Connect with us

Atualidade

Anadia: Sessão de esclarecimento da linha de alta velocidade bastante participada

Publicado

on

Com o intuito de esclarecer os impactos que a construção da nova Linha de Alta Velocidade causará no concelho, em termos ambientais, sociais e económicos, o Município de Anadia realizou uma segunda sessão de esclarecimento pública, bastante participada, sobre o Estudo de Impacte Ambiental do troço Soure/Aveiro que contou com a presença do vice-presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes.

Na sua intervenção, o responsável da Infraestruturas de Portugal (IP) deu a conhecer o investimento que está a ser realizado na rede ferroviária nacional, acrescentando que a Linha de Alta Velocidade irá desempenhar um papel importante em todo o sistema ferroviário, explicando também as razões do porquê da opção de construção da linha de Alta Velocidade em bitola ibérica, em detrimento da europeia. A equipa da IP deixou ainda transparecer que o Eixo 4 – Alternativa 1 é a que, de entre todas, deverá ser a opção escolhida pela Agência Portuguesa do Ambiente, dado que apresenta menor impacto na construção do traçado, na afetação de habitações, penalizando, contudo, mais áreas de vinhedos.

À semelhança da primeira sessão, foram várias as preocupações e dúvidas apresentadas pelas pessoas presentes. O impacto nos vinhedos da Bairrada e consequentes paisagens, os valores das compensações e indemnizações em todo o processo inerente às expropriações e o impacto económico na atividade do setor vitivinícola e enoturismo, foram algumas das questões suscitadas.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, encerrou a sessão, reiterando a posição desfavorável do Município em relação aos traçados propostos da Linha de Alta Velocidade, sublinhando os efeitos negativos de tal construção para o concelho. A autarca realçou ainda o parecer emitido pelo executivo municipal, assim como a moção aprovada pela Assembleia Municipal contra a linha.

Recorde-se que se encontra a decorrer até ao próximo dia 31 de julho o período de consulta pública.  Qualquer pessoa, empresa, associação ou entidade pode manifestar a sua opinião sobre o Estudo Prévio da nova Linha de Alta Velocidade, através do Portal participa.pt.

Foto: CMA.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros apresentado em Castro Marim

Publicado

on

O carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros de Castro Marim e Vila Real de Santo António foi apresentado na quarta-feira, dia 15 de janeiro, no Mercado Local, onde está patente a Mostra Filatélica.

Este carimbo foi elaborado pelos CTT e teve como base a revista “Prevenir”, que foi durante alguns anos o órgão oficial da Associação e do Comando de Bombeiros.

Para o Município de Castro Marim, este carimbo e o selo comemorativo dos bombeiros são um marco histórico, honrosamente imortalizado na filatelia, além de assumir como estratégico para o território o aproveitamento de sinergias, a valorização de um projeto conjunto e uma corporação única com um reforço significativo dos apoios públicos.

No mesmo dia funcionou no Mercado Local um Posto de Correio, enquanto no final da tarde decorreu um desfile motorizado com as viaturas utilizadas pelos bombeiros, que atravessou os dois concelhos do sotavento algarvio.

A Mostra Filatélica está patente até ao dia 20 de janeiro e pode ser visitada diariamente durante o horário de funcionamento do Mercado Local, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Esta iniciativa é organizada pela secção de colecionismo da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim, em parceria com o Município de Castro Marim, a Federação Portuguesa de Filatelia e CTT Correios de Portugal.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Homem de 50 anos detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 14 de janeiro, pelas 20h15, na união de freguesias Moscavide e Portela, procedeu à detenção de um homem de 50 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.

Na sequência de um patrulhamento de visibilidade e decorrente da abordagem de um grupo de indivíduos, suspeitos de estarem a consumir estupefacientes, foi detetado na posse do suspeito uma arma branca (faca borboleta), a qual foi apreendida.

O detido, presente a Autoridade Judiciária, ficou com Termo de Identidade e Residência, tendo o processo baixado para inquérito.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Duas detenções por tráfico de droga

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 02 suspeitos de autoria da referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 175 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.

No dia 14 de janeiro, pelas 11h25, no Bairro de Ramalde, elementos da 3ª Esquadra de Investigação Criminal detiveram 01 homem, de 38 anos de idade, empregado fabril e residente no Porto, por tráfico de produto estupefaciente suficiente para 23 doses individuais de Heroína e Cocaína (13 e 10, respetivamente), que lhe foi apreendido, bem como cerca de 25 euros.

O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias

No mesmo dia, mas pelas 13h00, Rua de Camões, Equipas de Intervenção e Fiscalização da 1ª Divisão Policial detiveram 01 homem, de 18 anos de idade, estudante e residente em Valongo, por tráfico de produto estupefaciente denominado Haxixe suficiente para cerca de 152 doses individuais, que lhe foi apreendido [ndr: foto de destaque].

O detido foi presente no mesmo dia perante as Autoridades Judiciárias, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, na Esquadra da área da sua residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas