Connect with us

Atualidade

Barcelos: CLAS quer reativar as Comissões Sociais Interfreguesias

Vereador António Ribeiro sensibilizou autarcas

Publicado

on

O vereador António Ribeiro, simultaneamente presidente do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Barcelos, promoveu, ontem, ao final da tarde, na Biblioteca Municipal, um encontro de trabalho com os autarcas das freguesias do concelho, no sentido de os sensibilizar para a reativação das Comissões Sociais Interfreguesias.

Para o responsável municipal do pelouro da Ação Social “os executivos das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesia são parceiros fundamentais na implementação das CSIF, porque são, por excelência, os elementos agregadores dos seus territórios e conhecem como ninguém as suas gentes, as suas instituições, as suas riquezas e necessidades”. António Ribeiro explicou aos presentes que “a implementação desta ação vai permitir que cada território tenha a sua própria CSIF, garantindo assim respostas mais próximas e adequadas às necessidades”. No fundo, trata-se de fazer com que a Rede Social do Município esteja cada vez mais próxima das pessoas, podendo assim aferir e responder às fragilidades das pessoas que por esta ou aquela razão vivem ou passam por situações de grande fragilidade económica ou de exclusão social.

O que é a Rede Social

A Rede Social é uma estrutura de governação local com um modelo de organização e de trabalho em parceria, o que favorece uma maior eficácia e eficiência às respostas sociais e promove maior rapidez na resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das famílias do seu território.

A Rede Social tem como objetivos o combate à pobreza e à exclusão social, a promoção do desenvolvimento social integrado, da inclusão e da coesão social.

A persecução destes objetivos depende da articulação e conjugação de esforços, tendo por base a adesão livre por parte das autarquias e das entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que nela queiram participar. Neste sentido, os executivos das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesia são parceiros fundamentais na implementação das CSIF – Comissões Sociais Interfreguesias – porque são, por excelência, os elementos agregadores dos seus territórios e conhecem como ninguém as suas gentes, as suas instituições, as suas riquezas e necessidades.

A implementação desta ação vai permitir que cada território tenha a sua própria CSIF, garantindo, assim, respostas mais próximas e adequadas às necessidades.

Nesta fase, pediu a presença dos presidentes no sentido de participarem na apresentação desta proposta e, mediante análise conjunta, poderem impulsionar o trabalho em equipa, as instituições e a comunidade, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento do território de Barcelos de forma mais coesa e inclusiva.

Foto: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas