Atualidade
Anadia: Município promove ação dirigida ao associativismo desportivo
O Município de Anadia promoveu, no passado dia 1 de julho, no Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos, uma ação dirigida ao associativismo desportivo municipal com o intuito de analisar e refletir a problemática do desporto neste âmbito.
A iniciativa contou com a presença de um conjunto de entidades e parceiros convidados, nomeadamente, representantes de associações desportivas, presidentes de Junta de Freguesia, bem como elementos do executivo.
Na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, explicou que esta ação “tem como intuito capacitar aquilo que é a base do desporto, as associações”, referindo o facto de o Município ter definido para este mandato “um conjunto de objetivos respeitantes ao desporto que têm vindo a ser trabalhados ao longo dos últimos anos, tanto no desporto de alto rendimento como no desporto desenvolvido pelo associativismo desportivo local”.
A ação contou com três painéis. O primeiro abordou a temática do “Associativismo Desportivo – Caminhos a percorrer”, tendo tido como oradores Manuel João Cerdeira, Professor Catedrático, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física; e Luís Simões, Mestre em Ciências do Desporto e Educação Física.
Os palestrantes realçaram a função social que o desporto tem vindo a desempenhar, ao longo dos tempos, ao nível educativo, da integração social e da identidade, sublinhando ainda algumas das preocupações atuais do desporto e alertando para um conjunto de situações. O papel do dirigente associativo, a sua importância, a valorização do mesmo por parte dos responsáveis públicos, foram outros dos assuntos que mereceram a reflexão dos intervenientes. Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de apresentar algumas das suas preocupações, numa interessante troca de impressões que enriqueceu a ação.
No segundo painel foi feita a apresentação da Plataforma de Interação e Gestão Desportiva do concelho que irá agregar toda a informação/documentação relativa aos processos de candidatura a Programas de Apoio Municipal ao Associativismo, designadamente no que respeita à submissão e gestão documental, bem como ao acompanhamento dos contratos-programa resultantes das respetivas candidaturas. Trata-se de uma nova ferramenta que vai entrar em funcionamento na próxima época desportiva e que permitirá agilizar a comunicação entre o Município e as Associações, nomeadamente contribuirá para a desmaterialização de todo o processo de candidaturas e instrução de procedimentos; para a necessária atualização de dados das associações desportivas registadas e uma maior facilidade de acesso a toda a informação processada.
No terceiro painel foi feita a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo (PEDD) de Anadia, dando especial enfoque ao papel que as associações desportivas devem assumir na prossecução das estratégias e dos objetivos definidos por este documento.
O PEDD dá conta da realidade atual do concelho, em termos de clubes, instalações desportivas, assim como traça as orientações relativas, nomeadamente à oferta desportiva e informal que propicie a igualdade de género em termos de oportunidades; à disponibilização de uma oferta desportiva que vá além da oferta tradicional; à efetiva articulação entre o Desporto Escolar e o Associativismo Desportivo Municipal; e para que os clubes se tentem organizar e aumentem a sua massa critica, para que possam obter, designadamente mais fontes de financiamento, para além da quotização dos sócios e dos apoios públicos.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, encerrou a sessão, deixando uma palavra de reconhecimento e agradecimento aos representantes das associações desportivas presentes “pelo papel importantíssimo que têm desempenhado em prol do desporto concelhio ao longo de todos estes anos”.
Maria Teresa Cardoso sublinha que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo “acarreta em si um conjunto de desafios, tanto para o Município, como para as associações” e pretende “ser uma orientação para que possamos promover mais e melhor desporto, nomeadamente ser criativo e fazer a ponte com o desporto escolar, incentivando os jovens para a prática desportiva nas diferentes modalidades”.
Relativamente à nova Plataforma de Interação e Gestão Desportiva, Maria Teresa Cardoso considera que foi dado “um passo importante” no sentido “de melhorarmos e agilizarmos a comunicação com as associações”. “Esta nova ferramenta vai permitir que trabalhem de forma mais expedita, podendo acompanhar, por exemplo, todo o processo de candidatura aos apoios municipais”, adiantou a edil anadiense.
Foto: CMA.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca