Connect with us

Atualidade

Autarca de Viana do Castelo recebe jovens de Pessac no âmbito da Temporada Portugal – França 2022

Publicado

on

O Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Cultura e Educação, Manuel Vitorino, receberam hoje, no salão nobre da autarquia, um grupo de jovens do centro social Alain Coudert, de Pessac, no âmbito da Temporada Portugal – França 2022 (Viana do Castelo – Pessac).

Até dia 24 de julho, a Associação Juvenil de Deão (AJD) acolhe este grupo do centro social que trabalha com jovens provenientes de bairros sociais e, durante a visita, os visitantes terão oportunidade de realizar diversas atividades culturais e desportivas com o apoio da AJD. O principal objetivo deste intercâmbio bilateral é explorar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos jovens, para contribuir para um percurso de vida saudável e integrado na sociedade.

Recorde-se que, na última reunião ordinária de executivo, o Município de Viana do Castelo aprovou um Apoio Extraordinário à Associação Juvenil de Deão e à AISCA – Associação de Intervenção Social, Cultural e Artística no âmbito da Temporada Portugal – França 2022 (Viana do Castelo – Pessac). Acordada entre o Primeiro-Ministro português e o Presidente da República francesa em 2018, a Temporada Portugal-França 2022 decorre simultaneamente nos dois países entre 12 de fevereiro e 31 de outubro deste ano.

No âmbito das relações de cooperação existentes entre Viana do Castelo e Pessac (Bordéus), cidades geminadas, foram desafiadas duas associações do concelho a participarem nos projetos de intercâmbio cultural inseridos na programação desta temporada: a Associação Juvenil de Deão e a AISCA.

A Associação Juvenil de Deão (AJD) trabalha com crianças e jovens provenientes de zonas rurais de Viana do Castelo. Tem por fim criar e desenvolver atividades sociais, culturais, interculturais e artísticas para a juventude, designadamente na área da ocupação salutar dos tempos livres, do voluntariado, da cooperação e da formação, promovendo e dinamizando o seu acesso à informação, a sua integração social, a participação cívica e a igualdade entre homens e mulheres.

Já a AISCA tem o objetivo de animar o contexto cultural e avivar a vivência cívica. É uma plataforma de intercâmbio cultural, social e artístico de indivíduos e/ou instituições da cidade e concelho, funcionando também uma montra aberta a manifestações culturais, artísticas e cívicas de relevância nacional e/ou internacional. Esta associação participou no Festival Vibrations Urbaines, em Pessac, no início de julho, com um artista vianense, Luís Silva, em representação de Viana do Castelo/Portugal e, acolherá o congénere francês em setembro próximo.

Recorde-se que esta Temporada Cruzada é uma oportunidade para realçar a proximidade e a amizade que unem os dois países, representadas em particular pela presença em França de uma comunidade luso-descendente muito grande e, em Portugal, de um número crescente de cidadãos franceses. Estas são, pois, duas comunidades dinâmicas, itinerantes e ativas, que constituem um elo humano e cultural excecional entre os dois países.

Para além de um programa que destaca a Europa da Cultura, a Temporada Portugal-França 2022 deseja, também, assumir um compromisso concreto com os temas que nos unem e que os dois países defendem na Europa do século XXI: a transição ecológica e solidária, nomeadamente através do tema do Oceano, a economia responsável e sustentável, a aposta nas energias renováveis, a igualdade entre mulheres e homens, o respeito pela diferença e os valores da inclusão.

Através de mais de 200 eventos, e com vista a alargar as bases da cooperação, a Temporada Portugal-França pretende destacar as numerosas colaborações entre artistas, investigadores, intelectuais, estudantes e empresários, entre as cidades e regiões, entre as instituições culturais, as universidades, as escolas e as associações.

Foto: CMVC.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas