Connect with us

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal homenageia atletas, coletividades e agentes desportivos

Gala do Desporto de Barcelos

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos distinguiu e homenageou mais de 60 atletas, associações e personalidades na 3ª edição da Gala do Desporto que se realizou, ontem à noite, no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Falando para uma plateia repleta de atletas, treinadores, dirigentes, familiares e amigos dos homenageados, o Presidente do Município, Mário Constantino Lopes, deixou palavras de “gratidão e agradecimento a todos os atletas, independentemente de terem sido galardoados ou distinguidos”, porque todos demonstram no seu dia a dia desportivo “desenvolvimento dos valores incutidos pela prática desportiva e são exemplos que queremos prosseguir e amplificar”.

O autarca agradeceu a todos os dirigentes e colaboradores das coletividades, que, muitas vezes, com sacrifício pessoal e sem receberem nada em troca, ajudam a formar atletas, como os que este ano foram distinguidos. É uma noite de reconhecimento e distinção. Todos poderiam e deviam ser chamados ao palco, não só os atletas, mas os clubes, os treinadores, os dirigentes, os colegas de equipa, porque nenhum resultado acontece sem empenho pessoal, sem sacrifício, sem disciplina, sem dedicação, mas também sem uma estrutura que possa ajudar a catapultar para os resultados que estes atletas conseguiram, e que nos orgulham a todos. Mas também o reconhecimento destes atletas, que para onde vão, muitos para além-fronteiras, prestigiam o nome de Barcelos e levam bem longe a nossa capacidade de trabalho, de resistência, de resiliência e de talento”.

Além da atribuição dos prémios, a Gala teve momentos de performance a cargo do grupo “Sementes Acrobatas”, e momentos musicais com a violinista, Gabriela Peixoto, e o saxofonista, Pedro Pereira.

Gala distinguiu 60 atletas, dirigentes e coletividades
No decorrer da Gala do Desporto, relativa à época 2022/2023 e ano 2023, foram atribuídos galardões a seis atletas do Desporto Adaptado, 41 galardões a atletas do Desporto Federado Nacional e oito galardões a atletas do Desporto Federado Internacional.

Além destas distinções, foram ainda entregues os seguintes prémios: Prémio do Público para o Evento do Ano, e os Prémios do Júri para Atleta Revelação do Ano, Atleta do Ano, Treinador do Ano, Árbitro do Ano e Dirigente do Ano.

A título póstumo, o galardão Reconhecimento/Homenagem foi atribuído a Francisco Alves Cardoso, Presidente do Centro Ciclista de Barcelos, que esteve mais de três décadas em funções no Centro Ciclista de Barcelos.

Lista completa dos premiados:
Desporto Adaptado
Hélder Moreira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Manuel António Vieira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Márcio Dias (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Maria Isabel Ferreira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
José Abílio Gonçalves (Boccia)
Luís Caravana (Boccia)

Federado Nacional
Daniel Roque da Silva (Alex Ryu Jitsu)
Basquete Clube de Barcelos (Basquetebol Feminino)
José Dias (BTT)

Afonso Figueiredo (Canoagem)
Francisco Silva Cardoso (Ciclismo)
Gonçalo Figueiredo Rodrigues (Ciclismo)
José Miguel Barbosa Salgueiro (Ciclismo de Estrada)
Joaquim Rocha (Drag racing 4X2 gasolina atmosféricos)
Pedro Miguel Pereira (Futebol)
Óquei Clube de Barcelos (Hóquei em Patins)
Matteo Valente (Jet Ski)
Sérgio Ribeiro dos Louros (Jiu Jitsu Brasileiro)
Ari de Sousa Lopes (Ju Jitsu Luta)
Lucas Ricardo Lima Barbosa (Kung-Do)
Nelson Pereira Sobral (Kung-Do)
Gonçalo Araújo Rodrigues (Lutas Amadoras)
José Pedro Rodrigues Silva (Lutas Amadoras)
Maria Mendes Marques (Lutas Amadoras)
Miguel Mendes Marques (Lutas Amadoras)
Miguel Santos (Lutas Amadoras)
Tiago Filipe Silva (Lutas Amadoras)
José Miguel Martins (Motonáutica)
Diana Gomes de Freitas (Natação)
Rafael Gomes Simões (Natação Pura)
Joaquim Sousa (Orientação)
Mariana Coelho São Bento (Orientação)
Os Galos (Paraquedismo)
António Nogueira (Paraquedismo)
Américo Gomes (Patinagem Artística)
Catarina Ribeiro Coelho (Patinagem Artística)
Catarina Santiago Carvalho Dias (Patinagem Artística)
Débora Catarina Braga Ferreira (Patinagem Artística)
Diogo Magalhães Alves dos Santos Moreno (Patinagem Artística)
Gonçalo Joaquim Vale Remelhe (Patinagem Artística)
Lara Alexandra Sousa Silva (Patinagem Artística)
Matilde Oliveira Carvalho (Patinagem Artística)
Tomás Gabriel Braga Ferreira (Patinagem Artística)
Gabriel Baptista (Pista)
Miguel Soares Carvalho (Ralis | Automobilismo)
António Manuel Cardoso Carvalho Reis (Ralis | Automobilismo)
Susana Esteves Costa (Ténis de Mesa)

Federado Internacional
Roberto Manuel dos Santos Fernandes (Alex Ryu Jitsu)
Maria da Graça Caleiro da Costa (Atletismo)
Joel Rodrigues Miranda (Canoagem)
Manuel Leite (Jet Ski)
Santiago Martins Gonçalves (Karaté)
Gonçalo Gomes Ferreira (KickBoxing)
Ana Rita Rego (Qigong)
João Barreto Faria (Tiro)

Prémio Evento do Ano
Meia Maratona do Cávado, organização conjunta do Município de Barcelos, Município de Esposende e Amigos da Montanha.

Prémio do Júri
Atleta Revelação do Ano: Diana Freitas (Natação)
Atleta do Ano: Hélder Gonçalves (Ciclismo)
Treinador do Ano: Daniel Sousa (Futebol)
Árbitro do Ano: Pedro Figueiredo (Hóquei em Patins)
Dirigente do Ano: Fernando Sineiro (Futebol)

Reconhecimento
Homenagem póstuma a Francisco Alves Cardoso, Presidente do Centro Ciclista de Barcelos, que esteve mais de três décadas em funções no Centro Ciclista de Barcelos.

Foto: CMB.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas