Atualidade
Dantas Rodrigues & Associados abre escritório em Viana do Castelo com Galiza na mira
Sociedade reforça presença a Norte, com ligação direta ao escritório do Porto para cobrir área da Galiza, Minho e Grande Porto

A sociedade de advogados Dantas Rodrigues & Associados está, a partir de agora, presente em Viana do Castelo, com a abertura de um escritório no Edifício Palácio, numa ação que visa o reforço da presença a Norte, com maior aproximação ao mercado da Galiza, onde a equipa já está presente através de parcerias com escritórios locais. “É um passo lógico e natural na estratégia de crescimento que temos delineada”, diz Dantas Rodrigues, sócio-partner da sociedade com sede em Lisboa e escritório no Porto.
“Desde há algum tempo que temos estabelecidas várias parcerias com escritórios de advogados de outros países, Espanha incluída e, em particular, na Galiza”, refere o advogado. Por isso, sustenta, “foi com naturalidade que surgiu o objetivo de abrir um escritório em Viana do Castelo”.
Dantas Rodrigues recorda que “Viana do Castelo é um município muito industrializado, com forte ligação a sectores como o têxtil, a construção naval, a pesca, a mecânica, papel e cartão, energias renováveis”. “Um concelho onde estão presentes as grandes empresas empregadoras que são simultaneamente exportadoras e, também por isso, faz todo o sentido instalar aqui os nossos serviços”, frisa o sócio-partner da Dantas Rodrigues & Associados.
Paralelamente, frisa o advogado, “estamos à porta da Galiza, prontos para oferecer a melhor qualidade de serviços jurídicos integrados às empresas que estão instaladas na Galiza ou que ali querem instalar-se ou manter negócios com parceiros do outro lado da fronteira”.
O escritório de Viana do Castelo, tal como os do Porto ou de Lisboa, terá uma equipa multidisciplinar de profissionais habituados a prestar assessoria em diferentes idiomas e com as mesmas especialidades. Em particular na área do Direito da Família, Direito Imobiliário, Direito Sénior, Direito da Segurança Social e Pensões, Direito Administrativo, Direito Fiscal e Contencioso Tributário, Direito Penal, Direito do Trabalho (Laboral), Direito das Sociedades / Empresa, Direito Internacional e Registos e Notariado.
Recorde-se que, além dos serviços jurídicos, a Dantas Rodrigues & Associados tem vindo a desenvolver um importante trabalho na área da Terceira Idade, tendo criado, em 2020, o Gabinete Sénior, um projeto social de apoio aos cidadãos com 65 ou mais anos, bem como aos seus cuidadores. Reunido em forma de livro, os conselhos e explicações jurídicas procuram ajudar a tomar as decisões mais corretas, sendo um projeto pioneiro à data no mercado da advocacia portuguesa.
Igualmente focado na excelência da formação, o Centro de Estudos Dantas Rodrigues (CEDR) criou uma academia associada ao escritório de advogados, para formação especializada, para o desenvolvimento de competências jurídicas, de gestão e de liderança. Este Centro promove ainda a edição de obras técnico-jurídicas, resultantes do estudo e investigação em áreas como o Direito, a Fiscalidade, a Ciência Política e a Cidadania, mas absolutamente distintas de outras publicações no género pela linguagem acessível utilizada e pela inovação científica que as norteia.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca