Connect with us

Atualidade

Ansião assinala o Dia Internacional da Mulher com palestra

Publicado

on

O Município de Ansião, através da Equipa para a Igualdade na Vida Local – EIVL, e do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião – CLA, comemorou o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, com uma palestra que teve lugar na Biblioteca Municipal.

Na presença do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e da Vereadora da Igualdade e Cidadania, Cristina Bernardino, o momento contou com a participação de Paulo Jorge Pereira, jornalista e autor do livro Um Murro no Estômago, e de Cristina Pereira Vieira, professora e investigadora na Universidade Aberta, tendo a moderação estado a cargo de Susana Feio, jornalista do jornal “Serras de Ansião”.

“Com esta iniciativa, pretendia-se sensibilizar a comunidade para o facto de, além de um dia de celebração, o Dia Internacional da Mulher dever ser de reflexão relativamente a desigualdades, discriminações e violências a que as mulheres estão sujeitas pelo simples facto de terem nascido do sexo feminino”, refere o município.

A violência doméstica esteve no centro da discussão, pois sendo um assunto pesado, segundo as palavras da Vereadora Cristina Bernardino, em relação a ele não podemos ficar indiferentes, mas, antes, falarmos, estarmos atentos e assumirmos um papel ativo nesta realidade que, afetando maioritariamente as mulheres, deixa marcas em toda a sociedade. 

Cristina Vieira referiu-se a um crime público e à necessidade urgente de mudança de paradigma em relação às mulheres, não apenas a nível de violência doméstica, mas também no que concerne à lei da paridade e à igualdade de género, campos em que já se têm feito alguns avanços, mas ainda um longo caminho há para percorrer, para que se promova o empoderamento das mulheres.

Um Murro no Estômago é um testemunho na primeira pessoa de mulheres vítimas de violência doméstica, que Paulo Pereira recolheu e quis trazer a público para dar maior visibilidade e alertar para a urgência de se acabar com este flagelo social a que muitas mulheres estão sujeitas.

Momento da palestra (Foto: CMA)

Ficou deste encontro, o apelo para que todos, enquanto pessoas, sejamos agentes da mudança desejada, assim como a educação e a comunicação social, que têm um papel preponderante na eliminação de estereótipos e preconceitos enraizados e na construção de uma sociedade mais justa, mais inclusiva e mais afetiva.

Fotos: CMA.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Atualidade

Aveiro: Dois detidos por crime rodoviário durante o fim de semana

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), nos dias 25 e 26 de junho, em Aveiro, procedeu à detenção de 2 cidadãos por crime rodoviário.

Foi detido um homem, de 31 anos, por condução de veículo apreendido, devido à falta de seguro de responsabilidade civil, incorrendo, assim, num crime de desobediência.

De igual modo, foi detido um outro homem, de 28 anos, por condução sob influência de álcool. O condutor acusou uma taxa de alcoolemia de 1,41 g/l.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Homem detido por suspeita de Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), ontem, pelas 00H40, em Espinho, deteve um homem, de 48 anos, residente naquela cidade, por suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes, em cumprimento de um Mandado de Detenção, emanado no âmbito de uma investigação desencadeada pela Esquadra de Investigação Criminal de Espinho.

Assim, no decorrer da referida investigação, a Polícia, sob a coordenação do Ministério Público, efetuou diligências processuais que culminaram, ainda, com a emissão de mandados de busca e apreensão (Domiciliária e Não Domiciliária), cujo cumprimento resultou na apreensão de 23 doses de estupefaciente (cocaína, heroína e haxixe), aproximadamente; 7 cigarros de haxixe (“charros”); cerca de 93 Euros; e 1 isqueiro, com compartimento para acondicionar estupefaciente.

Deste modo, o detido foi presente a interrogatório judicial, ontem, pelas 14h00, no DIAP de Santa Maria da Feira, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Prisão Preventiva, sendo transportado para o Estabelecimento Prisional do Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Escolar de Sintra em concerto na Vila no âmbito do Dia do Município

Publicado

on

A Orquestra Escolar de Sintra encerra as comemorações do Dia do Município, a 29 de junho, com um concerto gratuito no Terreiro do Palácio Nacional da Vila de Sintra, pelas 18h00.

Strauss, Bizet e Verdi são alguns dos nomes que compõem o programa deste concerto que encerra assim as comemorações do Dia do Município que acontecem por todo o concelho.

Foi em 2015 que a Câmara Municipal de Sintra deu os primeiros passos para criar um projeto educativo que promovesse a oferta alargada a todos os agrupamentos de escolas na área do ensino da música. O projeto “Orquestras Escolares de Sintra” arrancou, nesse mesmo ano, com a participação de sete Agrupamentos de Escolas do concelho. Atualmente, o projeto conta com quinze Orquestras Escolares, abrangendo catorze Agrupamentos de Escolas.

O projeto “Orquestras Escolares de Sintra” é totalmente desenvolvido em contexto escolar, integrando a oferta educativa dos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra aderentes.

Foto: CMS.

Continuar a ler

Mais lidas