Atualidade
Anadia apura alunos para a final do Concurso Intermunicipal de Leitura

Catarina Rosa, do Colégio Nossa Senhora da Assunção (1º CEB), Inês Figueiredo e Teresa Moniz, do Colégio Nossa Senhora da Assunção (2º e 3º CEB, respetivamente) e Anna Schevchenko, da Escola Básica e Secundária de Anadia (Secundário) vão representar o concelho de Anadia na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que terá lugar, no próximo dia 01 de abril, em Ovar. Os finalistas foram apurados na Final da Fase Municipal que decorreu, no passado dia 3 de março, no Cineteatro Anadia, na qual participaram 23 alunos.
De referir que no Centro Qualifica, a vencedora foi Maria Alice Duarte, contudo, de acordo com o regulamento, este nível de ensino não participa na Final Intermunicipal.
A Câmara Municipal de Anadia esteve representada pela vereadora, com o Pelouro da Educação, Jennifer Pereira. Na ocasião, a autarca destacou a importância deste tipo de iniciativas, considerando que “a leitura estimula a imaginação, fomenta e educa a sensibilidade, cultiva a inteligência e proporciona ferramentas que nos acompanham durante toda a vida”.
Jennifer Pereira sublinha, ainda, que “crescer num ambiente com livros promove o bem-estar”, acrescentando que “o prazer de ler estimula o desenvolvimento de competências, o que é especialmente importante nas crianças e jovens durante o seu percurso escolar”.
A vereadora referiu que o Município de Anadia “conta com o valioso auxílio da comunidade educativa do concelho”, considerando que “o apoio de diretores de escola, professores e encarregados de educação é fundamental”. “Em parceria, também é possível promover a leitura, como demonstra este concurso, que tem tido grande adesão e resultados que nos enchem de orgulho e que recompensam o empenho de todos nós”, afirmou ainda.
Jennifer Pereira parabenizou os vencedores dos vários ciclos de ensino, deixando ainda uma palavra de agradecimento público a todos os agentes educativos envolvidos no concurso de leitura.
De referir que os primeiros e os segundos lugares da Fase Municipal, por cada nível de ensino, recebem um prémio pecuniário.
Os participantes na Final Intermunicipal irão prestar provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino, designadamente, “Napoleão Benjam Pirueta”, de Isabel Zambujal (1º CEB); “Palavras de caramelo”, de Gonzalo Moure (2º CEB); “O rapaz ao fundo da sala”, de Onjali Q. Raúf (3º CEB); e “O homem que passeava livros”, de Carsten Henn (Ensino Secundário).
O concurso escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA e tem como propósito principal estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura.
Vencedores:
1º Ciclo
1º lugar – Catarina Rosa (Colégio Nossa Senhora da Assunção)
2º – Carolina Leal (Colégio Nossa Senhora da Assunção)
2º Ciclo
1º Inês Figueiredo (Colégio Nossa Senhora da Assunção)
2º Leonor Redondo (Colégio Nossa Senhora da Assunção)
3º Ciclo
1º Teresa Moniz (Colégio Nossa Senhora da Assunção)
2º Maria João Silva (Colégio Nossa Senhora da Assunção)
Ensino Secundário
1º Anna Schevchenko (Escola Básica e Secundária de Anadia)
2º Mariana Lopes (Escola Básica e Secundária de Anadia)
Centro Qualifica
1º Maria Alice Duarte
2º Mónica Santos
Foto: CMA.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca