Atualidade
App recria roteiro de Hans Christian Andersen por Sintra
A Embaixada da Dinamarca lançou, na passada sexta-feira, a aplicação “Lembro-me® da beleza de Sintra”, baseada nas experiências de Hans Christian Andersen durante a sua estadia em Sintra, em 1866.
O lançamento da aplicação teve lugar cativo, como não poderia deixar de ser, em Sintra. A caminhada, com início na Fonte da Sabuga e término no Largo D. Fernando II, em São Pedro de Sintra, foi seguida de uma cerimónia que teve lugar no Mont Fleuri.
A cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, da Embaixadora da Dinamarca, Maria Nilaus Tarp, e do responsável pelo projeto, Hans Sydow.
Durante a apresentação, Maria Nilaus Tarp, referiu que “Hans Christian Andersen era fascinado pelo futuro e pelas tecnologias do futuro e, com certeza, estaria feliz com esta aplicação”, não deixando de sublinhar a semelhança entre a beleza de Sintra descrita pelo autor no passado e a que se pode observar no presente.
“Lembro-me® da beleza de Sintra” é um roteiro único sobre a estadia do escritor de histórias infantis e poeta dinamarquês, passando por locais emblemáticos, como a casa onde viveu, e os locais por onde passou.
A caminhada teve início na Fonte da Sabuga ao som de “Lembro-me® da beleza de Sintra”.
Este roteiro pode ser realizado a pé, a partir da Fonte da Sabuga subindo a Calçada dos Clérigos em direção à Igreja de Santa Maria e que termina perto da Igreja de São Pedro, passando pela casa da família O’Neill, onde Hans Christian Andersen ficou como hóspede.
Há 150 anos Hans Christian Andersen visitou Portugal e apaixonou-se pelo país e pelo seu povo, descrevendo o seu percurso no livro “Uma visita a Portugal 1866”.
O que há de único no livro de Andersen e, sobretudo, nas suas descrições da antiga cidade real de Sintra, hoje Património Mundial da Unesco, é que a vila ainda se parece com o lugar que Andersen visitou e sobre o qual escreveu.
O diário de viagem de Hans Christian Andersen em Sintra ganha agora uma nova vida, num outro formato, ao recontar trechos selecionados no passeio sonoro do compositor dinamarquês Hans Sydow: Jeg kan huske® Sintras dejlighed / Lembro-me® da beleza de Sintra / I remember® Sintra’s beauty.
Com a aplicação LYDLANDKORT, o visitante pode ouvir as histórias associadas ao local por onde passou Hans Christian Andersen. O GPS do telefone deteta onde estamos e reproduz os sons e histórias associadas ao lugar.
A aplicação, disponível em português, inglês e dinamarquês é produzida por RESONANCE.DK em cooperação com a Embaixada da Dinamarca em Portugal e com apoio financeiro da Danish Arts Foundation, Autorkontoen e DJBFA.
A aplicação está disponível para Android e IOS.
Imagem: CMS.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca