Connect with us

Atualidade

António Raminhos fala sobre saúde mental na Universidade do Minho

Publicado

on

O humorista António Raminhos vai, segunda-feira, à Universidade do Minho (UMinho) conversar sobre saúde mental, sensibilizando a academia e os cidadãos para o tema. A iniciativa chama-se “E se?” e tem início pelas 16h00, no anfiteatro natural da Escola de Economia e Gestão (em caso de chuva, nos auditórios B1/B2), no campus de Gualtar, em Braga. A iniciativa é promovida pela Associação de Psicologia (APsi) e pela Associação Académica da Universidade do Minho, no contexto da campanha de prevenção do suicídio “Setembro Amarelo”.

A conversa vai contar, também, com intervenções de Eugénia Ribeiro (coordenadora da Unidade de Intervenção Psicológica da APsi-UMinho e professora da Escola de Psicologia da UMinho); Pedro Morgado (professor da Escola de Medicina da UMinho e coordenador para a saúde mental da ARS-Norte); e Mariana Mangas (psiquiatra e autora do livro “Não há Mal que Sempre Dure”).

António Raminhos nasceu em 1980 e foi jornalista no jornal A Capital e na RTP. Dedica-se ao humor desde 2006. Esteve ligado aos programas televisivos “5 para a meia-noite”, “Dança com as estrelas” e “Banheira das vaidades” ou à rubrica “As Marias” da rádio RFM, que originou um espetáculo ao vivo pelo país e um livro. Assumindo-se como embaixador da saúde mental desde as entrevistas aos podcasts, lançou este ano o espetáculo itinerante “Não sou eu… é a minha cabeça”, onde partilha como é viver com uma perturbação obsessiva compulsiva.

A iniciativa “E se?” – cofinanciada pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu – quer desmistificar a saúde mental e o sofrimento psicológico associado, bem como promover a literacia nesta área entre os universitários. Portugal é o 5º país da União Europeia com maior prevalência de doenças mentais, tendo 50% da população já tido uma doença mental e 20% a sofrer de pelo menos uma doença deste foro (Relatório Health at a Glance da OCDE, 2018). Os estudantes universitários são um grupo de risco para o desenvolvimento de problemas ao nível da saúde mental, sendo as prevalências de sintomas de ansiedade, de depressão e uso de substâncias superiores às da população em geral.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas