Connect with us

Atualidade

Barcelos: Museu de Olaria recebe exposição “Carlos Barroco e o Artesanato Português”

Exposição na Sala da Capela até 1 de outubro

Publicado

on

A Sala da Capela do Museu de Olaria tem patente, de 1 de julho a 1 de outubro, a exposição “Carlos Barroco e o Artesanato Português”.

Carlos Barroco (Lisboa, 1946-2015) foi uma figura multifacetada e com múltiplos interesses, ficando, sobretudo, conhecido enquanto artista plástico e galerista. Em 1985, fundou a galeria Novo Século, que lhe permitiu dedicar-se profissionalmente ao que realmente lhe interessava: a expressão artística nas suas múltiplas vertentes, da arte popular à contemporânea, do trabalho manual à produção industrial.

Nesta exposição, que é também uma homenagem à vida e obra de Carlos Barroco, procura-se destacar a relevância do seu contributo para o campo do artesanato português, salientando a validade da sua abordagem e perspetiva. Dá-se a conhecer uma parte significativa da sua coleção de figurado de barro, a par de um pequeno conjunto de obras por si produzidas – onde se detetam claras referências à arte popular – e de alguma documentação visual que realizou durante as visitas que fazia aos artesãos. A sua dedicação ao artesanato português resultou, para além da constituição de uma coleção composta sobretudo por figurado de barro, num conjunto de textos, exposições, fotografias e vídeos que, hoje, constituem valiosos documentos textuais e visuais sobre esta área.

Carlos Barroco (1946-2015)

Nasceu em Lisboa, em 1946, cidade onde viveu e trabalhou. Frequentou a Escola de Artes António Arroio e, em 1988, foi bolseiro da S.E.C.. Encontra-se representado na coleção da Caixa Geral de Depósitos e em coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.  Ao longo da sua carreira, realizou exposições no país e no estrangeiro, como por exemplo em Bruxelas, Bélgica e Itália. Está citado nas seguintes monografias: Dictionary Portuguese Paintings – Tanock; Pintura e Escultura em Portugal 1940/1980 – Rui Mário Gonçalves; jornais e publicações diversas. Faleceu em 2015, em Lisboa.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Foto: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas