Connect with us

Atualidade

Barcelos: Presidente da Câmara assina protocolos com os Agrupamentos das Escolas do Concelho

Para “Apoio à Realização de Ações do Plano de Atividades Escolares”

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, assinou, ontem, nos Paços do Concelho, um Acordo de Colaboração entre o Município de Barcelos e os Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada de rede pública do concelho de Barcelos para “Apoio à Realização de Ações do Plano de Atividades Escolares”. Mário Constantino aproveitou esta ocasião para desejar um bom ano letivo aos diretores dos Agrupamentos de Escola e deu-lhes os parabéns pelos resultados bastante positivos das escolas do concelho, no âmbito do ranking nacional.

Por via dos protocolos assinados, o Município de Barcelos vai comparticipar as despesas inerentes ao desenvolvimento dos Planos de Atividades, comparticipando com envelopes financeiros conforme o número de alunos de cada estabelecimento. Assim, os Agrupamentos com menos de 500 alunos vão receber até 2 mil 500 euros, enquanto os Agrupamentos com número de alunos igual ou superior a 500 e inferior a 1000 receberão até 5 mil euros. Seguindo a mesma lógica de apoios, os Agrupamentos com o número de alunos igual ou superior a 1000 e inferior a 1500 vão beneficiar de verbas até 7 mil e 500 euros e os que têm entre 1500 e 2000 alunos usufruirão de um valor até 10 mil euros. Por seu lado, os Agrupamentos com o número de alunos igual ou superior a 2000 e inferior a 2500 têm direito a uma prestação pecuniária que pode ir até aos 12 mil e 500 euros, enquanto quem tenha número de alunos igual ou superior a 2500 terá direito a uma comparticipação monetária até 15 mil euros.

O apoio financeiro municipal destina-se a atividades previstas nos planos de atividades, tais como: visitas de estudo; despesas de acesso a museus, galerias, teatros e outros; despesas com a edição de brochuras, livros e outras publicações; despesas relacionadas com comemorações escolares, festividades nacionais e dias internacionais; despesas inerentes a projetos educativos da comunidade escolar, aprovados no Conselho Geral, e enquadradas no projeto educativo dos Agrupamentos e das duas Escolas não Agrupadas.

Nova Carta Educativa deve ficar pronta até ao final do mês

Também presente nesta reunião, a Vereadora do pelouro da Educação, Mariana Carvalho, informou os diretores dos Agrupamentos escolares do concelho de que a nova Carta Educativa deve ficar concluída até final do mês de setembro, apelando a que todos pudessem dar contributos para que este “instrumento fundamental para planear o futuro” seja o mais completo possível.

Mariana Carvalho informou, ainda, que está em curso o recrutamento de Assistentes Operacionais para as escolas e que o Município irá fazer o possível para que até ao final do mês de outubro o procedimento esteja concluído.

Mariana Carvalho a explicar as medidas (Foto: CMB)

No decorrer deste encontro foram, também, apresentados alguns programas a ser implementados neste ano letivo nas escolas básicas do concelho. Assim, continuará, no seguimento dos anos anteriores, o Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso do Cávado, e será desenvolvido, pela primeira vez, nas escolas de Barcelos, o RISEe – Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade, apresentado pelo professor Miguel Borges, do Ministério da Educação. Trata-se um programa composto por uma equipa de psicólogos e terapeutas da fala que pretende capacitar as escolas através dos docentes, tendo como objetivos promover a literacia emergente, e a leitura e escrita para alunos do 1º ciclo. Este programa estará em ação de setembro a junho de 2023.

Outros dos projetos a implementar é o “Programa Emoções”, apresentado pela Diretora Técnica da Amar 21, Antónia Ruivo. Visa resolver a desregulação emocional/comportamental como base do insucesso escolar. Este projeto é direcionado aos alunos do 3º e 4º anos do Ensino Básico, pretendendo aumentar e potenciar um desenvolvimento emocional ajustado e o mais saudável possível, bem como apoiar e promover o acompanhamento ao nível parental para lidar com os filhos.

Fotos: CMB.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas