Connect with us

Atualidade

Ansião: Valorização dos Ansianenses marcou Feriado Municipal

Publicado

on

O Feriado Municipal de Ansião assinalou-se no dia 26 de maio, Dia da Espiga, com um conjunto de momentos que se pautaram pelo reconhecimento e afirmação da cultura e das tradições e do espírito empreendedor das gentes de Ansião.

O programa teve início com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, interpretado pelo Coro da Associação Artística e Cultural Nascente do Nabão. Seguiu-se a deposição de uma coroa no Monumento de Homenagem aos Ex-Combatentes no Ultramar, na presença do representante em Ansião da Liga dos Combatentes, Antero Costa.

O Centro Cultural acolheu a Sessão Solene, que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, tendo contado com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, José Miguel Medeiros, do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e do Secretário de Estado. O momento alto desta sessão foi a concessão de medalhas honoríficas do Concelho de Ansião a pessoas e instituições que viram reconhecido o seu contributo para a promoção e desenvolvimento do concelho, designadamente: Menção Honrosa do Concelho de Ansião atribuída a Maria de Lurdes Silva Oliveira Simões; Medalha de Mérito do Concelho de Ansião – Grau Prata, à

Associação Empresarial de Ansião e a Casimiro Jorge da Graça Duarte Simões; Medalha de Mérito do Concelho de Ansião – Grau Ouro, a Alfredo Joaquim Mendes Moreira e ao Teatro Olimpo. Foi ainda atribuída Medalha de Serviço e Dedicação aos funcionários da autarquia que completaram 25 anos ao serviço do município: Adalberto de Oliveira Gaspar Alves e Paulo Luís Ferreira da Silva Cardoso.

A cerimónia teve, ainda, momentos musicais apresentados pelos músicos Carla Silva, Mário Medeiros e Pedro Pereira.

A comitiva seguiu para o Parque Empresarial do Camporês, para a inauguração da 6ª fase das obras de ampliação, estruturantes e potenciadoras do desenvolvimento económico do concelho, que representaram um investimento da autarquia no valor de 2,4 milhões de euros, com um apoio do FEDER de cerca de 900 mil euros.

No período da tarde, teve lugar a apresentação de novas viaturas do município e a entrega de viaturas elétricas à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e à Unidade de Cuidados na Comunidade de Ansião, na presença da Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e do Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, Vítor Bernardo, bem como de representantes das unidades de saúde locais. Os referidos veículos permitirão uma melhoria na resposta aos cuidados de saúde primários prestados à comunidade ansianense, sendo, simultaneamente, uma solução mais ecológica e sustentável, promovendo o combate às alterações climáticas.

Pouco depois, a Assembleia Municipal Jovem levou ao Auditório Municipal dezenas de jovens ansianenses, a quem foi possibilitada a oportunidade de exercer o seu direito democrático de participação ativa nas políticas autárquicas. Subordinada à temática “O Impacto das Alterações Climáticas | Presente e Futuro, Como Defender os Valores Democráticos na Atualidade”, esta iniciativa conjunta do município, através do Conselho Municipal de Juventude, do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, deu voz aos jovens deputados, que apresentaram propostas conducentes ao fomento da melhoria da qualidade de vida dos jovens e de toda a população concelhia.

“Praça ConVida” levou à Praça do Município um espetáculo com a cantora Filipa Vieira, com o qual se encerrou a programação das celebrações deste dia tão marcante para o reforço da identidade de Ansião Coração de Sicó.

Foto: CMA.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas