Connect with us

Atualidade

Artista plástica Lourdes Castro homenageada em Braga

Trabalhos da mestre das sombras em destaque na exposição do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho

Publicado

on

A artista plástica madeirense Lourdes Castro, recém-falecida, está em destaque na exposição “Matéria Impressa, Matéria Nómada“, patente até 5 de março no Museu Nogueira da Silva, em Braga. A mostra junta trabalhos em formatos como o livro e o postal de 13 autoras portuguesas e brasileiras e é organizada pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM).

Foto: DR

De Lourdes Castro há, por exemplo, 11 postais que evocam desenhos, imagens de afetos, sombras do seu herbário, das suas caixas e dos seus famosos álbuns de família, além de uma referência ao teatro de sombras que fez com Manuel Zimbro. Outro conjunto de postais remete para locais e monumentos de cidades onde viveu, como Paris, Berlim, Lisboa e Funchal. Em lugar central surge, ainda, um caderno escrito pela artista, “Querida Arlete”, que ofereceu a Arlete Silva e Manuel de Brito, da Galeria 111, com várias intervenções visuais, como colagens e desenhos. “É um objeto íntimo e especial, testemunha o ser alegre e afetuoso que era Lourdes Castro”, diz a curadora da exposição e investigadora do CEHUM, Márcia Oliveira.

Foto: DR
Lourdes Castro

Lourdes Castro (1930-2022) explorou a abstração e o novo realismo, sobretudo os movimentos e subtilezas da sombra. Deixou uma obra pioneira, fundou o grupo artístico e a revista KWY em França e criou espetáculos como “As cinco estações” ou “Linha do horizonte”, apresentados pela Europa e América Latina. Venceu o Grande Prémio EDP, o Prémio CELPA/Vieira da Silva, o Prémio Árvore da Vida, o Prémio Artes Visuais da Associação Internacional de Críticos de Arte, a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura e a Comenda de Sant’Iago de Espada.

A exposição enquadra-se no projeto científico “WomanArt – Mulheres, Artes e Ditadura. Os casos de Portugal, Brasil e dos Países Africanos de Língua Portuguesa“, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A mostra inclui trabalhos em formato livro e postal, os quais encontram na mobilidade e na mutabilidade características centrais.

As artistas representadas – Ana Hatherly, Ana Vidigal, Carla Filipe, Irene Buarque, Lourdes Castro, Maria Bonomi, Marilá Dardot, Regina Silveira, Regina Vater, Rita Carvalho, Rosângela Rennó, Teresinha Soares e Vera Chaves Barcellos – materializaram, com estas obras, uma revisão ou um confronto de certas narrativas totalizantes, por exemplo, sobre o papel das mulheres na sociedade, o capitalismo, a escravatura e o colonialismo, que foram sustentados e sustentaram os regimes repressivos e ditatoriais em Portugal e no Brasil.

Foto: DR

Fotos: DR.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas