Atualidade
Ator Rui Mendes e outras surpresas no “É só Palheta” de 2023
Centenas de espectadores no Jardim da Anta, em Agualva/Sintra, entre gargalhadas e palmas, no 2º Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto – “É SÓ PALHETA!”

No passado fim de semana de 09 e 10 de setembro, o público não se deixou assustar pela previsão de chuva e rumou ao Jardim da Anta, em Agualva, para ver a 2º Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto – “É SÓ PALHETA”, que contou com a participação de dez Roberteiros, de diferentes partes do país.
Gargalhadas e (muitas) palmas são os sons que melhor caracterizam estes dois dias, dedicados ao Teatro Tradicional Dom Roberto. A previsão do tempo fazia anunciar um fim de semana chuvoso, mas a verdade é que o sol brilhou no primeiro dia e a chuva que caiu no segundo, não impediu que houvesse fila à porta da Casa da Marioneta, local onde passaram a ser os espetáculos.
Assim, podemos dizer que os Valdevinos Teatro de Marionetas “cumpriu com distinção o seu propósito dignificar e enaltecer este tipo de arte, promovendo o teatro popular como uma forma de arte viva!”
Foram duas tardes com espetáculos tradicionais para miúdos e graúdos, ao ar livre e de entrada gratuita.
Este 2º Encontro “É SÓ PALHETA!” teve como pontapé de saída a participação do Grupo de Bombos das Mercês, que chamou muitas pessoas ao Jardim da Anta para ver os espetáculos de “Robertos”. Foram dez roberteiros que vieram dos quatro cantos do país, com espetáculos enternecedores e divertidos, que deixaram todos os visitantes rendidos. De Sintra, Fernando Cunha (Valdevinos Teatro de Marionetas) apresentou “Rosa e os Três Namorados”; De Aveiro, Sara Henriques (RedCloud Teatro de Marionetas), trouxe-nos “O Barbeiro”; De Espinho, pela mão de Filipa Mesquita (Teatro e Marionetas de Mandrágora), chegou-nos “O Castelo dos Fantasmas”; De Oeiras, houve uma “Tourada” divertida, por João Costa (Mãozorra); De Alcobaça, pela mão do ilustre José Gil (S. A. Marionetas) “O Saloio de Alcobaça” divertiu a plateia; Dos Açores para a Agualva, Ricardo Ávila (VUM) trouxe-nos “A Tourada”; Do Porto, Raul Constante Pereira (Limite Zero), animou com “O Barbeiro”; De Évora, houve “O Namoro”, por Manuel Dias (Trulé); De Faro, Jorge Soares (Bonecos de Almar) trouxe-nos “O Burro Teimoso” ; Da Baixa da Banheira, Vítor Costa (Robertos Santa Bárbara) arrepiou a plateia com “Dom Roberto e o Cemitério Assombrado”. Um programa em cheio!
Outro momento de salientar foi a tertúlia noturna, “Conversas pró Boneco”, na Casa da Marioneta de Sintra, onde foram reconhecidos todos os roberteiros, com a entrega de certificados pela mão do ilustre ator Rui Mendes, que interpretou o personagem Seraphim no filme “Dom Roberto” (1962), realizado por Ernesto Sousa. Rui Mendes apelou, também, a que todos os “espectadores, amigos dos espectadores, mães e pais dos futuros espectadores, não deixem morrer esta arte”.
Nesta tertúlia foi apresentado, ainda, o novo roberteiro José Quevedo, da Telba Carantoña Teatro e foi entregue a Palheta D’Ouro em homenagem póstuma a Maria José Machado Santos, Diretora do Museu da Marioneta de Lisboa durante cerca de 20 anos (2001-2020) e recebida pela Dra. Ana Paula Correia, atual Diretora do Museu. Houve, ainda, a apresentação da exposição de Delphim Miranda “O Barbeiro diabólico “Por Fios”, do trabalho de final de mestrado de Mariana Matos, o livro ilustrado “Era, É e será uma vez o Dom Roberto” e também a exposição do espólio do Teatro Dom Roberto dos Valdevinos Teatro de Marionetas.
Foi um fim de semana de intensa celebração da cultura portuguesa e alegria através do humor e da interação entre o marionetista, as marionetas e o público.
Fotos: Ricardo Reis.
Atualidade
Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos.
Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.
A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.
O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.
Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

Foto: CMB.
Atualidade
Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.
A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).
Foto: DR.
Atualidade
Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.
A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.
De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.
A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.
O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.
Foto: PSP.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade7 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
A Seca