Connect with us

Atualidade

Barcelos: Município investe 16 milhões no novo ano letivo

Ano escolar arranca com quase 14 mil alunos

Publicado

on

Cerca de 14 mil alunos do ensino público de Barcelos vão frequentar o ano letivo 2023-2024, distribuídos por 92 estabelecimentos de ensino, entre pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos, ensino secundário e ensino técnico-profissional.

O número total de estudantes indica um aumento de mais de 300 alunos em relação ao ano transato, sendo que esse acréscimo acontece quase todo no ensino pré-primário.

Para fazer face às despesas decorrentes do normal funcionamento deste ano letivo, o Município tem prevista uma verba de 16 milhões de euros, montante que se divide da seguinte forma: 9 milhões para despesas com pessoal afeto às escolas; 3,6 milhões destinam-se aos transportes escolares; 2,8 milhões são para financiar as refeições escolares, e mais de meio milhão é contratualizado com as Juntas de freguesia para despesas com a manutenção corrente dos edifícios e espaços exteriores.

Os apoios do Município são planeados e concretizados tendo em conta três princípios: o sucesso educativo; o bem-estar, saúde e cidadania; e os programas terapêuticos.

No que respeita a outros investimentos, a Câmara Municipal volta este ano a oferecer os livros de fichas aos alunos com escalão A, B, e C, num valor a rondar os 75 mil euros, a que se somam mais 80 mil euros contratualizados com os Agrupamentos para apoio aos planos de atividades e projetos das escolas.

Programas para o sucesso educativo

Além destes apoios, o Município continua a colocar à disposição da comunidade escolar – alunos e professores do 9º ao 12º ano – a Plataforma “Escola Virtual”, ferramenta pedagógica que permite o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem e que é também uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Aliás, o Município pretende alargar a disponibilização deste recurso educativo aos alunos do 5º ao 8º ano.

Além da Plataforma Escola Virtual, vai continuar o apoio aos programas de “Educação financeira – No poupar está o ganho”, “Hypatiamat” e “Ensinar e Aprender Português”.

Do mesmo modo, mantêm-se os programas de equitação e natação terapêuticas, e está assegurado o transporte dedicado para as crianças com necessidades de saúde específicas.

Além destes apoios, o Município, através dos seus serviços educativos, assegura um vasto programa de atividades, para o qual foram compiladas informações materializadas em brochuras físicas (separadas por ciclo de estudos, para mais fácil consulta) e totalmente disponíveis online.

Além disso, vai ser reforçado o projeto RISEe junto das comunidades de aprendizagem, desenvolvendo-se o modelo de sessões com os pais e encarregados de educação, com workshops subordinados ao tema “Educamos juntos”, assim como com momentos formativos para educadores e professores do primeiro ciclo.

Dando continuidade ao trabalho do ano transato, vão também ser promovidas várias sessões de edutalks, subordinadas ao tema “A escola que queremos construir”, ciclos de conversas informais sobre educação, com especialistas convidados.

Dados relativos ao Ano Escolar 2023-2024

1 – Nº de escolas sob alçada do Município, incluindo pré-escolar – 92

2 – Nº salas do pré-escolar – 119

3 – Nº de turmas do 1º ciclo – 205

4 – Nº de alunos do pré-escolar – 2.258

5 – Nº de alunos do 1º ciclo – 3.633

6 – Nº de alunos do 2º ciclo – 1.835

7 – Nº de alunos do 3º ciclo – 3.343

8 – Nº de alunos do secundário – 1.911

9 – Nº de alunos do Técnico-Profissional – 3.633

10 – Nº total de alunos das Escolas Públicas – 13.765

11 – Valor do investimento em Fichas de Estudo – 75 mil euros

12 – Valor para apoios a atividades e projetos – 80 mil euros (agrupamentos)

13 -Valor para pequenas reparações e manutenções de edifícios e exteriores – 525 mil euros (Juntas de Freguesia)

14 – Valor do investimento em transportes escolares – 2,8 milhões

15 – Valor do investimento em refeições escolares – 3.6 milhões.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas