Atualidade
Barcelos: Presidente da Câmara enaltece “espírito de resiliência” dos agricultores
Mário Constantino visitou Expo Agribar, em Vila Boa

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos exaltou, ontem, o “espírito de resiliência” dos agricultores do concelho. “Que eu me lembre, este setor sempre viveu mais da resiliência, do trabalho esforçado e da dedicação dos agricultores, do que dos apoios ou até reconhecimento de quão importante é o trabalho que fazem”, disse Mário Constantino, no decorrer da visita que efetuou à Expo Agribar – Feira de Campo do Norte, que se realizou em Vila Boa, Barcelos.
Enaltecendo o trabalho da Cooperativa Agrícola de Barcelos no apoio aos agricultores e produtores de leite, o edil sublinhou “o dinamismo e o trabalho desenvolvido” por esta “instituição quase centenária, que, sonhada por um grupo de agricultores barcelenses, tem-se constituído como um motor de desenvolvimento do Concelho”.
Relembrando que “a guerra que, atualmente, afeta a Europa, veio demonstrar a importância que a produção agrícola tem para a subsistência dos povos, que essa má experiência sirva para que os poderes de decisão olhem de frente para os problemas estruturais do setor e contribuam para o seu dinamismo e desenvolvimento.”
Também presente, ontem, em Barcelos, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, aproveitou a realização da Expo Agribar para transmitir aos agricultores as linhas mestras estratégicas do PEPAC – Planos Estratégicos da Política Agrícola Comum já aprovado pela Comissão Europeia.
Ministra da Agricultura garante apoio de 10 cêntimos por litro no gasóleo agrícola face aos preços de 2021
Os agricultores vão beneficiar de um desconto de 10 cêntimos por litro de gasóleo, face aos preços praticados em 2021. A garantia foi deixada pela ministra da tutela, quando encerrava a sessão solene promovida no âmbito da Expo Agribar.
Perante uma plateia de mais de meio milhar de agricultores, Maria do Céu Antunes referiu, ainda, os apoios concedidos, recentemente, aos vários setores de atividade agrícola (cerca de 10 milhões), a que acrescentou a medida recentemente anunciada de 3,5 milhões para atenuar o impacto dos altos preços energéticos. A ministra, que saudou a persistência de todos na atividade agrícola, garantiu que o Governo vai compensar os agricultores em 10 cêntimos por litro do gasóleo em relação aos preços de 2021.
No fecho da sessão, Maria do Céu Antunes partilhou, com os presentes, uma série de slides relativos à PAC – Política Agrícola Comum 2021-2023.
Presidente da Cooperativa Agrícola de Barcelos apela a mudanças no processo de certificação
José Carlos Miranda, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola de Barcelos, entidade organizadora do certame, manifestou “apreço” pela presença da ministra da Agricultura e referenciou a Expo Agribar como “um evento diferente, de profissionais para profissionais, que mostram a dinâmica do setor em Barcelos”. Após fazer a resenha histórica da Cooperativa, que está a celebrar 90 anos de existência, aquele responsável defendeu que algo tem de mudar no processo de certificação das atividades do setor: “A forma como é feita atualmente a certificação afasta produtores. A certificação é necessária e importante, mas não pode ser fator de afastamento dos nossos associados”.
Realçando o espírito cooperativista, José Carlos Miranda salientou a importância de “os associados perceberem e convencerem-se de que a cooperativa é deles. Devemos aprofundar o sentimento de pertença”, reforçou.
Aproveitando a presença de uma delegação da Adega Cooperativa de Barcelos, realçou o acordo de colaboração estabelecido entre as duas instituições e manifestou regozijo pelo facto de, já este ano, ter triplicado o volume de uvas recolhido na Adega de Barcelos.
Presidente da Confagri alerta para perda de subsídios
O presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal aproveitou a presença da ministra da agricultura para alertar que o PEPAC, recentemente aprovado para os próximos dois anos, vai implicar perda de subsídios aos agricultores, e solicitou à ministra, Maria do Céu Antunes, que tome em atenção essa realidade. Em contrapartida, saudou a governante pela aprovação da ajuda para a produção de milho grão e milho silagem. Idalino Leão manifestou preocupação pelos “altos custos fixos dos fatores energéticos”, alertando que do “outro lado da fronteira o preço do combustível é mais baixo 30 cêntimos por litro.”
No decorrer da sessão, a Cooperativa Agrícola de Barcelos entregou a diversos associados, os prémios Agribar 2021, nas categorias de atividade.
A Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022
“Numa política de consolidação e desenvolvimento dos dias de campo da Cooperativa Agrícola de Barcelos, o Conselho de Administração tomou a decisão de criar um evento anual que marcará uma nova etapa, onde se privilegia a demonstração, in loco, de culturas como a vinha, o milho e a maquinaria”. Este é o objetivo anunciado pela direção da Cooperativa Agrícola para a realização da Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022, que, anteontem e ontem, decorreu na Quinta do Sol, Rua da Boela, Vila Boa, “onde os seus doze hectares de cultivo e dois pavilhões, proporcionam condições de excelência para a realização de um evento agrícola para agricultores profissionais”.
A Expo Agribar “pretende ser um evento com temas centrais como o milho e a vinha, as principais culturas da região, e tem como objetivo divulgar técnicas e práticas inovadoras, assim como, promover a produção agrícola competitiva e o cooperativismo”.
O primeiro dia do certame (12) foi dedicado a palestras técnicas, sendo “abordados temas relacionados com o potencial da viticultura na região e as práticas inovadoras da cultura”. Foi referido “o milho grão como uma nova alternativa e o milho silagem como base da alimentação na produção leiteira, o principal foco do concelho. Paralelamente houve demonstrações de máquinas em colheita com apresentação de uma vasta maquinaria tecnologicamente avançada.
A feira prosseguiu ontem, com um programa mais protocolar que incluiu a visita do presidente da Câmara e da Ministra da Agricultura.
A Expo Agribar – Feira de Campo do Norte contou com mais de 40 expositores de importante relevância no panorama agrícola Nacional e resultou também em bons momentos de convívio entre agricultores.
Foto: CMB.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca