Connect with us

Atualidade

Barcelos: Presidente da Câmara enaltece “espírito de resiliência” dos agricultores

Mário Constantino visitou Expo Agribar, em Vila Boa

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos exaltou, ontem, o “espírito de resiliência” dos agricultores do concelho. “Que eu me lembre, este setor sempre viveu mais da resiliência, do trabalho esforçado e da dedicação dos agricultores, do que dos apoios ou até reconhecimento de quão importante é o trabalho que fazem”, disse Mário Constantino, no decorrer da visita que efetuou à Expo Agribar – Feira de Campo do Norte, que se realizou em Vila Boa, Barcelos.

Enaltecendo o trabalho da Cooperativa Agrícola de Barcelos no apoio aos agricultores e produtores de leite, o edil sublinhou “o dinamismo e o trabalho desenvolvido” por esta “instituição quase centenária, que, sonhada por um grupo de agricultores barcelenses, tem-se constituído como um motor de desenvolvimento do Concelho”.

Relembrando que “a guerra que, atualmente, afeta a Europa, veio demonstrar a importância que a produção agrícola tem para a subsistência dos povos, que essa má experiência sirva para que os poderes de decisão olhem de frente para os problemas estruturais do setor e contribuam para o seu dinamismo e desenvolvimento.”

Também presente, ontem, em Barcelos, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, aproveitou a realização da Expo Agribar para transmitir aos agricultores as linhas mestras estratégicas do PEPAC – Planos Estratégicos da Política Agrícola Comum já aprovado pela Comissão Europeia.

Ministra da Agricultura garante apoio de 10 cêntimos por litro no gasóleo agrícola face aos preços de 2021       

Os agricultores vão beneficiar de um desconto de 10 cêntimos por litro de gasóleo, face aos preços praticados em 2021. A garantia foi deixada pela ministra da tutela, quando encerrava a sessão solene promovida no âmbito da Expo Agribar.

Perante uma plateia de mais de meio milhar de agricultores, Maria do Céu Antunes referiu, ainda, os apoios concedidos, recentemente, aos vários setores de atividade agrícola (cerca de 10 milhões), a que acrescentou a medida recentemente anunciada de 3,5 milhões para atenuar o impacto dos altos preços energéticos. A ministra, que saudou a persistência de todos na atividade agrícola, garantiu que o Governo vai compensar os agricultores em 10 cêntimos por litro do gasóleo em relação aos preços de 2021.

No fecho da sessão, Maria do Céu Antunes partilhou, com os presentes, uma série de slides relativos à PAC – Política Agrícola Comum 2021-2023.

Presidente da Cooperativa Agrícola de Barcelos apela a mudanças no processo de certificação

José Carlos Miranda, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola de Barcelos, entidade organizadora do certame, manifestou “apreço” pela presença da ministra da Agricultura e referenciou a Expo Agribar como “um evento diferente, de profissionais para profissionais, que mostram a dinâmica do setor em Barcelos”. Após fazer a resenha histórica da Cooperativa, que está a celebrar 90 anos de existência, aquele responsável defendeu que algo tem de mudar no processo de certificação das atividades do setor: “A forma como é feita atualmente a certificação afasta produtores. A certificação é necessária e importante, mas não pode ser fator de afastamento dos nossos associados”.

Realçando o espírito cooperativista, José Carlos Miranda salientou a importância de “os associados perceberem e convencerem-se de que a cooperativa é deles. Devemos aprofundar o sentimento de pertença”, reforçou.

Aproveitando a presença de uma delegação da Adega Cooperativa de Barcelos, realçou o acordo de colaboração estabelecido entre as duas instituições e manifestou regozijo pelo facto de, já este ano, ter triplicado o volume de uvas recolhido na Adega de Barcelos.                                             

Presidente da Confagri alerta para perda de subsídios 

O presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal aproveitou a presença da ministra da agricultura para alertar que o PEPAC, recentemente aprovado para os próximos dois anos, vai implicar perda de subsídios aos agricultores, e solicitou à ministra, Maria do Céu Antunes, que tome em atenção essa realidade. Em contrapartida, saudou a governante pela aprovação da ajuda para a produção de milho grão e milho silagem. Idalino Leão manifestou preocupação pelos “altos custos fixos dos fatores energéticos”, alertando que do “outro lado da fronteira o preço do combustível é mais baixo 30 cêntimos por litro.”                                                                                                  

No decorrer da sessão, a Cooperativa Agrícola de Barcelos entregou a diversos associados, os prémios Agribar 2021, nas categorias de atividade.

A Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022

“Numa política de consolidação e desenvolvimento dos dias de campo da Cooperativa Agrícola de Barcelos, o Conselho de Administração tomou a decisão de criar um evento anual que marcará uma nova etapa, onde se privilegia a demonstração, in loco, de culturas como a vinha, o milho e a maquinaria”. Este é o objetivo anunciado pela direção da Cooperativa Agrícola para a realização da Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022, que, anteontem e ontem, decorreu na Quinta do Sol, Rua da Boela, Vila Boa, “onde os seus doze hectares de cultivo e dois pavilhões, proporcionam condições de excelência para a realização de um evento agrícola para agricultores profissionais”.

A Expo Agribar “pretende ser um evento com temas centrais como o milho e a vinha, as principais culturas da região, e tem como objetivo divulgar técnicas e práticas inovadoras, assim como, promover a produção agrícola competitiva e o cooperativismo”.

O primeiro dia do certame (12) foi dedicado a palestras técnicas, sendo “abordados temas relacionados com o potencial da viticultura na região e as práticas inovadoras da cultura”.  Foi referido “o milho grão como uma nova alternativa e o milho silagem como base da alimentação na produção leiteira, o principal foco do concelho. Paralelamente houve demonstrações de máquinas em colheita com apresentação de uma vasta maquinaria tecnologicamente avançada.

A feira prosseguiu ontem, com um programa mais protocolar que incluiu a visita do presidente da Câmara e da Ministra da Agricultura. 

A Expo Agribar – Feira de Campo do Norte contou com mais de 40 expositores de importante relevância no panorama agrícola Nacional e resultou também em bons momentos de convívio entre agricultores.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas