Atualidade
Barcelos: Jazz ao Largo está de regresso para quatro dias imperdíveis
Espetáculos entre 08 e 11 de setembro

O Jazz vai invadir a cidade de Barcelos, com a realização de mais uma edição de “Jazz ao Largo”, a decorrer de 08 a 11 de setembro, no Centro Histórico de Barcelos, numa simbiose perfeita entre música, verão, história e património.
Nesta sétima edição do Festival, vão estar presentes alguns dos mais conceituados artistas de renome internacional, em paralelo com o jazz que se toca em Portugal, e a que se juntam os músicos jazzistas barcelenses. Estão, assim, criadas as condições para que possa assistir a uma mão cheia de espetáculos, que se dividirão, ao longo de quatro dias, entre o Largo Dr. Martins Lima, o Theatro Gil Vicente, o Claustro da Câmara Municipal e o Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Festival “Jazz ao Largo” arranca a 8 de setembro com um concerto de música improvisada de estreia do Ensemble JAL, protagonizado pelo cantor e multi-instrumentalista Luís Castro. Este concerto realiza-se no Largo Dr. Martins Lima e conta com a participação de elementos da Big Band da Banda Musical de Oliveira. Nessa mesma noite, antes do espetáculo, pelas 22h00, a ZOOM Cineclube exibe o filme “The Boat”, de Bustor Keaton e Edward Cline.
No dia seguinte, sexta-feira, 9 de setembro, também no Largo Dr. Martins Lima, é tempo para ouvir L.U.M.E. – Lisbon Underground Music Ensemble, composto por músicos de jazz e música erudita, projeto criado e dirigido por Marco Barroso, pianista e compositor.
Jazz ao Largo com sons internacionais
O caráter internacional do “Jazz ao Largo” fica expresso pela presença de Stefano Pilia, um guitarrista e compositor nascido em Génova e radicado em Bolonha, que atua sábado, 10 de setembro, às 17h00, no Claustro dos Paços do Concelho.
Horas mais tarde, depois da incursão pelos sons vindos de Itália, o Festival Jazz ao Largo acolhe música vinda de Inglaterra, com os “Get the Blessing”, quarteto de jazz-rock oriundo de Bristol, formado pelos músicos Clive Dreamer (Portishead/Radiohead); Jack McMurchie (Portishead), Pete Judge (Three Can Whale) e Jim Barr (Portishead/Peter Gabriel). Este concerto também decorre no dia 10 de setembro, no Largo Dr. Martins Lima, e tem início marcado para as 22h00.
O Festival prossegue a 11, domingo, às 10h00, com o workshop para crianças: “Caixas Bruitas”, em conjunto com a Associação Sonoscopia, onde será dada a oportunidade aos mais novos de construírem dispositivos sonoros. Do mesmo modo, reforçando a componente educacional do Festival, há um workshop de improvisação liderado pelo músico Pete Judge, com início às 15h00.
O Jazz ao Largo encerra com o concerto de Pete Judge, às 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Este Festival é promovido pelo Município de Barcelos e tem a curadoria do barcelense Pedro Oliveira.
Pode reservar o bilhete para os espetáculos no Theatro Gil Vicente, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, através do e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou por telefone (253 809 694).
Imagem: CMB.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca