Connect with us

Atualidade

Barcelos: José Cid, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira para quatro noites/concertos memoráveis na Festa das Cruzes

Religião, tradição e animação com Victor Rodrigues e Jorge Loureiro a fazerem as honras da casa

Publicado

on

A Festa das Cruzes está de volta. “E que festa!”, afirma o Município. No arranque das grandes romarias minhotas, Barcelos “prima por apresentar um cartaz de luxo, a prometer grandes enchentes na cidade e sobretudo na Frente Ribeirinha, no palco das Cruzes, espaço privilegiado” para receber os concertos de José Cid e seus convidados, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira. Na animação, além dos concertos destes grandes nomes da música portuguesa, haverá, ainda, espaço para os populares cantores barcelenses: Vítor Rodrigues e Jorge Loureiro, no palco Barcelos e para o programa “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas. 

Na apresentação do programa, o presidente da Câmara assegurou que “a edição 2023 da Festa das Cruzes tem todos os condimentos para ser um sucesso popular. A Religião, a Tradição e a Animação unem os principais momentos das festividades, tecendo uma programação diversificada, cujas atividades procuram agradar ao maior número de pessoas possível”, disse. Antes, já a vereadora da Cultura tinha enumerado o programa, cujas atividades incidem na religiosidade, etnografia, folclore, cultura, lazer e animação.

Religiosidade – Missa Solene, Procissão e Tapetes de Pétalas

No plano religioso, a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, no dia 3 de maio, às 16h30, na qual desfilam as cruzes das 89 paróquias do concelho, é o ponto alto desta romaria. 

Da parte da manhã, no feriado 3 de maio, há lugar para a celebração, pelas 11h30, da Missa Solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Antes, logo no primeiro dia da festividade, sexta-feira, 28 de abril, são inaugurados os Tapetes de Pétalas de Florais Naturais, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Destaque, também, para a inauguração dos Tapetes de Flores do Caminho de Santiago, patente no Largo Dr. José Novais, no dia 29, sábado, pelas 15h00.

Tradição – Bandas Filarmónicas, Desfile Etnográfico, Batalha das Flores, Sessões de Pirotecnia

A grande novidade da edição deste ano é a realização do Desfile Etnográfico pelos Grupos de Folclore de Barcelos, que avança, pelas 16 horas, no dia 29 de abril, na Avenida da Liberdade. Nesse mesmo dia, acontece também a primeira sessão dos Fogos das Cruzes, mais concretamente o Fogo de Artifício da Ponte dos Peregrinos de Santiago, com as margens do rio Cávado iluminadas com milhares de “lumes vivos”.

Na noite seguinte, domingo, pelas zero horas, volta a haver nova sessão de fogo: o piromusical da Festa das Cruzes, no Largo da Porta Nova.

E chegados ao 1º de maio, feriado, Dia do Trabalhador, às 11 horas, é tempo para o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, que vão atuar no coreto do Jardim Velho.

Na terça-feira, 2 de maio, outra novidade na programação da Festa: Recriação da Passagem da Rainha Santa Isabel por Barcelos, pelas 18 horas, no Centro Histórico da Cidade. O dia termina com mais uma sessão de pirotecnia – Fogo de Santiago, na Frente Ribeirinha.

No feriado de 3 de maio, tal como já foi sublinhado, é o dia da Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, mas, dessa manifestação, há também o concerto de encerramento das festividades pelo Coral Magistrói acompanhado por Orquestra, seguindo-se a última sessão de pirotecnia, com a sessão de Fogo Preso Tradicional de Romaria.

Animação – Concertos Musicais, Feira Popular, “Bamos às Cruzes”

Barcelos vai ter uma Festa das Cruzes recheada de excelentes concertos repartidos pelo palco Cruzes na Frente Ribeirinha e pelo palco Barcelos, na Avenida da Liberdade.

Logo no 1º dia, sexta-feira, 28 de abril, pelas 22 horas, o palco Barcelos recebe o Tributo a Chico Buarque: “Quem te viu e quem te vê”. No dia seguinte, sábado, 29 de abril, também no palco Barcelos, pelas 19h30, atua o artista barcelense, Jorge Loureiro, sendo que nessa noite o grande destaque vai para a música de José Cid, e seus convidados, num concerto que avança pelas 21h45, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha. 

O programa de domingo abre com a Banda de Música da Ponte, no Coreto do Jardim Velho, prossegue com o Festival Luso-galaico, no palco Barcelos, pelas 15h00, e termina em grande com a presença de Pedro Abrunhosa, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, a partir das 21h45.

No feriado 1º de maio, durante toda a manhã, Barcelos vai dominar as audiências do programa “Aqui Portugal” da RTP, e também da TV Galiza, que farão uma emissão especial sobre Barcelos e a sua grande Festa. Entretanto, também durante a manhã, decorre o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, no coreto do Jardim Velho.

À noite, mais um concerto memorável e imperdível. A Frente Ribeirinha vai ser pequena para acolher os milhares de pessoas que irão assistir ao concerto de Diogo Piçarra. Ponto de encontro, palco Cruzes, 21h45.

Na terça-feira, 2 de maio, em termos musicais há mais dois grandes momentos: no palco Barcelos, o popular Victor Rodrigues toca e canta a partir das 19h30, e no fecho da noite, doze anos depois, Tony Carreira volta a Barcelos para delírio dos milhares dos seus fãs. O concerto acontece no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, e tem início às 21h45.

Além destes momentos musicais, haverá também, durante todo o período das festividades, a programação do “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas.

Quanto à Feira Popular, continua a assentar arrais no Campo da Feira, havendo, uma vez mais, espaço para o parque de diversões e para a praça da alimentação. No parque da cidade, vai decorrer a habitual feira automóvel e de máquinas agrícolas.

Imagem: CMB.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas