidária. Do mesmo modo, solicita-se às empresas que tenham ofertas de trabalho, que as possam alocar às pessoas que desejam e possam permanecer no território barcelense.

Quanto à necessidade de bens, os mesmos devem ser entregues nos muitos pontos de recolha nas Juntas de Freguesia e outras instituições, ou então, serem entregues no Armazém que a autarquia providenciou na Zona Industrial de Tamel S. Veríssimo, Pavilhão 12, Setor 1 (Coordenadas de GPS: 41º33’09.40”N / 8º35’11.37”O).

Os bens mais necessários são medicamentos e alimentos

O pavilhão está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; e aos sábados, das 9h00 às 13h00.

Para qualquer contacto ou informação adicional, utilize os seguintes contactos: e-mailbarcelosucrania@cm-barcelos.pt  / telemóvel: 914 761 037.

Fotos: CMB.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas