Connect with us

Atualidade

Barcelos: Município investe 16 milhões no novo ano letivo

Ano escolar arranca com quase 14 mil alunos

Publicado

on

Cerca de 14 mil alunos do ensino público de Barcelos vão frequentar o ano letivo 2023-2024, distribuídos por 92 estabelecimentos de ensino, entre pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos, ensino secundário e ensino técnico-profissional.

O número total de estudantes indica um aumento de mais de 300 alunos em relação ao ano transato, sendo que esse acréscimo acontece quase todo no ensino pré-primário.

Para fazer face às despesas decorrentes do normal funcionamento deste ano letivo, o Município tem prevista uma verba de 16 milhões de euros, montante que se divide da seguinte forma: 9 milhões para despesas com pessoal afeto às escolas; 3,6 milhões destinam-se aos transportes escolares; 2,8 milhões são para financiar as refeições escolares, e mais de meio milhão é contratualizado com as Juntas de freguesia para despesas com a manutenção corrente dos edifícios e espaços exteriores.

Os apoios do Município são planeados e concretizados tendo em conta três princípios: o sucesso educativo; o bem-estar, saúde e cidadania; e os programas terapêuticos.

No que respeita a outros investimentos, a Câmara Municipal volta este ano a oferecer os livros de fichas aos alunos com escalão A, B, e C, num valor a rondar os 75 mil euros, a que se somam mais 80 mil euros contratualizados com os Agrupamentos para apoio aos planos de atividades e projetos das escolas.

Programas para o sucesso educativo

Além destes apoios, o Município continua a colocar à disposição da comunidade escolar – alunos e professores do 9º ao 12º ano – a Plataforma “Escola Virtual”, ferramenta pedagógica que permite o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem e que é também uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Aliás, o Município pretende alargar a disponibilização deste recurso educativo aos alunos do 5º ao 8º ano.

Além da Plataforma Escola Virtual, vai continuar o apoio aos programas de “Educação financeira – No poupar está o ganho”, “Hypatiamat” e “Ensinar e Aprender Português”.

Do mesmo modo, mantêm-se os programas de equitação e natação terapêuticas, e está assegurado o transporte dedicado para as crianças com necessidades de saúde específicas.

Além destes apoios, o Município, através dos seus serviços educativos, assegura um vasto programa de atividades, para o qual foram compiladas informações materializadas em brochuras físicas (separadas por ciclo de estudos, para mais fácil consulta) e totalmente disponíveis online.

Além disso, vai ser reforçado o projeto RISEe junto das comunidades de aprendizagem, desenvolvendo-se o modelo de sessões com os pais e encarregados de educação, com workshops subordinados ao tema “Educamos juntos”, assim como com momentos formativos para educadores e professores do primeiro ciclo.

Dando continuidade ao trabalho do ano transato, vão também ser promovidas várias sessões de edutalks, subordinadas ao tema “A escola que queremos construir”, ciclos de conversas informais sobre educação, com especialistas convidados.

Dados relativos ao Ano Escolar 2023-2024

1 – Nº de escolas sob alçada do Município, incluindo pré-escolar – 92

2 – Nº salas do pré-escolar – 119

3 – Nº de turmas do 1º ciclo – 205

4 – Nº de alunos do pré-escolar – 2.258

5 – Nº de alunos do 1º ciclo – 3.633

6 – Nº de alunos do 2º ciclo – 1.835

7 – Nº de alunos do 3º ciclo – 3.343

8 – Nº de alunos do secundário – 1.911

9 – Nº de alunos do Técnico-Profissional – 3.633

10 – Nº total de alunos das Escolas Públicas – 13.765

11 – Valor do investimento em Fichas de Estudo – 75 mil euros

12 – Valor para apoios a atividades e projetos – 80 mil euros (agrupamentos)

13 -Valor para pequenas reparações e manutenções de edifícios e exteriores – 525 mil euros (Juntas de Freguesia)

14 – Valor do investimento em transportes escolares – 2,8 milhões

15 – Valor do investimento em refeições escolares – 3.6 milhões.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas