Connect with us

Atualidade

Autarquia de Sintra atribui Prémio Ferreira de Castro a Luís Pimentel

Publicado

on

A obra inédita de contos “Ainda Tem Sol em Ipanema”, de Luís Pimentel, venceu o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2021, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

O júri destacou a diversidade de vozes narradoras e formas narrativas e uma prosa formalmente apurada com que se expressa uma poética de autenticidade, servida por uma ironia que, não agredindo as personagens, denota empatia pelo drama humano.

Natural da Bahia e residente no Rio de Janeiro desde 1975, Luís Pimentel tem uma obra vasta, no domínio da ficção, crónica, literatura infantil, biografia – em que se destaca os livros dedicados aos compositores da MPB Luís Gonzaga e Wilson Batista, além de argumentos para televisão.

O júri atribuiu menções honrosas aos seguintes originais: “A Gravidade Cênica de um Papel”, de Francine Fernandes Weiss Ricieri; “A Lista da Mercearia”, de Judite Canha Fernandes; “Aqui o Mar os Escombros Você”, de Juliana dos Santos Garbayo; e ”Quarenta e Três”, de José Gardeazabal.

Annabela Rita, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, Maria Fernanda de Abreu, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, e Ricardo António Alves, designado pela Câmara Municipal de Sintra, integraram o júri, tendo de escolher 68 originais submetidos a concurso.

O prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, distinguiu, desde 1985, Ascêncio de Freitas, Cláudia Fernandes, Guida Fonseca, Mário Silva Carvalho, Risoleta Pinto Pedro, Rui da Costa Lopes, Serafim Ferreira, Sérgio Luís de Carvalho e Teresa Mascarenhas.

Estimular a criação literária e homenagear o grande romancista e autor cosmopolita, que escolheu a vila de Sintra para escrever uma significativa parte da obra, e à qual também legou o seu espólio, é um dos principais objetivos do prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa.

O Prémio Oliva Guerra de Poesia 2021 não foi atribuído, por decisão do júri, composto por José Manuel Vasconcelos, representando a Associação Portuguesa de Escritores, José Mário Silva, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, e João Rodil, designado pela Câmara Municipal de Sintra.

Imagem: CMS.

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas