Connect with us

Atualidade

Barcelos: José Cid, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira para quatro noites/concertos memoráveis na Festa das Cruzes

Religião, tradição e animação com Victor Rodrigues e Jorge Loureiro a fazerem as honras da casa

Publicado

on

A Festa das Cruzes está de volta. “E que festa!”, afirma o Município. No arranque das grandes romarias minhotas, Barcelos “prima por apresentar um cartaz de luxo, a prometer grandes enchentes na cidade e sobretudo na Frente Ribeirinha, no palco das Cruzes, espaço privilegiado” para receber os concertos de José Cid e seus convidados, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira. Na animação, além dos concertos destes grandes nomes da música portuguesa, haverá, ainda, espaço para os populares cantores barcelenses: Vítor Rodrigues e Jorge Loureiro, no palco Barcelos e para o programa “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas. 

Na apresentação do programa, o presidente da Câmara assegurou que “a edição 2023 da Festa das Cruzes tem todos os condimentos para ser um sucesso popular. A Religião, a Tradição e a Animação unem os principais momentos das festividades, tecendo uma programação diversificada, cujas atividades procuram agradar ao maior número de pessoas possível”, disse. Antes, já a vereadora da Cultura tinha enumerado o programa, cujas atividades incidem na religiosidade, etnografia, folclore, cultura, lazer e animação.

Religiosidade – Missa Solene, Procissão e Tapetes de Pétalas

No plano religioso, a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, no dia 3 de maio, às 16h30, na qual desfilam as cruzes das 89 paróquias do concelho, é o ponto alto desta romaria. 

Da parte da manhã, no feriado 3 de maio, há lugar para a celebração, pelas 11h30, da Missa Solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Antes, logo no primeiro dia da festividade, sexta-feira, 28 de abril, são inaugurados os Tapetes de Pétalas de Florais Naturais, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Destaque, também, para a inauguração dos Tapetes de Flores do Caminho de Santiago, patente no Largo Dr. José Novais, no dia 29, sábado, pelas 15h00.

Tradição – Bandas Filarmónicas, Desfile Etnográfico, Batalha das Flores, Sessões de Pirotecnia

A grande novidade da edição deste ano é a realização do Desfile Etnográfico pelos Grupos de Folclore de Barcelos, que avança, pelas 16 horas, no dia 29 de abril, na Avenida da Liberdade. Nesse mesmo dia, acontece também a primeira sessão dos Fogos das Cruzes, mais concretamente o Fogo de Artifício da Ponte dos Peregrinos de Santiago, com as margens do rio Cávado iluminadas com milhares de “lumes vivos”.

Na noite seguinte, domingo, pelas zero horas, volta a haver nova sessão de fogo: o piromusical da Festa das Cruzes, no Largo da Porta Nova.

E chegados ao 1º de maio, feriado, Dia do Trabalhador, às 11 horas, é tempo para o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, que vão atuar no coreto do Jardim Velho.

Na terça-feira, 2 de maio, outra novidade na programação da Festa: Recriação da Passagem da Rainha Santa Isabel por Barcelos, pelas 18 horas, no Centro Histórico da Cidade. O dia termina com mais uma sessão de pirotecnia – Fogo de Santiago, na Frente Ribeirinha.

No feriado de 3 de maio, tal como já foi sublinhado, é o dia da Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, mas, dessa manifestação, há também o concerto de encerramento das festividades pelo Coral Magistrói acompanhado por Orquestra, seguindo-se a última sessão de pirotecnia, com a sessão de Fogo Preso Tradicional de Romaria.

Animação – Concertos Musicais, Feira Popular, “Bamos às Cruzes”

Barcelos vai ter uma Festa das Cruzes recheada de excelentes concertos repartidos pelo palco Cruzes na Frente Ribeirinha e pelo palco Barcelos, na Avenida da Liberdade.

Logo no 1º dia, sexta-feira, 28 de abril, pelas 22 horas, o palco Barcelos recebe o Tributo a Chico Buarque: “Quem te viu e quem te vê”. No dia seguinte, sábado, 29 de abril, também no palco Barcelos, pelas 19h30, atua o artista barcelense, Jorge Loureiro, sendo que nessa noite o grande destaque vai para a música de José Cid, e seus convidados, num concerto que avança pelas 21h45, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha. 

O programa de domingo abre com a Banda de Música da Ponte, no Coreto do Jardim Velho, prossegue com o Festival Luso-galaico, no palco Barcelos, pelas 15h00, e termina em grande com a presença de Pedro Abrunhosa, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, a partir das 21h45.

No feriado 1º de maio, durante toda a manhã, Barcelos vai dominar as audiências do programa “Aqui Portugal” da RTP, e também da TV Galiza, que farão uma emissão especial sobre Barcelos e a sua grande Festa. Entretanto, também durante a manhã, decorre o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, no coreto do Jardim Velho.

À noite, mais um concerto memorável e imperdível. A Frente Ribeirinha vai ser pequena para acolher os milhares de pessoas que irão assistir ao concerto de Diogo Piçarra. Ponto de encontro, palco Cruzes, 21h45.

Na terça-feira, 2 de maio, em termos musicais há mais dois grandes momentos: no palco Barcelos, o popular Victor Rodrigues toca e canta a partir das 19h30, e no fecho da noite, doze anos depois, Tony Carreira volta a Barcelos para delírio dos milhares dos seus fãs. O concerto acontece no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, e tem início às 21h45.

Além destes momentos musicais, haverá também, durante todo o período das festividades, a programação do “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas.

Quanto à Feira Popular, continua a assentar arrais no Campo da Feira, havendo, uma vez mais, espaço para o parque de diversões e para a praça da alimentação. No parque da cidade, vai decorrer a habitual feira automóvel e de máquinas agrícolas.

Imagem: CMB.

Atualidade

Alunos de Media Arts da Universidade do Minho expõem trabalhos ao público

Publicado

on

A Galeria do Paço – Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), no centro de Braga, recebe, de 3 a 23 de junho, a “2ª eMMA – Exposição do Mestrado em Media Arts”, com uma dezena de trabalhos audiovisuais dos estudantes daquele curso. A entrada é livre.

A inauguração da mostra realizou-se este sábado, pelas 15h30, com a presença do diretor artístico do espaço gnration e da iniciativa Braga Media Arts, Luís Fernandes, e, pela UMinho, da diretora do Departamento de Ciências da Comunicação, Felisbela Lopes, do diretor do mestrado, Daniel Brandão, do coordenador do “Projeto Laboratorial em Media Arts II” (a disciplina em que se desenvolveu os trabalhos este ano letivo), João Martinho Moura, e dos estudantes.

“A exposição tem peças visual e sonoramente muito impactantes e resulta do espírito coletivo e de entreajuda que se vive neste mestrado, que é um verdadeiro laboratório experimental de arte, comunicação e tecnologia digital”, explica Daniel Brandão. “Os alunos têm diferentes experiências pessoais e profissionais, o que permite cruzar interesses, conhecimentos tecnológicos e sensibilidades artísticas”, acrescenta. A mostra, que teve uma primeira edição em 2022, é um dos resultados do plano de estudos do curso na sua relação com a sociedade, esperando despertar a curiosidade de interessados pela área, alunos e investigadores.

O mestrado em Media Arts nasceu em 2021 e ambiciona reforçar a centralidade da UMinho no plano cultural e criativo de Braga, que, desde 2017, faz parte da rede da UNESCO Creative Cities Network. Este mestrado é uma colaboração do Instituto de Ciências Sociais, da Escola de Engenharia e da Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho, tendo o apoio da Braga Media Arts e do gnration.

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Parque Urbano da Cidade acolhe Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar até domingo

Publicado

on

O Parque Urbano da Cidade de Anadia acolhe, até domingo, a Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar, numa organização da Câmara Municipal. Mais de 40 expositores estão presentes no certame, por forma a sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma alteração de comportamentos em prol de um ambiente mais sustentável e a promoção de hábitos de vida saudáveis.

A sessão de abertura foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que, na ocasião, deu as boas vindas a todos os participantes.

Referiu-se ao facto de este ano a Feira do Ambiente “abraçar mais duas áreas”, Saúde e Bem-estar, o que no seu entendimento, “faz todo o sentido, uma vez que se complementam”, acrescentando que, “para além de comportamentos ambientais, precisamos também de pensar em melhores hábitos de saúde, alimentação e bem-estar”.

O objetivo do certame “é sensibilizar a comunidade para estas matérias tão importantes, para que tenhamos melhor qualidade de vida e, simultaneamente, um ambiente mais sustentável”, adiantou ainda, considerando que “os alunos são os melhores mensageiros, para levarem às respetivas famílias as melhores práticas”.

A autarca finalizou com um agradecimento público a todos os que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que o certame se pudesse concretizar.

Para além dos expositores, paralelamente, decorre um conjunto de iniciativas, desde workshops e rastreios, exposições, ateliers ambientais e de artes plásticas, demonstrações de aulas de treino funcional, spinning, yoga, kickboxing e tabata, até animação infantil e outras ações de divulgação das entidades participantes. Existe ainda um espaço dedicado à restauração, onde são servidos almoços e jantares biológicos. A animação musical está a cargo do Agrupamento de Escolas de Anadia.

Da programação do certame, de destacar, ainda, dia 3, sábado, pelas 16h00, no Museu do Vinho Bairrada, a conferência “Compreender a PHDA – Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção”, numa parceria do Município de Anadia, com o Agrupamento 221 Anadia – Corpo Nacional de Escutas.

Neste mesmo dia, mas no recinto da Feira, pelas 17h00, decorre uma Mesa Redonda, subordinada ao tema ‘Nós e o plástico’, com a presença de Patrícia Carvalho, coordenadora do projeto “Pacto Português para os Plásticos”; de Bruno Melo, CEO da Magnusberry; e de José Calhoa, administrador da ERSUC, com a moderação de Oriana Pataco, diretora do Jornal da Bairrada.

No último dia, domingo, durante a manhã, a partir das 9h00, terá lugar a caminhada “Anadia + Verde”, em parceria com o Clube Saca Trilhos e o Ginásio Cross Company, numa extensão de sete quilómetros.

A tarde é dedicada às crianças, no âmbito do Dia Internacional da Criança, com muita animação e atividades para os mais novos.

O certame pode ser visitado, no sábado, dia 3, entre as 10h00 e as 23h00; e no domingo, dia 4, das 10h00 às 19h00. As entradas são livres.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos está a celebrar Semana do Ambiente

Publicado

on

No segundo dia da Semana do Ambiente, promovida pelo Município de Barcelos, decorreu, esta manhã, no auditório dos Paços do Concelho, a apresentação do projeto Planeta Slow pela cantora Áurea. Este projeto consiste numa ação pedagógica que tem como objetivo “Educar para a Sustentabilidade”, nas suas diferentes dimensões: social, económica e ambiental.

Perante um auditório lotado de alunos do 3º ciclo e do secundário, a popular artista não só cantou, como sensibilizou a plateia para a necessidade de estilos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis, nomeadamente, na alimentação e no vestuário.

Recorde-se que já ontem se realizaram as iniciativas “Mostra de Produtos Biológicos” – ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais, e o workshop de showcooking, Cozinha Sustentável, dinamizado por Marta Cortez.

Amanhã (sábado) da parte da tarde, entre as 14h30 e as 18h00, decorre a já tradicional descida do rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos, um percurso com cerca de oito quilómetros.

Na segunda-feira, dia 5, a partir das 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, resultado do projeto dirigido às escolas e que consiste numa passagem de modelos de vestuário realizados pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados.

A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 de junho com o workshop de “Cosmética Natural”, das 10h30 às 12h30, no Estádio Cidade de Barcelos. Entretanto, até ao final do mês, está patente no Theatro Gil Vicente a “Exposição Património Ambiental, Concurso de Fotografia”.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas