Atualidade
Barcelos: Exposição “Cruzes”, de Martinho Dias, na Galeria Municipal de Arte
Inserida na programação da Festa das Cruzes

“Cruzes”, de Martinho Dias, é o tema da exposição que abre no próximo sábado, 22 de abril, às 16h30, na Galeria Municipal de Arte. A iniciativa está inserida na programação cultural da Festa das Cruzes, que, de resto, serviu de inspiração para esta mostra que apresentará Cruzes um conjunto de obras recentes deste consagrado artista. Martinho Dias, cujas narrativas se inspiram e ampliam a partir de alguns dos aspetos da sua cultura.
A exposição, que vai estar patente até 17 de junho, poderá ser vista de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 18h00.
Sobre o autor
Martinho Dias foi professor de Artes Visuais até 2009, ano em que passou a dedicar-se inteiramente à atividade artística. Ilustrou diversos livros de literatura infanto-juvenil tendo participado, em 2003, na Bienal de Ilustração de Bratislava. O seu trabalho integra diversas coleções e tem sido mostrado regularmente em Portugal e no estrangeiro, em exposições individuais e coletivas, bienais, simpósios e feiras de arte. Em 1999, é um dos representantes de Portugal no concurso “The Winsor & Newton Worldwide Millennium Painting Competition”, com exposição em Londres, Estocolmo e Nova Iorque. Entre 2003 e 2005, realiza a obra fotográfca “Two Parts Invention”, em parceria com o artista e compositor alemão, Peter Ablinger, que viria a ser mostrada pela primeira vez em 2008, na exposição “arte x arte – Bogotá08”, Colômbia. Em 2005, participa em “Imagens Projectadas # instalações sonoras”, Lisboa, numa organização do escritor e crítico musical Rui Paes.
Dos seus projetos “Pinturas Escritas” e, mais tarde, “Pangea”, contou com a participação de, entre outros, António Victorino D’Almeida, Eurico Carrapatoso, Amélia Muge, Kepa Junkera, Bruce Gertz, Robert Rich, Gianluigi Trovesi, o artista e performer italiano Alzek Misheff, para além de Peter Ablinger e Pauline Oliveros.
Em 2006, Martinho Dias faz a sua primeira exposição individual no Brasil-Salvador, na Galeria Cañizares. Em 2007 vence (ex-áqueo) o 1º Prémio “Corpo em Expressão”, pelo Espaço Servartes, Porto e participa na ArtMADRID, pela Galeria António Prates. Em 2011, participa na ART PARIS, Grand Palais, pela Saatchi Art.
Em 2012, recebe, do Município da Trofa, a “Medalha de Mérito Cultural” e é convidado a representar Portugal no “10º Simpósio Artístico Internacional”, em Saarbrücken, na Alemanha. Ainda no mesmo ano, o curador Chenoa Solis destaca o seu trabalho na rubrica semanal da Saatchi Art Gallery, de Londres. Entre 2013 e 2017, participa como convidado na bienal internacional “Isola dei Colori”, Sardenha – Itália. Em 2014, a sua primeira obra em vídeo, PANGEA, (50’) estreia-se na bienal SCHOK’2014, na Holanda, a convite do seu diretor, Jaap Borgers. No ano seguinte é convidado pela Artkate Galerie, Berlim, a participar na exposição ATTITUDES.
A propósito da exposição individual “Martinho Dias: 005015”, no Museu Municipal de Espinho, 2015, é convidado pelo escritor Valter Hugo Mãe para o seu programa na Porto Canal. É convidado para a rubrica “Inside the Studio”, da Saatchi Art, Londres, e participa na “ART MARKET: BUDAPEST”, pela Léna and Roselly Gallery, Hungria. No mesmo ano, a Galeria MAC, Lisboa, atribui-lhe os prémios “MAC’2015 Hilário Teixeira Lopes”, e em 2018, o “Prémio MAC’ 2018 Prestígio”. Em 2016, a revista BER – Blue Earth Review, Minnesota State University, EUA, publica um conjunto de trabalhos seus. Nesse mesmo ano, o Município de VN Famalicão convida Martinho Dias para o projeto “Artista no Município” que culminou com a exposição “A Corja”, na Casa das Artes. Em 2017, expõe “aeroPORTO”, no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto. Em 2018, participa na exposição “Amadeo”, comemorativa do centenário da morte de Amadeo de Souza-Cardoso, no Museu Municipal de Espinho. Em 2020, mostra a exposição “Penas”, no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha. No mesmo ano, Martinho Dias é convidado por Stella Jurgen para o seu programa televisivo “Stella’s Studio”, na Camões TV, Toronto, e é entrevistado pela Revista RUA, “Martinho Dias – a arte como motivo de prazer”. É ainda convidado a intervir na bienal SCHOK’2020, na Holanda e a integrar a residência artística “Maison de l’ Artiste” – Piazza Armerina, Itália. Ambas as atividades acabariam por ser canceladas devido à COVID-19.
Imagem: CMB.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca