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Anadia: Centro de Investigação do Espumante com apoio assegurado

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O Centro de Investigação do Espumante, a instalar na Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB), na cidade de Anadia, vai ser apoiado, numa primeira fase, pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente, a aquisição de equipamento que ficará disponível ao serviço do mesmo. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, na sessão de inauguração da Feira da Vinha e do Vinho (FVV) de Anadia, esta quarta-feira, 22 de junho.

O governante realçou que se trata de “um investimento considerável” que vai ser feito na Região da Bairrada. “Pretendemos que seja um centro de excelência e de influência nacional no que respeita aos espumantes, dando assim uma maior visibilidade a toda a região e a Anadia em concreto”, adiantou.

Rui Martinho salientou, ainda, que o apoio ao setor não se fica por aqui, anunciando que estão na forja outras ajudas à produção, Inovação e Desenvolvimento.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou uma palavra de congratulação pelo anúncio do Secretário de Estado da Agricultura sobre o apoio financeiro para o Centro de Investigação do Espumante, recordando, no entanto, que “é necessário refletir sobre o apoio para a requalificação e a preservação do património devoluto que é propriedade do Estado”.

Aproveitando a presença do membro do Governo, a presidente da Câmara Municipal de Anadia voltou a manifestar a sua preocupação e desagrado sobre o projeto do traçado da linha de alta velocidade, dando a conhecer as várias posições que o Município já tomou relativamente a este assunto, nomeadamente a Moção de rejeição aprovada, na última sessão da Assembleia Municipal, e entretanto, enviada aos presidentes da República e da Assembleia da República, Primeiro-Ministro e aos vários grupos parlamentares. A autarca anunciou ainda que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) irá também apresentar, brevemente, esta preocupação ao Governo.

Maria Teresa Cardoso voltou a reiterar o facto de a nova linha, face ao investimento que irá ser realizado, “não traz quaisquer benefícios” para Anadia, em particular, e para a Bairrada, em geral. “O traçado irá sobrepor-se a uma das maiores manchas vitivinícolas do concelho e da região, rasando mesmo projetos enoturísticos existentes”, afirmou, sublinhando que este “corredor ferroviário trará um impacto muito negativo para o setor vitivinícola, mudando radicalmente a paisagem, levando a um atraso económico do concelho”.

Dirigindo-se ao Secretário de Estado, a edil espera que “o grande investimento que tem sido feito no enoturismo, e que tem dado frutos de grande qualidade, não tenha sido feito em vão”.

Quanto a esta preocupação do Município e de todo o setor vitivinícola sobre o futuro traçado da linha de alta velocidade, Rui Martinho deixou a promessa de que irá transmitir a mensagem à respetiva tutela.

A FVV, que decorre até domingo, começou em grande, atraindo mais de oito mil pessoas ao recinto. O certame abriu com a atuação dos Xutos & Pontapés, no palco 1, e a Tuna da Universidade Sénior da Curia, no palco 1. Esta quinta-feira, a animação prossegue com António Zambujo, no palco principal, e a Orquestra Desigual da Bairrada, no palco “Sentir Anadia”. Diogo Piçarra e Tony Carreira, são os senhores que se seguem, na sexta-feira e sábado, respetivamente.

No domingo, último dia da FVV, a tarde é para os mais novos, com os espetáculos de Pocoyo, Os 3 Porquinhos e Super Wings. A noite será animada com as Marchas Populares, designadamente a Marcha da Paróquia de Óis do Bairro, As Adegas de São Lourenço, Marcha de São João de Samel, Marcha Avelãs no Coração e a Marcha convidada: Marcha de Santa Clara (Coimbra). As atuações têm início às 21h30.

O preço do bilhete diário é de 3,00€, com exceção do ultimo dia, em que a entrada é gratuita. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50 por cento.

Foto: CMA.

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31ª Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião chega ao fim

Balanço extremamente positivo para o Município

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A festividade por excelência de Santa Marta de Penaguião terminou no dia 2 de agosto, terça-feira, com um balanço extremamente positivo para a organização.

Cinco dias de comemoração que ficaram marcados pelo lançamento da nova marca do Município: Santa Marta de Penaguião – Berço D’Ouro, simbolizado numa Pena.

Segundo o executivo municipal, “todos nós somos Douro e de Ouro somos todos nós”. Como tal, ao longo dos dias da celebração, personalidades D(e)Ouro foram distinguidas. No Miradouro D’Ouro Vivo foi feito o reconhecimento a todos os penaguienses que trabalharam na Casa do Douro.

Para além destes penaguienses, foi igualmente feita uma homenagem aos trabalhadores da vinha, os que trabalharam e trabalham na vinha durante todo o ano, delineando a paisagem do seu Douro que tanto os caracteriza. “Trabalho que não é reconhecido, mas que deve ser considerado como uma honra e orgulho”, sublinha o Município.

“O empenho do executivo municipal penaguiense em defender e promover o Douro, bem como em dignificar o trabalho da vinha” foi reforçado com o desafio lançado a todos os “bons” homens e mulheres do Douro, presidentes de Câmara da CIMDOURO e demais entidades presentes nas comemorações do feriado municipal, para assinarem uma carta de compromisso que será enviada para onde possa provocar reação.

Ainda no âmbito das homenagens e reconhecimentos, a 31ª edição da Semana Cultural fica, também, marcada pela atribuição dos primeiros Prémios Solidarius a 6 alunos do agrupamento de escolas que se destacaram, no presente ano letivo, pelo seu trabalho em prol da entreajuda e solidariedade para com os colegas. O associativismo concelhio também esteve em destaque no último dia, com o reconhecimento feito a penaguienses que marcaram a Cultura de Santa Marta de Penaguião, a agora denominada Cultura D’Ouro.

Para além do lançamento da nova marca, a Semana Cultural contou com o tradicional cortejo etnográfico, o espetáculo piromusical, a noite de cantares e de folclore, o desporto, a gastronomia, a demonstração de artes e ofícios, entre muitos outros momentos dignos de visita.

Uma edição que mereceu os mais alargados elogios de quem por lá mora e/ou passou.

Foto: CMSMP.

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Anadia assinala Dia Internacional da Juventude

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À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Anadia vai celebrar, no próximo dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, oferecendo diversas atividades culturais e desportivas às crianças e aos jovens portadores do Cartão Anadia Jovem.

Neste dia, o Município de Anadia dará a oportunidade às crianças e jovens de usufruírem, sem custos, de serviços disponibilizados em equipamentos de cultura e de desporto da autarquia. A comemoração da efeméride será, também, aproveitada para dar a conhecer o programa da Semana da Juventude que vai decorrer entre 19 e 24 de setembro.

Nas Piscinas Municipais, os portadores do Cartão Anadia Jovem terão entrada gratuita. O Cineteatro Anadia exibirá, pelas 21h00, o filme “Que mal fizemos todos a Deus”, com entrada livre para crianças e jovens até aos 30 anos, residentes no concelho. O Museu do Vinho Bairrada terá também entrada gratuita para jovens até aos 30 anos, residentes no concelho.

O Dia Internacional da Juventude é assinalado a 12 de agosto nos termos da resolução, tomada em 1999, pela Assembleia Geral da ONU, na sequência da recomendação emanada da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Lisboa, entre 8 e 12 de agosto de 1998.

Imagem: CMA.

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Empresa de Felgueiras adota medidas para fazer face à crise energética

“Nós estamos a poupar energia. Você também pode!”, salienta a Login Alpha

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Enquanto cresce o receio de uma crise energética na Europa e o governo português está preparar um plano com medidas para poupança de energia que deverá ser conhecido no final do mês, a Login Alpha, uma pequena empresa de Felgueiras que presta serviços na área da comunicação e marketing digital, decidiu implementar já algumas medidas.

A Login começou por cortar na iluminação e no ar condicionado: metade das luzes do seu escritório estão desligadas e o ar condicionado está, agora, regulado em 27 graus. Os computadores desligam-se na hora de almoço e não se deve deixar equipamentos, como impressoras ou máquina de café, em stand by quando não estão a ser utilizados. O mesmo acontece com os carregadores dos smartphones e tablets, que devem ser removidos das tomadas elétricas quando não estão a carregar os dispositivos. Sempre que possível, as deslocações são evitadas, sendo substituídas por chamadas telefónicas ou videochamadas. “E estamos todos de bom humor!”, diz a empresa.

“São pequenos gestos que é importante todos fazermos no nosso dia a dia, mais agora com a crise energética que se avizinha”, disse Pedro Fonseca, gerente da Login Alpha. “Sempre tivemos uma forte consciência ambiental na empresa, desde a escolha dos estores do nosso escritório, à iluminação ou à impressora energeticamente eficiente. Enquanto aguardamos as diretrizes do Governo para fazer face à crise energética, adotamos já este conjunto de medidas que, até ao momento, não nos têm causado constrangimentos no nosso trabalho do dia a dia”, sublinhou.

“Uma Agência de Marketing Digital que compreende a Indústria da Moda”, é assim que a Login se define. A empresa, que nasceu em 2018, trabalha principalmente com marcas de moda, calçado, têxteis e vestuário, e presta serviços na área do marketing e comunicação: gestão de redes sociais, publicidade digital, webdesign, branding, assessoria de comunicação. A agência foi criada para responder às necessidades das marcas e fabricantes da Indústria da Moda em busca de soluções de valor acrescentado no mundo online.

Foto: LA.

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