Atualidade
Albergaria aposta em ler e escrever para (trans)formar
“Mão Verde II” com Capicua, António Serginho, Francisca Cortesão e Pedro Geraldes encerra o programa educativo

Até 9 de março, encontram-se abertas as inscrições para o Encontro “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a aprendizagem criativa”, que acontece nos dias 17 e 18 de março no Cineteatro Alba e Biblioteca Municipal, em Albergaria-a-Velha.
“Ler e Escrever para Trans(formar)” é o tema desta 9ª edição, que visa promover a leitura e a escrita, através de estratégias inclusivas, transformadoras que fomentem o prazer de ler e escrever.
No dia 17, sexta-feira, após a sessão de abertura, o primeiro painel, às 15h00, abordará os temas “Semana da Leitura: como a promoção da leitura também é didática”, com Andreia Brites; “Como dar lugar aos dragões nos livros álbum”, com Ana Mourato e “Mediação leitora e inclusão”, com Miguel Horta. A moderação estará a cargo de José Saro.
Às 17h00, iniciam as quatro oficinas práticas, no Cineteatro Alba e na Biblioteca Municipal – “Intencionalidade dos desafios de leitura: como integramos as ações únicas em processos de continuidade”, com Andreia Brites; “Ferramentas para mediação leitora em contextos de exclusão”, com Miguel Horta; “Dinâmicas práticas para abordar, e conter, os dragões da literatura para a infância”, com Ana Mourato; e “Uma mão cheia de palavras”, com Isabel Peixeiro.
A finalizar o primeiro dia do encontro, haverá um jantar convívio, seguindo-se uma tertúlia performativa, às 21h00, no Cineteatro Alba com os contadores de histórias Ana Lage e Rodolfo Castro.
No dia 18, sábado, o painel 2 terá início às 10h00, no Cineteatro Alba, com as intervenções “Parar, Escutar e Olhar”, com Ana Pessoa; “Nós Voz Eles”, com Miguel Gouveia; e “Mão Verde”, com Capicua, e moderação de Isabel Nina.
Às 12h00, será apresentado o livro “À Descoberta de Albergaria-a-Velha”, de Maria João Figueiroa Rego e, às 14h00, os participantes podem descobrir algumas das referências do livro, num percurso entre a Biblioteca Municipal e o Cineteatro Alba.
As oficinas, com início às 15h00, são: “Autoficção: escrever para viver (um pouco mais)”, com Ana Pessoa; “Ferramentas para a mediação leitora em contextos de exclusão”, com Miguel Horta; “Uma mão cheia de palavras”, Isabel Peixeiro; e “Uma história através de imagens: de palavras ao acaso à construção de uma narrativa visual”, com Carlo Giovani.
A encerrar o Encontro “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a aprendizagem criativa”, está o espetáculo “Mão Verde II”, às 18h00, no Cineteatro Alba. Os artistas Capicua, Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho apresentam o novo disco, convidando “verdes e maduros a dançar como se ninguém estivesse a ver, enquanto aprendem mais sobre as ervas, as borboletas, a fruta da época e tudo o que tem a ver com a natureza”.

Durante os dois dias, os participantes podem visitar livremente as exposições “Rimas Salgadas”, de Miguel Horta, e “Forma Volume – a ilustração para além do plano bidimensional”, de Carlo Giovani, patentes na Biblioteca Municipal.
O Encontro “Para Além de Princesas e Dragões” é promovido pelo Município de Albergaria-a-Velha e pela Rede de Bibliotecas do Concelho, com o apoio da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e de Albergaria-a-Velha.
O evento proporciona uma formação acreditada de 15 horas a docentes de todos os níveis de ensino, apresentando um número limitado de vagas.
As inscrições podem ser realizadas no website do Município de Albergaria-a-Velha.
Foto e imagem: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca