Connect with us

Atualidade

Barcelos cria Rede Municipal de Saúde Mental

Constituída por 70 instituições

Publicado

on

Foi constituída, ontem, em Barcelos, a Rede Municipal de Saúde Mental. A cerimónia aconteceu no âmbito do 1º Fórum – Barcelos Capital Mundial da Saúde Mental, que decorreu no Auditório Eng.º António Tavares, no IPCA – Politécnico do Cávado e do Ave. Ao todo, a rede é constituída por 70 instituições do concelho.

O Fórum realizado ontem aconteceu no âmbito das ações preconizadas, aquando da atribuição do título “Barcelos 1ª Capital Mundial da Saúde Mental”, ocorrido a 1 de dezembro do ano passado. Na iniciativa de ontem, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes expressou “a maior honra e o enorme orgulho que foi para Barcelos receber o título de 1ª Capital Mundial da Saúde Mental e de podermos agora estar a dar continuidade aos trabalhos decorrentes dessa nomeação. Agradeço a todas as associações que se quiseram associar a esta rede, um momento histórico, único e de alguma maneira ambiciosa e que nos dá esperança de encontrar as melhores respostas para esta área. Não há saúde sem termos atenção à saúde mental”, vincou o autarca, acabando por agradecer à Fundação Manuel António da Mota, na pessoa do seu Presidente da Comissão Executiva, Rui Pedroto, pelo apoio prestado, e às associações barcelenses que se quiseram associar a esta rede. 

Por seu lado, António Ribeiro, vereador da Ação Social do Município de Barcelos, historiou o processo que conduziu a este 1º Fórum, e sublinhou, agradecendo, aos convidados – especialistas de renome na área da Saúde Mental, na infância e na adolescência – que aceitaram participar na mesa-redonda “Intervenções em Saúde Mental na Infância e Adolescência”.

Vereador António Ribeiro (Foto: CMB)

Esta ação, moderada pelo Professor Francisco Sampaio, da Coordenação Regional de Saúde Mental da Região Norte, contou as participações de António Nabais, Professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Catarina Pereira, Diretora do Serviço de Psiquiatria da ULS Fernando da Fonseca; Teresa Maia, Coordenadora Regional de Saúde Mental LVT e Otília Queirós, Diretora do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ULS Santo António.

Também participaram na sessão, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, de Pedro Morgado, Coordenador Regional de Saúde Mental da ARS Norte e o Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, Rui Pedroto.

Durante a ação, foi visionada uma mensagem do Presidente da Direção da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama, regozijando-se pelo compromisso e toda a dedicação que Barcelos tem dado ao título conquistado no ano passado.

Instituições que compõem a Rede Municipal de Saúde Mental

ACIB

Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes

Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho

Agrupamento Escolas Alcaides de Faria

Agrupamento Escolas Barcelos

Agrupamento Escolas Vale Tamel

Agrupamento Escolas Viatodos

Amar 21

APAC – Associação de Pais e Amigos das Crianças

APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão

APPDA Minho – Associação Portuguesa de Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

ARCA

Associação Couto Vivo

Associação d’Improviso

Associação Diabéticos do Mundo

Associação Humanitária Bombeiros Viatodos

Associação Humanitária de Santa Eugénia

Associação Perelhal Solidário

Associação Nacional AVC

Barcelos Sénior

Barcelos Solidário

Carapeços Solidário

Casa de Saúde S. José

Casa do Povo de Alvito

Casa Povo Macieira

Centro Comunitário Moinhos de Vento

Centro Social de Aguiar

Centro Social de Arcozelo

Centro Social de Balugães

Centro Social de Chorente

Centro Social de Durrães

Centro Social de Remelhe

Centro Social e Paroquial Tregosa

Centro Social Vale do Homem

Colégio La Salle

Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)

Cruz Vermelha de Barcelos

Cruz Vermelha de Macieira de Rates

EMEC

Escola Secundária de Barcelinhos

Fundação AMA Autismo

GASC – Grupo de Ação Social Cristã

GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação

Hospital de Barcelos

ICAD – Centro de Respostas Integradas de Braga

IEFP – Instituto de emprego e Formação Profissional

Instituto Renascer

Instituto S. João De Deus

IPCA – Instituto Politécnico do Cave e do Ave

Junta de Freguesia de Alvelos

Junta de Freguesia de Arcozelo

Junta de Freguesia Cambeses

Junta de Freguesia de Carapeços

Junta de Freguesia da Lama

Junta de Freguesia de Perelhal

Junta de Freguesia de Rio Covo Santa Eugenia

Junta de Freguesia de Tamel S. Veríssimo

Kerigma

Liga Portuguesa Cancro

Médicos do Mundo

Profitecla

PSP – Polícia de Segurança Pública

Recovery IPSS

Rotary Club Barcelos

Segurança Social

SOPRO

UF Negreiros e Chavão

UF Vila Cova e Feitos

ULS Barcelos/Esposende.

Fotos: CMB.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Programação de julho no Theatro Gil Vicente

Publicado

on

A programação cultural do TGV para o mês de julho arranca, no dia 2, com o filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, de Sérgio Graciano. Trazida pelo Cineclube ZOOM, esta película revela histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril. No dia 9, prossegue o cinema com “Ainda temos o Amanhã”, de Paola Cortellesi; e no dia 23, “A Quimera”, de Alice Rohrwacher. As sessões são às 21h30, no Largo Dr. Martins Lima.

No domínio musical, a sala de espetáculos do Gil Vicente recebe um concerto promovido pelo Ciclo Jazz ao Largo: Hugo Carvalhais, um dos mais talentosos contrabaixistas da sua geração, atua no dia 11 julho, às 22h00.

O dia 6 é dedicado ao teatro, com a peça “Jackpot”, uma comédia de Jean-Pierre Martinez, um dos autores contemporâneos mais representado em França e em outros países francófonos, protagonizada pela atriz, Rita Ribeiro, e conta a história de Pedro e Cristina, um casal de classe média que atravessa uma pequena crise financeira.

Ainda no teatro, o programa “Em Família” regressa nos dias 7 e 14 de julho, com as peças: “Carripana”, pela Lama Teatro, no dia 7 de julho. Já no dia 14, é a vez da peça “Perdidos, mas pouco!”, pel’ A Bolha – Teatro com Marionetas. No dia 28, há duas sessões de teatro para bebés: “Capuchinho”, às 10h00 e 11h30, pela TeatroPlage.

Noutro registo, o stand-up está de regresso ao palco do TGV, desta feita, Diogo Faro anima o dia 10, às 21h30, com o espetáculo “Processo de Humanização em Curso”, inserido no ciclo das “4.ªs loucas”.

1ª Mostra de Teatro internacional                                                                                                   

Além da produção nacional, o Theatro Gil Vicente abre portas ao teatro internacional. Assim, no dia 24 de julho, às 21h30, sobe à cena a peça “Pedido & Casamento” de Anton Tchekhov, pelo Teatro Nacional Qashqadaryo | Karshi / Uzbequistão, uma coprodução internacional CTB.

Comemoração Dia dos Avós                                                                                                                                

No âmbito da comemoração do Dia dos Avós, que se assinala a 26 de julho, a companhia “Sons Vadios” leva a palco no dia 31, a performance de música e teatro “Assim deverá eu ser”, com duas sessões: 10h30 e 14h30.

Ainda dentro da programação do Theatro Gil Vicente para o mês de julho constam os espetáculos do Festival Vaudeville Rendez-Vous.

Nota: Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Conselho Municipal de Saúde toma posse

Publicado

on

Tomou, anteontem, posse o Conselho Municipal de Saúde, órgão com competência, entre outros, para contribuir para a definição de uma política de saúde a nível municipal, emitir parecer sobre a estratégia municipal de saúde, emitir parecer sobre o planeamento da rede de unidades de cuidados de saúde primários, e propor o desenvolvimento de programas de promoção de saúde e prevenção da doença.

Além disso, o Conselho Municipal de Saúde deve promover a troca de informações e cooperação entre as entidades representadas, recomendar a adoção de medidas e apresentar propostas e sugestões sobre questões relativas à saúde, e analisar o funcionamento dos estabelecimentos de saúde integrados no processo de descentralização.

Composição do Conselho Municipal de Saúde

Presidido pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, o Conselho é composto pelos seguintes elementos:

Fernando dos Santos Pereira – Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos;

José Manuel Padrão Ferreira – Representante das Freguesias;

Fernando Alberto da Conceição Ferreira – Representante da ULS Barcelos/Esposende (cuidados primários);

Marta Silva Lemos – Representante da ULS Barcelos/Esposende;

Maria do Carmo Silva – Representante da Segurança Social Braga;

Luís Daniel Sousa Fernandes, Representante das IPSS;

Diogo Valadas Pontes – Representante das Associações da área da Saúde. 

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos dá a conhecer os vinhos verdes do concelho

Publicado

on

O Município de Barcelos participou, no passado fim de semana, na FNA – Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, inserido no stand da Casa dos Territórios Vinhateiros, em dia dedicado à Região do Vinho Verde.

A participação neste certame insere-se na estratégia de dar a conhecer, através de ações de degustação, alguns dos vinhos verdes produzidos no concelho de Barcelos. No certame, os visitantes puderam provar desde os brancos, aos rosés e espumantes, provenientes maioritariamente das castas Loureiro, Alvarinho e Arinto, vinhos verdes de excelência, que têm como principais características a frescura e especificidade do concelho.

E enquanto em Santarém se promoviam os vinhos verdes, cá realizava-se a segunda atividade promocional de Vinhos Verdes e Gastronomia: “Formação sobre vinhos de Barcelos”. Operacionalizada pela Divisão de Turismo, esta ação de formação teve como objetivo divulgar os produtores locais e a excelência dos vinhos produzidos no nosso território. Esta atividade decorreu após as “Conversas Vínicas” e antecedeu a “Prova cega de Vinhos de Barcelos”, que terá lugar no dia 20 de julho de 2024.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas