Connect with us

Atualidade

Barcelos: Jovens deputados discutem projetos sobre património

1ª Assembleia Municipal Jovem de Barcelos

Publicado

on

“Debater, ter voz, participar na vida do Município”, esses são os grandes objetivos enunciados por Fernando Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, ao empossar a Assembleia Municipal Jovem do Concelho, numa sessão que contou com a presença de Mário Constantino, presidente do Executivo camarário, e das vereadoras Mariana Carvalho e Elisa Braga. 

No decorrer dos trabalhos, anteontem à tarde, no auditório Municipal de Barcelos, Fernando Pereira sublinhou a importância da Assembleia Municipal Jovem – “um projeto do Município” – na promoção da “cidadania ativa”, pelo que deve ser dada a possibilidade aos jovens de perceber quais são os seus direitos e os seus deveres, perceber como funciona o poder local, distinguir os órgãos executivos dos órgãos deliberativos”, e quais as funções de cada um. “Trata-se de um desígnio que o Município pretende implementar, que é o de fazer os jovens participarem nas políticas locais, daí a importância da Assembleia Municipal Jovem, um fórum que também tem a vantagem de aproximar os eleitos dos seus eleitores, promovendo assim uma ação política mais direta e de maior proximidade”.

Presidente da Câmara enaltece a Assembleia Municipal Jovem enquanto espaço de cidadania

O presidente da Câmara, Mário Constantino, também presente na sessão de anteontem, enalteceu a realização desta iniciativa, afirmando que “em boa hora, a Assembleia Municipal decidiu realizar sessões para jovens, com o propósito fomentar o diálogo entre a juventude e os políticos”. Mário Constantino fez uma breve resenha da atividade municipal e “do exercício que é necessário fazer para gerir um plafond financeiro num município como o de Barcelos, o maior em número de freguesias, num território com uma área de cerca de 400m2, o que faz com que as necessidades sejam muitas e haja dificuldades de equipar e fomentar o desenvolvimento de todas, para que o concelho tenha mais coesão social.

Afirmando que estas sessões da Assembleia Municipal Jovem “vão-nos permitir perceber também quais são os vossos desejos, as vossas ambições, os vossos projetos, as vossas ideias”, o autarca disse que “a Câmara a Assembleia Municipal deve ser visto cada vez mais como um espaço de interação e de exercício de cidadania”, desafiando os jovens a alertar para o que está mal, mas igualmente a apresentar ideias e a serem tolerantes”. 

O Património – projeto vencedor da 1ª Assembleia Municipal Jovem

Nesta 1º sessão, os jovens deputados municipais defenderam e votaram os seus projetos relativos ao tema “O Património”, trocando ideias, esgrimindo argumentos, tendo saído vencedor, votado por maioria, o projeto “ArqueoLab”, apresentado pelos representantes do Agrupamento de Escolas de Vila Cova.

O projeto vencedor visa a constituição de simuladores pedagógicos de arqueologia para jovens, capacitando-os para a necessária interpretação e valorização do território de Barcelos. O “ArqueoLab” visa, ainda, a constituição de equipas de colaboradores para a proteção, valorização e divulgação do património, bem com a organização de campanhas de escavação do património concelhio classificado ou em vias de classificação, em articulação com os serviços de arqueologia e academia.

O Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Pereira, informou que o projeto “ArqueoLab” será debatido na Assembleia Municipal do próximo dia 28, com os representantes dos diversos partidos políticos, sendo depois transformado numa “Recomendação” e apresentado à Câmara Municipal, no sentido de o Município o implementar.

Na segunda sessão da Assembleia Municipal Jovem, que se vai realizar no dia 27 de abril, vão participar os alunos do terceiro ciclo, das escolas do concelho.

Projetos discutidos e votados na 1ª Assembleia Municipal Jovem

– “ArqueoLab” I Agrupamento de Escolas de Vila Cova

– “Continuar Isabelinha” I Agrupamento de Escolas Vale D´Este

– “Trilhando História” I Agrupamento de Escolas Vale do Tamel

– “Barcelos – A História de uma lenda” I Conservatório de Música de Barcelos

– “Lendas em cena” I Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos – ETG

– “Pontes intermunicipais de Culturalidade” I Escola Profissional Profitecla

– “Jogo da “Glória” dos Caminhos de Santiago” – Etapa de Barcelos I Associação Comercial e Industrial de Barcelos – ACIB.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas