Connect with us

Atualidade

Barcelos acolhe uma centena de refugiados da Ucrânia

Publicado

on

O concelho de Barcelos já acolheu dezena e meia de refugiados oriundos da Ucrânia, estando já todos a viver junto de compatriotas radicados no território do Município. Entretanto, hoje mesmo (dia 11 de março), o vereador do pelouro da ação social, António Ribeiro, deu conta, no decorrer de uma reunião que manteve com os municípios da CIM Cávado, de que até ao próximo dia 19 de março está prevista a chegada de cerca de mais uma centena de pessoas que fogem do cenário da guerra que assola e flagela a República Ucraniana.

“Recorde-se que logo que iniciou a onda de refugiados, após a eclosão da guerra na Ucrânia, a Câmara de Barcelos criou um Plano Municipal de Apoio para poder responder às necessidades das pessoas que cheguem ao concelho”, refere o Município.

O Plano contempla diversas vertentes, entre as quais, a receção, o acolhimento e a integração de refugiados, efetuando a coordenação a nível municipal das disponibilidades comunicadas, no sentido da receção, acolhimento e futura integração dessas pessoas. 

Colaboram neste Plano diversas instituições que integram a Rede Social Concelhia, bem como existe uma articulação permanente com o ACES Cávado III, Serviços da Segurança Social, IEFP, ACM – Alto Comissariado para as Migrações e a Associação S.O.S Ucrânia. Neste Plano, também colaboram muitos voluntários da sociedade civil: particulares e empresas.

Município agradece envolvimento, mas alerta para a sustentabilidade e qualidade do acolhimento

“A resposta da comunidade barcelense perante a tragédia dos refugiados tem sido exemplar. O Município agradece o empenho de todos, tanto Instituições, associações, empresas e particulares, mas alerta de que estas pessoas que chegam têm de ser acolhidas com um mínimo de condições, pelo que toda a ajuda é bem-vinda, mas tem de se ter em conta a garantia de acolhimento e habitação”, salienta o Município.

“São pessoas em situação de fragilidade, oriundas de cenários de guerra e, ao serem acolhidas, têm de ter o mínimo de garantia de sustentabilidade de alojamento, para que possam, muito rapidamente, e após os procedimentos burocráticos e eventuais cuidados de saúde, serem integradas no mercado de trabalho e na vida social o mais normal possível. Daí que todo este trabalho esteja a ser acompanhado pela comunidade ucraniana que há muito tempo está a viver no Concelho”, continua.

“Apela-se, por isso, a todos os particulares que tenham alojamento com condições de habitabilidade digna que possam aderir a esta onda solidária. Do mesmo modo, solicita-se às empresas que tenham ofertas de trabalho, que as possam alocar às pessoas que desejam e possam permanecer no território barcelense”, termina.

Os bens mais necessários são medicamentos e alimentos

Quanto à necessidade de bens, os mesmos devem ser entregues nos muitos pontos de recolha nas Juntas de Freguesia e outras instituições, ou então, serem entregues no Armazém que a autarquia providenciou na Zona Industrial de Tamel S. Veríssimo, Pavilhão 12, Setor 1 (Coordenadas de GPS: 41º33’09.40”N / 8º35’11.37”O).

Os bens mais necessários são medicamentos e alimentos.

O pavilhão está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; e aos sábados, das 9h00 às 13h00.

Para qualquer contacto ou informação adicional utilize os seguintes contactos: e-mailbarcelosucrania@cm-barcelos.pt / telemóvel: 914 761 037.

Foto: CMB.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas