Connect with us

Atualidade

Anadia palco dos jogos ANDDI 2022

Publicado

on

O Município de Anadia vai acolher os 3º Jogos de Portugal ANDDI 2002, entre os dias 13 e 15 de maio. O evento é organizado pela ANDDI – Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual, com o apoio do Município de Anadia e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Anadia, juntando atletas nacionais portadores de deficiência mental/incapacidade intelectual.  

A organização espera a participação de cerca de 600 participantes, em representação de 60 instituições do Minho ao Algarve e ilhas da Madeira e Açores. A APPACDM de Anadia estará presente com cerca de 30 atletas.

Ao longo de três dias os participantes irão competir em 16 modalidades, nomeadamente, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Judo, Remo Indoor, Ténis de Mesa, Futebol 7, Orientação, ParaHóquei, Aquáticas, Futsal, Boccia Di, Equitação, Polybat e Badminton & Squash. As provas irão decorrer em vários espaços desportivos do concelho, designadamente no Complexo Desportivo de Anadia, Pavilhão da Escola Secundária de Anadia, Picadeiro da APPACDM, Parque Urbano de Anadia, Pavilhão Desportivo de Ancas, Pavilhão de Desportos de Anadia, Piscinas Municipais de Anadia, Pavilhão Desportivo de Sangalhos e Centro de Alto Rendimento de Anadia.

Na sessão de apresentação do evento, que decorreu, na passada quarta-feira, 4 de maio, no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, em Sangalhos, o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, sublinhou o “enorme orgulho” do Município em acolher este evento desportivo nacional.

Considerou, também, que a realização deste evento em Anadia “é um reconhecimento à APPACDM pelo fantástico trabalho que tem vindo a desenvolver, ao longos dos anos, no que respeita ao desporto adaptado, com alguns dos seus atletas, a conquistarem grandes triunfos, de que muito nos orgulhamos”.

Jorge Sampaio realçou, ainda, que o CAR de Anadia tem sido palco de vários estágios de preparação de equipas e seleções aos jogos paralímpicos, bem como da realização de competições oficiais.

O vice-presidente da Câmara Municipal aproveitou o momento para anunciar que com esta iniciativa “queremos iniciar uma nova fase do desporto em Anadia. Queremos um desporto para todos, com igualdade de géneros, de grande oferta desportiva, mas acima de tudo, um desporto educativo, ou seja, um desporto que forme desportistas, mas que também tenha a capacidade de formar treinadores, dirigentes, árbitros e, acima de tudo, um desporto que saiba formar adeptos do desporto”. “Urge formar adeptos do desporto. É importante que as pessoas saibam ver desporto. Saibam ter fair-play. Este será um dos nossos desígnios para este mandato”, afirmou.

O presidente do Comité Organizador da ANDDI-Portugal, José Costa Pereira, referiu que se trata de “um enorme evento multidesportivo”, salientando que “nunca desistimos da sua organização e continuamos a apostar neste grandioso evento que se pretende cada vez mais inclusivo”. Acredita que voltará a ser “um momento muito especial” na história da ANDDI.

Aquele responsável deu, ainda, a conhecer o lema dos Jogos: “Resiliência, Diversidade e Jogos Inclusivos”, explicando que algumas das modalidades, envolverão a população local e a comunidade. Na sua opinião, estão reunidas todas as condições para que os Jogos de Anadia “sejam um êxito”.

A presidente da Direção da APPACDM de Anadia, Madalena Cerveira, destacou “o grande orgulho” da Instituição em participar neste projeto desportivo, dizendo que “os nossos atletas estão ansiosos para participar nas provas”, afirmando mesmo que “andam muitos entusiasmados”.

“Os nossos atletas vivem com grande intensidade estes momentos desportivos. Para nós é muito confortante vermos essa felicidade. O que para nós pode ser pouco, para eles tem um grande significado e relevância” adiantou ainda.

Na sua intervenção, Madalena Cerveira destacou ainda o apoio que o Município de Anadia tem dado à Instituição e aos atletas.

Foto: CMA.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas