Connect with us

Atualidade

Albergaria aposta em ler e escrever para (trans)formar

“Mão Verde II” com Capicua, António Serginho, Francisca Cortesão e Pedro Geraldes encerra o programa educativo

Publicado

on

Até 9 de março, encontram-se abertas as inscrições para o Encontro “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a aprendizagem criativa”, que acontece nos dias 17 e 18 de março no Cineteatro Alba e Biblioteca Municipal, em Albergaria-a-Velha.

“Ler e Escrever para Trans(formar)” é o tema desta 9ª edição, que visa promover a leitura e a escrita, através de estratégias inclusivas, transformadoras que fomentem o prazer de ler e escrever.

No dia 17, sexta-feira, após a sessão de abertura, o primeiro painel, às 15h00, abordará os temas “Semana da Leitura: como a promoção da leitura também é didática”, com Andreia Brites; “Como dar lugar aos dragões nos livros álbum”, com Ana Mourato e “Mediação leitora e inclusão”, com Miguel Horta. A moderação estará a cargo de José Saro.

Às 17h00, iniciam as quatro oficinas práticas, no Cineteatro Alba e na Biblioteca Municipal – “Intencionalidade dos desafios de leitura: como integramos as ações únicas em processos de continuidade”, com Andreia Brites; “Ferramentas para mediação leitora em contextos de exclusão”, com Miguel Horta; “Dinâmicas práticas para abordar, e conter, os dragões da literatura para a infância”, com Ana Mourato; e “Uma mão cheia de palavras”, com Isabel Peixeiro.

A finalizar o primeiro dia do encontro, haverá um jantar convívio, seguindo-se uma tertúlia performativa, às 21h00, no Cineteatro Alba com os contadores de histórias Ana Lage e Rodolfo Castro.

No dia 18, sábado, o painel 2 terá início às 10h00, no Cineteatro Alba, com as intervenções “Parar, Escutar e Olhar”, com Ana Pessoa; “Nós Voz Eles”, com Miguel Gouveia; e “Mão Verde”, com Capicua, e moderação de Isabel Nina.

Às 12h00, será apresentado o livro “À Descoberta de Albergaria-a-Velha”, de Maria João Figueiroa Rego e, às 14h00, os participantes podem descobrir algumas das referências do livro, num percurso entre a Biblioteca Municipal e o Cineteatro Alba.

As oficinas, com início às 15h00, são: “Autoficção: escrever para viver (um pouco mais)”, com Ana Pessoa; “Ferramentas para a mediação leitora em contextos de exclusão”, com Miguel Horta; “Uma mão cheia de palavras”, Isabel Peixeiro; e “Uma história através de imagens: de palavras ao acaso à construção de uma narrativa visual”, com Carlo Giovani.

A encerrar o Encontro “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a aprendizagem criativa”, está o espetáculo “Mão Verde II”, às 18h00, no Cineteatro Alba. Os artistas Capicua, Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho apresentam o novo disco, convidando “verdes e maduros a dançar como se ninguém estivesse a ver, enquanto aprendem mais sobre as ervas, as borboletas, a fruta da época e tudo o que tem a ver com a natureza”.

Pedro Geraldes e Capicua (Foto: DR)

Durante os dois dias, os participantes podem visitar livremente as exposições  “Rimas Salgadas”, de Miguel Horta, e “Forma Volume – a ilustração para além do plano bidimensional”, de Carlo Giovani, patentes na Biblioteca Municipal.

O Encontro “Para Além de Princesas e Dragões” é promovido pelo Município de Albergaria-a-Velha e pela Rede de Bibliotecas do Concelho, com o apoio da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e de Albergaria-a-Velha.

O evento proporciona uma formação acreditada de 15 horas a docentes de todos os níveis de ensino, apresentando um número limitado de vagas.

As inscrições podem ser realizadas no website do Município de Albergaria-a-Velha.

Foto e imagem: DR.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas