Connect with us

Atualidade

A relação entre ética e sucesso empresarial em debate na Católica Porto Business School

Para assistir a 23 de novembro, às 18 horas, na Católica Porto Business School

Publicado

on

O livro que mostra o resultado do trabalho de investigação realizado, nos últimos cinco anos, junto de empresas como a Unilever, a Patagonia ou a Tesco, vai ser apresentado na Católica Porto Business School, no próximo dia 23 de novembro, pelas 18 horas. “In good conscience: do the right thing while building a profitable business” é o título da obra redigida por Oriol Iglesias, docente da ESADE, e Nicholas Ind, docente da Kristiania University College (Oslo).

Depois de sessões em cidades como Londres, Madrid e Roterdão, o livro de Nicholas Ind e Oriol Iglesias é agora apresentado na Católica Porto Business School. Durante a sessão de apresentação, os autores vão abordar a relação entre a ética e o sucesso empresarial e procurar responder a questões como “As organizações, as marcas têm consciência?” e “Como podemos montar negócios com novos estilos de liderança que permitem construir um negócio lucrativo sem comprometer as gerações futuras?”, mostrando que é possível construir um negócio lucrativo sem comprometer os valores éticos.

Para Oriol Iglesias, que tem trabalhado, a nível profissional e académico, nas áreas do marketing e da gestão de marcas, “as empresas têm de construir uma consciência organizacional que permita guiar aquelas que são as melhores ações e decisões estratégicas”. Nicholas Ind acrescenta que o trabalho realizado em conjunto com Iglesias permitiu criar “um modelo de gestão orientado para a transformação das empresas, que fomente essa consciência enquanto se desenvolve um negócio que seja rentável”. Autor de 13 livros, em temas como marcas empresarias e negócios conscientes, Ind sublinha que a necessidade de construção de uma consciência organizacional é suportada pela extensa investigação que tem sido realizada acerca do tema. “E as nossas sugestões concretas, ao longo do livro, pretendem dar exemplos a quem o ler, ajudar nessa transição que se pretende sempre que seja o mais natural possível”, explica.

A mudança tem de passar, também, pelos grandes temas da atualidade, como as alterações climáticas ou as desigualdades sociais. Oriol Iglesias lembra que estas são questões que preocupam, por exemplo, consumidores e colaboradores. “A preocupação com estes temas, por parte das empresas, leva a mudanças nas mesmas, à criação de negócios mais éticos e, em consequência, mais rentáveis, ao posicionarem-se de forma positiva perante as pessoas”, sustenta o autor.

A temática do livro e todas as questões inerentes vão também ao encontro do extenso trabalho que tem sido realizado pela Católica Porto Business School, já há vários anos e em várias áreas de atuação, nomeadamente através do seu Fórum de Ética e do INSURE.hub. A sessão de apresentação do livro “In good conscience: do the right thing while building a profitable business”, realiza-se na Católica Porto Business School, no dia 23 de novembro, pelas 18 horas.  A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Foto: UCP.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas