Atualidade
AYR.ID do CEiiA é a ideia de €1M depois de vencer maior prémio de apoio à inovação em Portugal
Atribuído pela INCM Imprensa Nacional – Casa da Moeda, com o objetivo de criar identidade climática digital do cidadão
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) revelou o vencedor da 4ª edição do Prémio IN3+, o maior prémio de apoio à inovação e investigação nacional no valor de €1M e a ideia vencedora foi a AYR.ID – Identidade climática digital, apresentada pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
A AYR.ID – Identidade climática digital, visa a criação da identidade climática digital do cidadão como resposta à necessidade urgente de implementação de medidas inovadoras na área de sustentabilidade e terá como caso de aplicação o maior evento desportivo do planeta.
Com a AYR.ID reforça-se a importância de dar visibilidade efetiva ao contributo de cada um no combate às alterações climáticas. Através do Número de Identificação Climático (NIC), indexa-se a dimensão da ‘sustentabilidade’ do dia-a-dia das pessoas à sua identidade digital.
A tecnologia que suporte o AYR.ID surgiu num projeto piloto com a Uber, tem sido testada em várias cidades no mundo e foi já várias vezes distinguida internacionalmente, nomeadamente, pela iniciativa New European Bauhaus e no Impact Challange on Climate da Google.
Para José Rui Felizardo, Fundador e CEO do CEiiA, “Tem sido mais fácil sermos reconhecidos internacionalmente do que no nosso país. Considero, por isso, esta iniciativa da Casa da Moeda muito importante na promoção de uma cultura de mérito em Portugal, permitindo destacar o que melhor se faz no país, como comprovam os projetos finalistas desta edição”.
O Prémio IN3+ é uma iniciativa da INCM, em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação e com o Alto-Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.
Com esta 4ª edição, a INCM levou mais longe a capacidade de todos os setores da economia, investigação e academia para a formulação de novas ideias, e consolidou uma pegada no cenário de inovação nacional, somando mais de 215 candidaturas recebidas que envolveram mais de 700 participantes de todos os quadrantes – investigação, desenvolvimento, investimento, empreendedorismo, tecnologia – e mais de 70 entidades de todos os setores. Um total de 11 Projetos contaram já com um apoio superior a 9 milhões de euros de investimento em I&I.
O que é o Prémio IN3+?
Trata-se do maior prémio de apoio e promoção da investigação e inovação em Portugal. Contando já com a sua 4ª edição, assume-se como uma plataforma de research, desenvolvimento e conhecimento promovida pela INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda. Tem como objetivo apoiar a criação de novas ideias, nacionais e internacionais, dentro da Rede Inovação INCM, uma rede alargada de parceiros que estabelece a ponte entre a realidade empresarial e o conhecimento da academia.
O Prémio IN3+ conta com 1 Milhão de euros para apoiar as ideias e projetos selecionados.
Para quem é?
O Prémio IN3+ é um desafio lançado a todos os investigadores, empreendedores, centros de investigação, universidades e empresas ou startups, nacionais e internacionais, que fazem parte da Rede Inovação INCM. Nesta 4ª edição a INCM conta com 1 Milhão de euros para apoiar as ideias e projetos vencedores.
A adesão à Rede Inovação INCM é gratuita e pode ser proposta online por todas as entidades públicas ou privadas, que desejem colaborar no desenvolvimento de projetos de I&D e soluções inovadoras.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos: Feira de Emprego “Grow Your Skills Up” entre 07 e 09 de outubro
No Campus do IPCA
Queres ganhar conhecimentos para conseguires emprego?
Queres conhecer as ofertas de trabalho de cerca de 100 empresas?
O Município de Barcelos, o IPCA e a AAIPCA promovem, nos próximos dias 7, 8 e 9 de outubro, a 3ª edição da Feira de Emprego e Formação – “Grow Your Skills Up” – a realizar no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, e que vai contar com cerca de 90 empresas dos mais variados setores, entre as quais diversas multinacionais.
A iniciativa, com um programa fortemente dedicado à vertente de formação sobre estratégias de empregabilidade, tem como objetivo primordial aumentar o potencial de empregabilidade dos estudantes e diplomados do concelho e da região.
Segundo a organização, “além do contacto com as empresas em formato stand, dias 8 e 9 na tenda académica no Campus do IPCA, os participantes da “Grow Your Skills Up” terão, ainda, a oportunidade de adquirir e/ou consolidar soft skills fundamentais para iniciar e gerir uma carreira de sucesso”.
O primeiro dia (segunda-feira) é dedicado à transmissão de conhecimentos teóricos e técnicos, para que os jovens possam ficar capacitados a corresponder melhor aos desafios do mundo do trabalho. Terça e quarta-feira, a programação inclui ações sobre diversas áreas de negócio, empresas, projetos e oportunidades no mercado de trabalho.
Além da componente de conhecimentos teóricos e práticos, a Feira de Emprego e Formação – “Grow Your Skills Up” – constitui-se como um espaço aprazível e de encontro entre as empresas e os jovens, potenciando a partilha de informação e as oportunidades atuais no mundo do trabalho.
O evento é gratuito, mas a inscrição para a Feira/Exposição e para as diversas sessões é obrigatória e pode ser feita através da aplicação Easyticket, disponível na Play Store e na App Store.
Imagem: CMB.
Atualidade
Barcelos: APACI quer aumentar capacidade de resposta
Presidente da Câmara visitou as instalações da associação
Uma delegação da Câmara Municipal de Barcelos liderada pelo Presidente Mário Constantino Lopes visitou, ontem de manhã, as instalações da APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão. A convite daquela entidade, o Presidente da Câmara, os vereadores da Ação Social, António Ribeiro, e da Cultura, Elisa Braga, acompanhados por técnicos do Município, foram inteirar-se do novo projeto da Associação, que pretende requalificar e ampliar as suas instalações, situadas na freguesia de Tamel S. Veríssimo.
Na ocasião, a diretora de serviços da APACI, Diana Fernandes, fez uma apresentação das necessidades que o novo projeto de requalificação e ampliação visa suprir, sublinhando que a intervenção visa aumentar a capacidade de resposta da instituição, e requalificar o edifício construído há cerca de 30 anos.
O projeto de intervenção, com um custo previsto de 1,4 milhões de euros, já recolheu pareceres favoráveis de diversas entidades, pelo que a Associação já está a desenvolver uma campanha de angariação de fundos para que a obra seja uma realidade.
Após a apresentação de um vídeo que retrata o dia a dia das atividades do CACI – Centro de Atividades para Capacitação e Integração – houve lugar a uma visita guiada pelos diversos espaços do equipamento, que terminou com uma performance encenada pelo Grupo de Teatro da APACI.
Neste momento, em S. Veríssimo, a APACI dá respostas ocupacionais a 80 utentes, 28 dos quais em regime de acolhimento residencial.
“A Associação foi fundada em 7 de abril de 1978 pelo Dr. Aníbal Rodrigues de Araújo em colaboração com outras personalidades, algumas das quais pais de crianças com deficiência. É uma instituição de solidariedade social que tem por objetivo, segundo os seus estatutos, a promoção intelectual, moral e social das crianças inadaptadas, com vista à sua perfeita adequação ao meio e à sua integração na sociedade como elementos válidos da mesma, a quem deva e possa dar idêntico tratamento e igualdade de oportunidades”.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos: Município lança campanha de incentivo à adoção animal
Adote um Amigo de Quatro Patas
No âmbito do Dia do Animal, o CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos – promove na próxima sexta-feira, 4 de outubro, no Largo da Porta Nova, entre as 10h00 e as 15h00, uma campanha de adoção de cães e gatos.
Esta iniciativa visa promover a adoção de animais, incentivando a população a acolher, de forma responsável, esses animais recolhidos das ruas, que serão entregues depois de devidamente esterilizados, vacinados e com microchip.
No local, estarão expostos alguns desses animais e também fotografias dos demais que se encontram atualmente no Centro de Recolha, em Gamil.
Esta é uma excelente oportunidade para os que gostam e possam ter um animal de companhia, fazerem uma adoção e dar um lar e uma nova família a esses animais.
Esta ação de incentivo à adoção animal visa também sensibilizar para o bem-estar dos animais de companhia e para a adoção responsável.
Cada animal retirado da rua resulta numa ação efetiva de saúde e bem-estar dos caninos e felídeos e, ao mesmo tempo, salvaguarda a saúde pública, a segurança e a tranquilidade das populações.
Imagem: CMB.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação