Connect with us

Atualidade

Anadia: Centro de Investigação do Espumante com apoio assegurado

Publicado

on

O Centro de Investigação do Espumante, a instalar na Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB), na cidade de Anadia, vai ser apoiado, numa primeira fase, pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente, a aquisição de equipamento que ficará disponível ao serviço do mesmo. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, na sessão de inauguração da Feira da Vinha e do Vinho (FVV) de Anadia, esta quarta-feira, 22 de junho.

O governante realçou que se trata de “um investimento considerável” que vai ser feito na Região da Bairrada. “Pretendemos que seja um centro de excelência e de influência nacional no que respeita aos espumantes, dando assim uma maior visibilidade a toda a região e a Anadia em concreto”, adiantou.

Rui Martinho salientou, ainda, que o apoio ao setor não se fica por aqui, anunciando que estão na forja outras ajudas à produção, Inovação e Desenvolvimento.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou uma palavra de congratulação pelo anúncio do Secretário de Estado da Agricultura sobre o apoio financeiro para o Centro de Investigação do Espumante, recordando, no entanto, que “é necessário refletir sobre o apoio para a requalificação e a preservação do património devoluto que é propriedade do Estado”.

Aproveitando a presença do membro do Governo, a presidente da Câmara Municipal de Anadia voltou a manifestar a sua preocupação e desagrado sobre o projeto do traçado da linha de alta velocidade, dando a conhecer as várias posições que o Município já tomou relativamente a este assunto, nomeadamente a Moção de rejeição aprovada, na última sessão da Assembleia Municipal, e entretanto, enviada aos presidentes da República e da Assembleia da República, Primeiro-Ministro e aos vários grupos parlamentares. A autarca anunciou ainda que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) irá também apresentar, brevemente, esta preocupação ao Governo.

Maria Teresa Cardoso voltou a reiterar o facto de a nova linha, face ao investimento que irá ser realizado, “não traz quaisquer benefícios” para Anadia, em particular, e para a Bairrada, em geral. “O traçado irá sobrepor-se a uma das maiores manchas vitivinícolas do concelho e da região, rasando mesmo projetos enoturísticos existentes”, afirmou, sublinhando que este “corredor ferroviário trará um impacto muito negativo para o setor vitivinícola, mudando radicalmente a paisagem, levando a um atraso económico do concelho”.

Dirigindo-se ao Secretário de Estado, a edil espera que “o grande investimento que tem sido feito no enoturismo, e que tem dado frutos de grande qualidade, não tenha sido feito em vão”.

Quanto a esta preocupação do Município e de todo o setor vitivinícola sobre o futuro traçado da linha de alta velocidade, Rui Martinho deixou a promessa de que irá transmitir a mensagem à respetiva tutela.

A FVV, que decorre até domingo, começou em grande, atraindo mais de oito mil pessoas ao recinto. O certame abriu com a atuação dos Xutos & Pontapés, no palco 1, e a Tuna da Universidade Sénior da Curia, no palco 1. Esta quinta-feira, a animação prossegue com António Zambujo, no palco principal, e a Orquestra Desigual da Bairrada, no palco “Sentir Anadia”. Diogo Piçarra e Tony Carreira, são os senhores que se seguem, na sexta-feira e sábado, respetivamente.

No domingo, último dia da FVV, a tarde é para os mais novos, com os espetáculos de Pocoyo, Os 3 Porquinhos e Super Wings. A noite será animada com as Marchas Populares, designadamente a Marcha da Paróquia de Óis do Bairro, As Adegas de São Lourenço, Marcha de São João de Samel, Marcha Avelãs no Coração e a Marcha convidada: Marcha de Santa Clara (Coimbra). As atuações têm início às 21h30.

O preço do bilhete diário é de 3,00€, com exceção do ultimo dia, em que a entrada é gratuita. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50 por cento.

Foto: CMA.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas