Connect with us

Atualidade

Barcelos: 36 instituições e empresas assinam Carta de Princípios

Projeto local promotor de qualificação: Percursos de Cidadania

Publicado

on

Trinta e seis instituições e empresas assinaram, na passada sexta-feira, a Carta de Princípios para a implementação do Projeto Local Promotor de Qualificação: Percursos de Cidadania do concelho de Barcelos. O ato contou, entre outros, com a presença do Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, do Secretário de Estado da Educação, António da Oliveira Leite, do Presidente do Kerigma, António Jorge Oliveira, e do Presidente da APEFA, Armando Loureiro.

A cerimónia, que decorreu no auditório dos Paços do Concelho, aconteceu simbolicamente no Dia Internacional da Literacia e da Alfabetização e incluiu testemunhos dos impactos dos processos de qualificação, intervenções sobre as estratégias do projeto Percursos de Cidadania, dissertação sobre o programa Qualifica, e a entrega de certificados aos formandos dos cursos EFA e RVCC.

Relativamente à Carta de Princípios para a implementação do Projeto Local Promotor de Qualificação: Percursos de Cidadania do concelho de Barcelos, os diversos parceiros signatários comprometem-se a cooperar institucionalmente “numa lógica de proximidade e de articulação, na partilha de metodologias de intervenção, nos processos de identificação de necessidades de qualificação do território e no desenvolvimento de iniciativas, programas e projetos de interesse à comunidade no âmbito da educação e formação de adultos, tendo em vista a mobilização de adultos que não concluíram o ensino secundário no concelho de Barcelos, em particular, dos menos qualificados”. Esta cooperação abrange, entre outras, as atividades de divulgação e sensibilização para a problemática do analfabetismo e baixas literacias, a identificação e sinalização de públicos, a alocação de recursos humanos (professor, educador, mediador de adultos), a formação/ capacitação dos educadores de adultos e/ou voluntários, a disponibilização de espaços e equipamentos, e o apoio logístico ao funcionamento (transporte adultos, serviços de cópias, etc.).

Instituições signatárias

CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS

KERIGMA – INSTITUTO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE – IPCA

JUNTA DE FREGUESIA DE ALDREU

JUNTA DE FREGUESIA DE AIRÓ

JUNTA DE FREGUESIA DE ARCOZELO

JUNTA DE FREGUESIA DE BARQUEIROS

JUNTA DE FREGUESIA DE CARAPEÇOS

JUNTA DE FREGUESIA DE GALEGOS SANTA MARIA

JUNTA DE FREGUESIA DE MARTIM

JUNTA DE FREGUESIA DE RIO COVO SANTA EUGÉNIA

JUNTA DE FREGUESIA DA SILVA

UNIÃO DE FREGUESIAS SILVEIROS E RIO COVO (SANTA EULÁLIA)

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE

ASSOCIAÇÃO COGNITIO ABSOLUTO

ASSOCIAÇÃO DE MELHORAMENTOS DE MACIEIRA DE RATES

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DAS CRIANÇAS – APAC

ASSOCIAÇÃO PERELHAL SOLIDÁRIO

CASA POVO MILHAZES

CENTRO SOCIAL DE REMELHE

CENTRO ZULMIRA PEREIRA SIMÕES – INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DE RORIZ

CENTRO SOCIAL DE CULTURA E RECREIO DA SILVA

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE ARCOZELO

CENTRO SOCIAL, CULTURAL E RECREATIVO ABEL VARZIM

CRUZ VERMELHA PORTUGUESA, DELEGAÇÃO DE BARCELOS

GRUPO DA AÇÃO SOCIAL CRISTÃ DE BARCELOS

INSTITUTO RENASCER – ASSOCIAÇÃO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

SANTA CASA MISERICÓRDIA DE BARCELOS

BARCELTINGE – TINTURARIA, LDA

ETEVIMOL EMPRESA TÊXTIL DE VILAR DO MONTE, LDA

FAMILITEX TECELAGEM, LDA

SERKUT MALHAS, LDA

AGRUPAMENTO ESCOLAS GONÇALO NUNES

APEFA – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

IEFP – INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

Publicado

on

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos. 

Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.

A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.

O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.

Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

O mural (Foto: CMB)

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Publicado

on

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.

A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

Publicado

on

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.

A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.

De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.

A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.

O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas