Connect with us

Atualidade

Barcelos foi palco do teatro em línguas minoritárias

LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias foi um sucesso

Publicado

on

“Este Festival, único a nível nacional e internacional, conquistou, através do teatro, um palco para um património de territórios e pessoas que falam línguas minoritárias e que foi um enorme sucesso, tanto pelo interesse de companhias, agentes culturais e organizações de várias partes do mundo que pretendem participar na edição de 2026, como pela adesão do público que todos os dias marcou presença nas diversas sessões e atividades”. É desta maneira que a organização do LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias, que decorreu no Theatro Gil Vicente, na cidade de Barcelos, faz o balanço deste certame.

A organização do Festival foi da companhia de Teatro de Balugas e do Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias, com o financiamento do Município de Barcelos, da Fundação INATEL e o apoio de várias entidades nacionais e internacionais.

Com abertura na sexta-feira, a noite ficou marcada pela apresentação da peça “O Milagre das Cruzes”, pela companhia de teatro da APACI, numa encenação interpretada em língua gestual portuguesa. Desta forma se promoveu o conhecimento e o contacto com uma língua minoritária através da obra protagonizada pela Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão, de Barcelos, que trabalha artisticamente a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade através do teatro.

No sábado, da Galiza, chegou o premiado trabalho “O Meu Mundo non é deste Reino” do Teatro da Ramboia, que trouxe a palco a língua galega e, de Marrocos, a companhia Blanc’art de Casablanca estreou o espetáculo “Soupir” em dialeto darija.

O Festival continuou no domingo, e foi dedicado ao público infantil que teve oportunidade de assistir, em língua cabo-verdiana ou crioulo, ao espetáculo “Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto” pela mão do Saaraci Coletivo Teatral, companhia na diáspora entre Portugal e Cabo Verde.

Integrado no programa do Festival, realizaram-se no palco exterior do Theatro Gil Vicente os concertos do grupo “A Ponte Vella”, um espetáculo de música tradicional galega, e do projeto “Sons de Barro” da Banda Musical de Oliveira. Houve também espaço para formação com a oficina para crianças sobre língua mirandesa, dirigida por Duarte Martins, autor e professor de mirandês.

O evento teve, ainda, um debate sobre a importância do teatro como expressão para a salvaguarda e a difusão das línguas minoritárias, focando o trabalho das companhias presentes no seu território. Foi feita também a apresentação do contexto cultural de cada uma das línguas desta edição, com a presença de criadores, programadores e diretores de companhias e associações internacionais.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas